Manual prático do Remarketing no Facebook Ads: 6 passos para impulsionar suas vendas

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O remarketing é um caminho prático que permite mirar seus anúncios em pessoas que têm mais chances de tomarem a decisão de comprar de você. Um público que já reagiu positivamente a algum anúncio seu e que, por isso, provavelmente vai fazer isso de novo.

Toda estratégia de anúncios que tem como público as pessoas que já foram expostas anteriormente a outra ação de marketing de um anunciante, pode ser interpretada como remarketing. O prefixo “re” explica isso.

O remarketing no Facebook Ads é uma das estratégias mais eficientes de anúncios no universo do marketing digital.

Com ele você pode (re)exibir anúncios para pessoas que já passaram pelo seu site ou seu aplicativo. Podendo, inclusive, filtrar por interação: anúncios específicos para páginas específicas.

Neste manual prático, pretendo trazer o essencial para que você entenda e saiba fazer os seus próprios anúncios de remarketing no Facebook Ads e alcançar públicos no Instagram, Facebook, Messenger e outros locais que compõem a rede de posicionamentos do Facebook Ads.

São 6 passos bastante objetivos. Leia até o final e aprenda a dominar a sua própria estratégia de remarketing. Se preferir absorver o conteúdo de outra forma, também gravei esse vídeo:

1. Configurações iniciais da sua conta de anúncios

Se você nunca anunciou, você precisará usar o Gerenciador de Anúncios do Facebook Ads para aplicar estes passos. Se você já usa o gerenciador e está habituado(a) a ele, pode saltar para o 2º passo. 

E olha, eu não estou falando daqueles anúncios feitos via botão “impulsionar”, ou “promover”. Estou falando aqui do painel completo de gestão de anúncios, o Gerenciador de Anúncios do Facebook Ads. Este oferece total controle sobre os tipos e formatos de anúncios que você cria, e os públicos que eles alcançam. É uma ferramenta que permite configurações mais granulares de programação e orçamento.

Todos que têm uma conta no Facebook e uma página comercial criada, já tem um gerenciador de anúncios criado também, automaticamente. Experimente acessando este link por um computador, enquanto estiver logado no seu Facebook.

Ao acessar pela primeira vez, você vai encontrar uma tela semelhante a esta:

Configurando pagamentos e outros detalhes

No seu primeiro acesso, você vai precisar ir em configurações (engrenagem no canto superior direito) e ajustar detalhes como fuso horário, moeda e forma de pagatmento. É provável que o gerenciador vai automaticamente te pedir esses dados no primeiro acesso.

Você precisa também colocar detalhes sobre a sua empresa, como endereço, CNPJ ou CPF e a finalidade de publicidade dos seus anúncios.

Por fim, você terá que conectar sua(s) página(s) do Facebook e perfil do Instagram. Se estiver acessando o gerenciador criado automaticamente, sua página do Facebook já estará conectada. Mas é preciso conectar também o perfil do Instagram. Siga o caminho: Configurações do Negócio > Contas > Páginas, e também Contas do Instagram, clique em “Adicionar” e veja as instruções para conectar seu perfil.

2. Definindo os objetivos de uma campanha 

Com as configurações básicas da conta definidas, é preciso agora pensar estrategicamente nos objetivos que você quer alcançar com o remarketing no Facebook Ads. Existem atualmente 11 objetivos ao configurar uma campanha, mas vamos focar em três que funcionam bem com o remarketing: tráfego, cadastros e conversões.

Entendendo que quem será impactado pelos seus anúncios já interagiu com você anteriormente, os anúncios de remarketing são feitos da etapa de consideração para frente.

Se você quer aumentar as visitas em seu site, e consequentemente o desempenho das suas metas de vendas, foque em tráfego. O Facebook vai otimizar a promoção dos anúncios a pessoas suscetíveis a clicar em um link.

Se sua proposta é geração de leads, escolha a opção geração de cadastros. A ferramenta oferece a criação de anúncios que simplificam o processo de inscrições em formulários. Com um clique, seu anúncio exibe uma experiência instantânea, e dependendo dos campos, o formulário é preenchido automaticamente, facilitando a conversão. 

Ou ainda se você deseja aumentar as vendas, se aproveitando de compras que não se concretizaram, selecione conversões. Com base em eventos no seu site – de preferência um e-commerce –, essa estratégia favorece a divulgação de anúncios para quem tem maiores chances de converter, ou seja, comprar de você. 

3. Definindo os públicos personalizados de remarketing

O grande “pulo do gato” dos seus anúncios de remarketing está na configuração do pixel de conversão. O pixel é um código inserido no seu site, ou aplicativo, de modo que o Facebook Ads consiga ler e identificar as pessoas que o acessam. É no pixel que residem os preciosos dados dos visitantes do seu site.

