15 dicas de ouro para o seu site vender mais

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Se você tem um site e espera ter resultados em vendas com ele, esta lista de dicas pode ajudar muito. 

Eu reuni aqui 15 macetes que expressam a nossa experiência acumulada criando mais de 200 sites para os nossos parceiros.

Se você tem um varejo, presta serviços, dá aulas, é consultor ou profissional da saúde: esse conteúdo aqui serve para o seu site vender mais.

Você vai perceber que boa parte das dicas são focadas na experiência do visitante.

Os sites na internet são como lojas em um shopping movimentado. 

As pessoas passam e algumas entram. Elas olham preços e saem. Elas vão no concorrente. Algumas voltam e compram.

Caso você queira um conteúdo complementar, leia o conteúdo sobre como criar um site de vendas em 10 passos.

Vamos às dicas.

Uma primeira dobra que segura o visitante

Primeira dobra é o nome que se dá ao topo do seu site, sem rolagem de página. 

É na primeira dobra que vencemos o desafio de segurar o visitante por mais de 15 segundos em nosso site.

Um estudo da Chartbeat, analisou o comportamento de 2 bilhões de visitantes em cerca de 2.000 sites. 55% das pessoas ficam menos de 15 segundos nas páginas.

São três coisas que, se bem combinadas, podem ajudar a segurar o seu visitante: 

  1. Velocidade de abertura;
  2. Headline (título que sintetiza a transformação do seu produto ou serviço);
  3. Imagem de qualidade, que transmite segurança e autenticidade.

Experimente também usar um formulário no topo. O visitante pode estar com pressa e preferir deixar um contato, ou se cadastrar em algo para depois ver com calma a sua oferta.

Ilustre, mostre, dê exemplos e conte a sua história

Pense sempre em encantar o seu visitante com demonstrações e histórias que convencem e entregam valor.

As pessoas chegam dispostas a serem convencidas, mas elas não gostam de sites frios e superficiais.

Você precisa dar detalhes sobre o seu serviço ou produto, mostrar para quem ele serve, dar exemplos concretos de uso e demonstrar a transformação dele.

Experimente contar a sua história de uma maneira sucinta. Isso pode ser feito com um vídeo, por exemplo.

Os passo a passos também são ótimas maneiras de mostrar como o seu potencial cliente pode ser levado do ponto A ao ponto B com a sua solução.

Uma clínica de estética, por exemplo, pode mostrar como os procedimentos faciais podem ajudar pessoas a melhorarem a auto estima por meio de um passo a passo simples.

Preocupe-se com a velocidade de abertura do seu site

Seu site precisa abrir rapidamente, principalmente em dispositivos móveis. 

Por exemplo, se você só tem 15 segundos para conquistar a atenção do seu visitante, e perde 10 segundos com a abertura do seu site, não sobra quase tempo nenhum para cumprir o desafio.

Use imagens leves e otimizadas. Eu gosto de usar imagens com o máximo de 200kb de tamanho – com raras exceções coloco imagens maiores que isso.

Use menos scripts e plugins. Essa é uma grande cilada que todo usuário de WordPress pode cair. Uma quantidade excessiva de scripts que acabam atrasando muito o carregamento dos sites.

Teste o seu site no PageSpeed Insights. É uma ferramenta bastante exigente: https://developers.google.com/speed/pagespeed/insights/

Coloque provas sociais, de preferência em vídeo

A razão é fácil de entender: melhor do que você falando de você, são pessoas satisfeitas falando de você.

A prova social é um dos gatilhos mentais mais fortes e se você fizer isso bem, consegue suprir muitas outras limitações do seu site.

Colete vídeo depoimentos junto a clientes satisfeitos. E se você achar que isso é chato ou complicado, ofereça bônus, brindes ou cortesias em troca dos depoimentos.

Mas não falsifique relatos. Os depoimentos precisam sempre ser legítimos.

Ofereça conteúdo para quem ainda não está pronto para comprar de você

Verdade seja dita: a grande maioria dos visitantes não está pronta para comprar de você. Eles chegam no seu site com um olhar investigativo. Querem ver e assimilar a sua oferta. Eles fazem isso antes de decidirem de fato comprar de você.

Tente diversificar as ofertas do seu site e contemplar todos os níveis de interesse que seus visitantes podem ter. Experimente ter:

    1. conteúdo de blog;
    2. inscrição em newsletters;
    3. eBooks e materiais para downloads (ótimo para gerar leads).

Pense sempre em uma jornada de experiências e evite pensar com a ideia de que a pessoa vai comprar de imediato de você.

Use formulários de contato ativo, como “Receba um contato nosso” ou “Ligamos pra você”

A gente coloca isso em praticamente todos os sites que criamos e funciona muito bem! Essa é uma ótima maneira de pegar leads com número de telefone sem precisar oferecer quase nada em troca.

O interessante dessa estratégia simples é que você vai pegar contatos de pessoas que querem mesmo conversar com você e entender a sua oferta.

Coloque botões de WhatsApp

Não preciso nem explicar tanto, não é? Todo mundo usa o WhatsApp e vale muito a pena ter um botão de contato fácil.

Aqui na agência a gente recebe muita gente que quer conversar sobre nossos planos de anúncios, diretamente pelo WhatsApp.

