9 valores para criar e transmitir à sua equipe de sucesso

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Qual empresa não quer uma equipe de sucesso?

Que gestor não quer olhar para o seu setor de marketing e enxergar uma liga de super-heróis do marketing digital? Gente que sai voando por aí, examina leads com visão de raio x e explode tudo, impressionando os clientes?

Pena que a realidade da produção diária de um time de marketing é bem mais humana.

Ao contrário dos Vingadores, somos desafiados por questões muito menores, mais presentes e insistentes.

Em outras palavras, para o dia a dia do marketing digital, o desastrado Clark Kent é muito mais importante que o imbatível Super Homem.

Por isso, fiz uma lista com as 9 características (bem) humanas que uma equipe de sucesso composta por meros mortais deve ter:

equipe de sucesso

#1 Valores humanos

Eu, que de Super Paulo não tenho nada, lidero uma equipe de cinco profissionais. Estou certo de que vamos crescer, porque isso depende quase que exclusivamente de nós mesmos.

Entendo que o meu papel é estimular emocional e intelectualmente a minha equipe: formar espírito de liderança e capacidade de solução dos próprios conflitos.

Recentemente, participamos de alguns eventos de marketing digital e nos deparamos com um paradoxo de difícil solução.

Ficamos maravilhados com avançadíssimas técnicas e ferramentas de super-heróis disponíveis. Sabe aquelas landing pages mágicas que geram 100 vezes mais leads que a que você usa atualmente? Pois é.

Enquanto isso, no planeta Terra, a solução dos problemas da Whitecom era mais modesto: formar uma singela e humana equipe de sucesso.

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#2 Empatia

Saber se colocar no lugar dos outros é um exercício e tanto.

Veja bem, isso não quer dizer que você precisa criar um time de melhores amigos. Trata-se muito mais de uma rede de apoio e colaboração humana e não apenas produtiva. Olhar para o lado e ver uma pessoa, não apenas o resultado do que ela produz.

A empatia que é construída entre o time precisa se estender aos parceiros.

Fortalecer os laços humanos entre o time é o caminho para criar valor para os nossos atuais clientes e clientes em potencial. Essa é, aliás, a maior razão de este blog aqui existir, por exemplo.

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#3 Medição de resultados

Uma equipe de sucesso tem que saber quantificar avanços. Não falo de registrar todo e qualquer número, mas sim identificar os dados que importam para a evolução do time.

Eu gostaria de poder te dizer quais são eles, mas isso não é uma receita de bolo.

Há sim alguns que são básicos: deadlines de tarefas e metas de atendimento estipuladas entre a agência e nossos parceiros são bons exemplos.

Claro, tudo isso só funciona com a boa e velha reunião semanal para examinar e comparar números.

#4 “Espírito de dono”

Uma equipe que consegue dirigir o seu próprio trabalho, essa é a Whitecom que eu vislumbro.

Nossos processos não podem ser burocráticos e deve haver autonomia por todos os lados. Nenhum super herói virá nos socorrer. Se não assumirmos o controle do nosso próprio sucesso, estaremos sozinhos.

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#5 Uma ferramenta de gestão

A melhor ferramenta é a que você usa melhor.

Aqui na Whitecom utilizamos o ActiveCollab, mas conheço equipes que usam o Trello, Asana ou mesmo fazem todo o controle da produção numa planilha do Google Drive.

A eficiência da equipe está muito mais relacionada à unidade em torno de um software como esse do que a quais funcionalidades ele apresenta.

Opte por um sistema onde toda tarefa tenha um prazo e um responsável. O essencial é ver como elas se desdobram, por quais mãos passam e como terminam. Todas as outras funcionalidades não passam de um bônus.

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#6 Uma equipe enxuta

Uma equipe de marketing precisa manter uma linha de comunicação objetiva. Logo, as dificuldades necessariamente aumentam à medida que o time cresce.

Administrar freelancers, manter um bate-bola eficiente entre os departamentos de redação e design é fundamental. Se a comunicação funciona, a produtividade aumenta.

À medida em que a Whitecom cresce, a minha intenção é apostar em um modelo de núcleos produtivos, reproduzindo em várias células o que fazemos hoje, com um time de 5 pessoas.

#7 Um olho no dever…

Vivemos um mundo de interrupções. Parte do nosso esforço diário passa por não sermos muito vulneráveis a elas.

O telefone, as redes sociais, os vídeos engraçados… são inúmeras as situações em que perdemos tempo.

Na Whitecom, somos 5 pessoas na mesma estação de trabalho. Logo, temos que ter alguns truques para evitar dispersões:

  • Enviamos mensagens no Slack, em vez de comunicarmos demandas verbalmente. Só algo de extrema urgência compensa tirar o foco do colega para uma conversa.
  • Temos calendários individuais semanais de distribuição do trabalho.
  • Reservamos os horários de almoço e de fim do expediente para bate-papos descontraídos.

Vá lá, isso não funciona 100%. Por isso, nas nossas reuniões quinzenais,  foco e concentração são assuntos obrigatórios.

#8 E o outro no infinito

Um time de marketing tem que ter os olhos lá na frente. Não precisa ser todo mundo, mas ao menos um membro de cada uma dessas células deve exercitar a “visão além do alcance”, tirando a cabeça da produção diária em alguns momentos.

O que eu quero dizer é que uma equipe de sucesso deve ter o futuro nas mãos. E é o líder dessa equipe quem vislumbra o horizonte menos óbvio, quando todos os olhos estão imersos nas tarefas diárias.

Só quando vemos que é possível ser mais é que atribuímos um sentido para as tarefas diárias.

Daí pra frente, é para o alto e avante.

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#9 Aprender algo novo sempre

Cada um de nós tem, por natureza, habilidades e conhecimentos em determinadas áreas. Somos um time por isso. Mas buscamos sempre colocar em prática uma relação colaborativa de ensino e aprendizagem, em que todos saibam um pouco de tudo.

Por exemplo, imagine que o setor comercial precisa de uma arte para enriquecer uma de suas propostas. Então, ele aciona o time de design, que está muito ocupado no momento. Nasce daí a necessidade de o time comercial saber um pouquinho de Photoshop.

A equipe de redação produz artigos para blog. Logo, também é tarefa dela subir esses artigos para o WordPress, ajustar textos, títulos, URLs e imagens utilizando técnicas de SEO e otimizar URLs.

Eles não são especialistas nisso, mas acabam absorvendo o necessário para fazer um blog post com início, meio e fim.

Uma equipe de sucesso não é aquela formada por super-heróis, e sim por meros mortais capazes de suprir as debilidades uns dos outros. E o melhor é que esse é um sistema que evolui à medida que nos conhecemos melhor e estreitamos nossas conexões.

Saber onde cada um está, sem mesmo precisar repassar processos. Entender a dificuldade do colega sem que ele tenha falado nada. Nossas agonias e felicidades, disseminadas por toda a equipe, nos tornam mais fortes e decididos.

Não somos um time de Vingadores que vai se cindir e gerar uma guerra civil. Somos humanos, unidos e, juntos, vamos provar que nem todo herói é super!

E como nem tudo é perfeito, que tal fazer a nossa simulação de anúncios para entender como a sua empresa pode aumentar seus resultados por meio dos anúncios digitais? Podemos te ajudar a melhorar algumas coisas!

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