O que é SEO e como ele pode ajudar sua empresa a aparecer no Google

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Embora esta seja uma época de efusão da gestão de redes sociais e dos sites de relacionamento, isso não significa que você não deva saber o que é SEO e para que ele serve. Afinal, é difícil imaginar alguma empresa hoje em dia que não se beneficie de aparecer na primeira página do Google.

Para que isso aconteça, no entanto, há informações (algumas delas bem técnicas) que você deve dominar. Este artigo faz parte de uma série sobre a importância da redação no marketing digital, e o SEO tem muito a ver com redação.

Agora, vamos abordar os aspectos básicos dessa técnica de otimização. O que é, para que serve e quais são as boas práticas empregadas para se criar uma estratégia de marketing baseada em SEO. No próximo artigo, vamos dar dicas práticas para você melhorar o ranqueamento do seu site.

Então, prepare-se para entrar no fantástico (e complexo) mundo da disputa por melhores colocações nas primeiras páginas dos buscadores da internet. Continue a leitura!

Afinal o que é SEO?

SEO é a sigla de Search Engine Optimization, expressão em inglês que significa Otimização Para Motores de Busca. “Motor de busca” é o termo técnico para sites que têm como função ajudar as pessoas a encontrar outros sites ou conteúdo externo. São exemplos de buscadores:

  • Google;
  • Bing;
  • Yahoo;
  • YouTube etc.

É curioso notar que, nessa lista, embora o YouTube pertença a uma categoria à parte — sua busca não redireciona usuários para sites externos, mas para os próprios vídeos que hospeda — ele movimenta muito mais tráfego que Bing e Yahoo juntos.

Otimizar seu site para que ele apareça nos buscadores tem a ver exatamente com isso: tráfego. E a melhor parte é que estamos falando de tráfego orgânico, ou seja, visitantes no seu site sem que você tenha que pagar por isso.

Por que ele é importante para a sua empresa

O Google certamente não é uma plataforma de marketing. Ao contrário do que acontece com as redes sociais, ele também não é focado em relacionamento.

Basicamente, ele direciona as pessoas àquilo que elas procuram. Mas o buscador precisa estabelecer alguns critérios para entender que uma página é a melhor resposta para uma busca, e é aí que entra o SEO.

Veja como você pode se beneficiar desse redirecionamento.

Para aparecer na primeira página do Google

Então, a conta fica simples de entender: quanto mais tráfego você consegue, maior o número de clientes. Bom, na prática, essas vendas no seu site dependem de outras coisas também, mas ter muitas pessoas chegando já é um grande começo.

Quanto mais bem colocado no Google, mais visível você está para quem faz buscas todos os dias. Então, esse é o primeiro motivo de estar lá, e também aquele que é a porta de entrada para todos os outros.

Para ter reconhecimento de marca

As pessoas fazem milhões de buscas no Google todos os dias. Alguns dos termos dessas buscas são exatamente sobre produtos ou serviços que você vende, ou mesmo conteúdos nos quais você é uma grande autoridade.

Se puder escrever sobre esses temas, você vai estar pronto para gerar o que chamamos de reconhecimento de marca. Isso significa que as pessoas vão atribuir valor ao seu conhecimento, o que aumenta as chances de elas comprarem de você no futuro.

Para conseguir novos clientes

O próximo e mais natural passo é que uma parte dessa audiência se torne uma clientela das mais fiéis. De fato, ter nutrido essas pessoas com informações do interesse delas desde o início costuma solidificar esse laço entre consumidor e marca que se inicia.

Quais são as modalidades de SEO?

O universo do SEO vai desde aperfeiçoamentos muito simples até complicados ajustes que apenas especialistas conseguem fazer. Ele também pode ser compreendido conforme a maneira como lida com aspectos internos ou externos ao seu site.

Abaixo, listamos as modalidades mais comuns de SEO. Compreendê-las deve dar a você a dimensão de como melhorar o suas próprias páginas para os motores de busca, com as dicas práticas que daremos no próximo artigo.

SEO on page

Em inglês, essa expressão significa “SEO na página”. Ou seja, entram nessa categoria todas as modificações que você pode fazer no próprio site para conseguir melhores resultados.

São muitos fatores, mas eles são também os mais simples de resolver. Abaixo, relacionamos os principais:

  • uso das palavras-chave na página;
  • uso de subtítulos (ou, como os programadores gostam de chamar, as tags H1, H2 e H3, que hierarquizam e organizam o conteúdo para que o Google o entenda);
  • tamanho do conteúdo;
  • otimização do artigo a partir da intenção de busca do usuário;
  • frequência de postagens (quantas vezes por mês você posta);
  • título da página no Google e a meta descrição (descrição do conteúdo que aparece no buscador).

SEO off page

Quando falamos de SEO fora da sua página, ele tem a ver principalmente com os links que saem dela. O Google precisa saber que você tem boas referências bibliográficas para falar sobre os assuntos que aborda, e é com os links que você demonstra isso a ele.

Então, os artigos devem ter bons links externos (para outros sites especializados no assunto de que você trata) e internos (apontando para o seu próprio site). Conseguir um link que vem de outra página influente, no meio do SEO, é uma conquista e tanto!

SEO local

Já fez alguma pesquisa no Google e recebeu uma resposta baseada na sua localização? Pois é, isso é o SEO local. Diversos estabelecimentos como restaurantes, academias e casas de shows dependem dessa técnica para sobreviver.

Não é porque algo está na internet que ele opera sem local físico, e o Google sabe disso. Então, se você depende de público da região onde opera para ganhar dinheiro, já sabe por onde começar.

Pronto, agora você já sabe o que é SEO e para que ele serve. No próximo artigo desta série, vamos mostrar esses conceitos em uma aplicação prática, de modo que você consiga começar a fazer suas próprias otimizações. Até lá!

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