O legal é que quando a pessoa procura a sua empresa pelo WhatsApp, já existe um nível de interesse mais avançado.

Adote layouts que priorizam a experiência em dispositivos móveis

É muito provável que a grande maioria dos seus visitantes seja de smartphones. Pode ser até que você está lendo esse conteúdo aqui pelo seu smartphone nesse momento.

Ao criar o seu site, pense primeiro na experiência e no layout em dispositivos móveis, e depois no computador.

As pessoas acabam fazendo o contrário, porque é mais normal que os sites sejam criados via computador. Você pode estar rodando com um site adaptado pela metade, com experiências confusas e imagens e fundos mal posicionados.

Tenha uma redação perfeita (zero erros de português)

Isso é delicadíssimo e acontece sempre. Eu não sou o guardião do português para falar desse assunto, mas tento sempre manter uma alta qualidade de redação, minimizando ao máximo os erros de redação.

Os sites estão sob constante observação dos visitantes. 

Erros de português demonstram falta de cuidado, descaso e despreparo. E por mais que você tenha uma boa oferta, um site veloz e um layout matador, se tiver deslizes no uso da língua, você pode perder vendas por isso.

E se você tem dificuldades com redação (o que é muito comum), experimente contratar uma revisão.

Destaque a transformação do seu produto ou serviço

O que você vende transforma a realidade de pessoas e empresas. Tente focar nessa transformação. É muito comum as pessoas que te procuram estarem mais focadas na transformação do que você mesmo.

Isso acontece porque é a transformação que move as decisões e não os trajetos.

Ninguém quer ficar mais de 10 horas em um avião, mas todo mundo quer passar um fim de semana em Ibiza.

Ninguém gosta de ficar meia hora – ou mais – sentado em um salão de beleza, mas todo mundo quer ter uma boa aparência, com cabelos, unhas e peles bem cuidados.

Cuidado na hora de usar pop-ups, principalmente em dispositivos móveis

Essa dica é batida. Mas os pop-ups, em pleno 2020 pós-pandemia, ainda atrapalham a experiência dos usuários.

Os pop-ups não são totalmente negativos, mas eles não são compatíveis com todos os momentos que as pessoas visitam o seu site.

Tenha cuidado na hora de ativá-los e tente ser o máximo estratégico possível. Defina com clareza em quais páginas ele vai aparecer, diante de qual experiência, e em quais dispositivos.

Eu, por exemplo, gosto de pop-ups em páginas de preços, que são exibidos quando a pessoa parece que vai sair da página, em desktops.

Não gosto e não uso pop-ups em smartphones. Mas existem soluções similares, como banners que surgem no topo, ou no rodapé, que oferecem uma boa experiência.

Primeiro o tráfego, depois as páginas

Saber de onde as pessoas estão vindo é um ótimo atalho para definir o que colocar no seu site, e isso tem tudo a ver com a experiência de usuário.

Se, por exemplo, você tem anúncios no Google com oferta de cursos de inglês, espanhol e francês, é fundamental que cada grupo de anúncios, de cada idioma, leve os visitantes para as página específica. Quem busca por “curso de francês” e vê seu anúncio de curso de francês, precisa ser levado à uma página desse curso em específico.

Se você tem uma fonte clara de tráfego de visitantes, deve também propor um destino claro a eles, compatível com suas expectativas.

Pergunte-se sempre o que motivou os seus visitantes a chegarem até o seu site? Eles estão buscando por algo? 

Não decepcione a expectativa dos seus visitantes com páginas distantes do que você oferece em anúncios e outras fontes de tráfego.

Mais imagens reais, menos imagens de banco

A internet está cheia de fotos falsas e frias, e as pessoas percebem isso. Tente colocar os rostos reais do seu negócio no seu site. Isso humaniza a comunicação e transmite muito mais confiança aos visitantes.

As fotos de banco de imagens são úteis e muito práticas, mas muitas vezes elas podem parecer artificiais demais. As pessoas percebem isso, mesmo que subjetivamente.

Não podemos deixar de mostrar os nossos próprios rostos e isso faz toda a diferença.

Utilize certificado SSL

Praticamente todos os navegadores estão exigindo certificados. Se você não tiver, podem estar aparecendo alertas de site inseguro e vulnerável.

Os certificados são autenticações que garantem que o site é registrado e tem uma fonte segura de conteúdo.

O Google melhora bastante a sua reputação no posicionamento orgânico, caso você tenha o SSL.

Boa parte das hospedagens e ferramentas de criação de páginas já oferecem isso integrado. Não é nada trabalhoso configurar o seu SSL se você tiver uma hospedagem no mínimo razoável.

Respeite as regras mínimas de SEO

Para aparecer no resultado orgânico do Google, você precisa seguir algumas práticas recomendadas.

SEO (sigla para Search Engine Optimization) é o nome que se dá para as técnicas que facilitam a exibição do seu site, organicamente, nas ferramentas de busca.

Se você tiver um blog, é ainda melhor. Mas mesmo nas suas páginas, ou até mesmo com um site de página única, você pode fazer ajustes simples que ajudam no posicionamento orgânico.

Sugiro uma pesquisa específica sobre isso. O uso correto das tags de títulos e parágrafos e também a inserção de texto “alt” nas imagens, ajudam bastante.

 

 

 

 

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