Configurando o pixel de conversão

Para configurar o seu pixel, abra o grande menu de configuração de negócios e, na coluna de ‘Mensurar e Relatar’, clique em ‘Pixels’. Veja na imagem:

Em seguida você vai em adicionar nova fonte de dados e seleciona ‘Pixel do Facebook’. Vai surgir um passo-a-passo para a configuração do seu pixel. Se você tem um site em WordPress ou em algum outro CMS mais popular, o Facebook Ads já tem plugins que facilitam nessa configuração.

Se foi você quem criou o seu site, você vai saber instalar com tranquilidade o seu pixel. Se não, eu recomendo que você gere os códigos do pixel e passe para o responsável pelo seu site fazer a configuração.

Escolhendo as páginas para o remarketing

Voltando à criação do seu anúncio, considerando que você já tem o seu objetivo definido, a nível de Campanha, você vai precisar definir o público de remarketing, já no nível de Conjunto de Anúncios.

Na opção ‘Públicos’, clique em ‘Criar Novo’ e em seguida em ‘Público Personalizado’. Como na imagem abaixo:


Você seleciona a opção ‘Site’ e, na próxima tela, você terá a opção de selecionar o seu Pixel, que já deve estar devidamente configurado.

Definir páginas específicas visitadas no seu site, e não o site todo, é um detalhe importantíssimo, que deixará o seu remarketing ainda mais assertivo, com anúncios bem direcionados. Com essa opção você consegue personalizar ainda mais seus anúncios para comportamentos específicos dos visitantes do seu site.

Por exemplo, se existe uma página de vendas no seu site, com preços e detalhes, ou no caso de um e-commerce, uma página de check-out de pagamentos, você pode criar anúncios específicos só para as pessoas que chegaram a estas páginas. É importante também você criar outros anúncios para aqueles que não aprofundaram tanto e só passaram pela sua página inicial. Veja só como selecionar páginas específicas, no ato de seleção do seu Pixel, durante configuração de Público do seu anúncio:

Uma vez que você selecionou o seu site ou páginas específicas dele, pronto, o público do remarketing está devidamente configurado.

Outro detalhe importante é o histórico de dados do seu pixel. Se você acabou de configurar, seu pixel terá pouco, ou nenhum, histórico de usuários armazenado. Dessa forma, se você configurar o pixel e já ligar os anúncios tudo de uma vez, vai ser natural que no começo os anúncios não tenham boa performance. Mas com uma boa dose de paciência você verá o seu remarketing em ação.

Vale lembrar que todos esses detalhes de configuração do seu público personalizado com base em visitantes do seu site também servem para quem tem um aplicativo. A lógica é praticamente a mesma.

4. Definindo os tipos de criativos

Assim como a escolha do público, a definição do tipo de criativo e seus posicionamentos é de extrema importância para a adequação do anúncio e a transmissão de uma mensagem eficiente. Você pode variar entre imagens, textos e vídeos, e encontrar a melhor exibição de acordo com sua oferta ou intenção.

Existem três tipos de anúncios: o carrossel, o anúncio único de imagem ou vídeo, e a coleção. Já o posicionamento, é a escolha do local onde os anúncios serão exibidos (feed, stories, pesquisa dos apps, audience network, feed de vídeos, etc.). Vamos explicar a função e a melhor estratégia para cada um. 

Imagem ou vídeo único

Preferidos da maior parte dos anunciantes no Facebook, os anúncios de imagem ou vídeo único te permitem importar uma imagem ou vídeo já prontos, ou criar um anúncio do zero com base nos modelos oferecidos pela ferramenta. 

Eles são adequados para posicionamento, principalmente, nos feeds e stories do Facebook e Instagram. 

Com o remarketing, você pode explorar anúncios personalizados de acordo com o público, aumentando o engajamento e a conversão. Por exemplo, promover um vídeo de um novo infoproduto para quem fez o download de um guia anteriormente. Ou oferecer um desconto de seu produto/serviço para quem já comprou um curso de você. 

Carrossel

Utilizado principalmente por e-commerces ou por anunciantes que querem exibir mais de um produto/serviço, com o carrossel você pode selecionar até 10 imagens com links independentes e diferentes, que podem levar a diferentes seções de seu site. Você pode anunciar produtos relacionados à página que o seu visitante acessou, materiais complementares a um ebook baixado, ou até mesmo ofertas de variados imóveis dentro de uma região específica, por exemplo. 

O carrossel também é exibido principalmente nos feeds, além do Marketplace e nas pesquisas do Facebook e Instagram.

Coleção

Um formato que está disponível nos objetivos tráfego e conversão, os anúncios de coleção exibem uma série de produtos em uma experiência otimizada para dispositivos móveis, com navegação e compra facilitada. 
Utilizando a coleção, você pode oferecer um catálogo de produtos para quem já é seu cliente ou ainda não comprou, sem a necessidade dele navegar pelo site, facilitando a experiência no carregamento.

5. O criativo certo

Como em quase tudo no marketing digital, testar é o caminho para alcançar respostas do que é certo ou errado a ser feito. Essa regra fica ainda mais forte no ato de criar seu anúncio.

O Gerenciador de Anúncios do Facebook Ads foi projetado para que você consiga experimentar modelos distintos de anúncios (criativos) e comparar suas performances.

Um Conjunto de Anúncios com mais de um criativo permite ao algoritmo do Facebook testar e escolher qual deles estão com melhor performance.

Para acertar no design e no texto do seu anúncio você vai precisar de ao menos 3 variações. Em seguida, deixe os anúncios performar, veja qual apresentou melhor resultado e troque os outros dois por novos modelos. Faça isso ininterruptamente e você vai encontrar o criativo certo para você.

Outra dica importante: priorize os criativos em vídeos. Anúncios em vídeo, por regra, são mais relevantes e geram mais resultados do que imagens estáticas.

Nos textos, busque sempre destacar os aspectos transformadores da sua oferta na realidade do seu público e fuja um pouco de detalhes técnicos e pormenores. Você pode também mirar na “dor” de uma pessoa ou empresa, como por exemplo algo que falta na sua vida que o seu produto ou serviço consegue suprir. Lembre-se que, em uma estratégia de remarketing, você está continuando uma interação. São anúncios feitos para pessoas que já tiveram contato com você e sua marca. Portanto, construa uma lógica coerente de conteúdo para que tudo isso faça sentido.

Em outras palavras, entenda o remarketing como um passo a mais na jornada de decisão do seu público ideal. Dessa maneira, o desafio de encontrar o criativo certo é também o desafio de saber o que é melhor para ser contado para o seu público no estágio que ele se encontra nessa jornada de decisão.

6. As rodadas de otimização com foco em resultados

Após certo tempo de performance da campanha (um tempo mínimo recomendado de 7 dias), é preciso saber se ela está gerando resultados de acordo com o objetivo definido anteriormente. 

A melhor maneira de analisar esses resultados é entendendo os números da aba “Gráfico”, dentro do painel de gerenciamento de campanha:

Alinhando com os objetivos do passo 2, se você escolheu a meta tráfego, a principal métrica a ser analisada é o número de cliques no link, que traduzem a quantidade de acesso ao site. Além disso, conhecer o custo por clique é extremamente importante para checar a viabilidade da sua campanha. Quanto mais caro o custo por clique, menor é a relevância do anúncio para seu público, o que é um importante sinal para você mudar o criativo ou checar o tamanho do seu público no pixel.

Se você escolheu a meta de geração de cadastros ou conversões, o custo por resultados deve estar alinhado à oferta de valor do seu anúncio e ao retorno dessa conversão. A diferença é que o cadastro está associado a uma conversão a longo prazo, já a meta é conversão imediata.

Vamos utilizar um exemplo em valores: você está gastando R$4,00 para converter um lead, e conseguiu 200 cadastros. Sua taxa de conversão dessa base é de 10%, para um produto que custa R$50,00. Vamos aos cálculos: 

Cálculo do lucro:
10% de 200 leads = 20 x R$50 = R$1000 

Cálculo do investimento:
200 leads x R$4 = R$800

Cálculo do ROI
Faturamento – Investimento
___________________

Investimento

onde:

R$200   
_______ = 0,2 ou 20%

R$1000

Ao final, seu retorno sobre o investimento é de 20% e a partir daí você calcula a viabilidade do anúncio, somando as demais despesas. 

Você pode se perguntar: Como saber o que melhorar em minha estratégia de remarketing para chegar a um ROI positivo/resultados otimizados? A resposta está também nos testes. Não há uma fórmula mágica para os anúncios de sucesso. Você molda a sua campanha de acordo com as métricas e recursos que tem disponíveis. 
E o mais importante: sempre faça pequenas rodadas de otimização, em elementos individuais, (nunca altere vários elementos de uma vez), respeitando o período necessário para o aprendizado da campanha. Só assim você alcançará um resultado ideal e satisfatório para a sua campanha de remarketing.

Se você leu até aqui, acredito que esses 6 passos práticos são uma boa munição para você criar ou melhorar suas campanhas de remarketing no Facebook Ads. Aproveite para conhecer nossos outros materiais para download.

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