Uma clínica de estética costuma oferecer serviços caros, e a demanda por esses serviços tem sido grande, sólida e constante. Segundo publicação da Brazil Beauty News, por exemplo, o setor não sentiu tanto os efeitos da pandemia e vai muito bem, obrigado.
Em partes, isso pode ser explicado pelo fato de que cuidar da saúde, aparência e do bem-estar não é uma necessidade que foi reconhecida recentemente.
Os argumentos a favor da alimentação saudável, dos exercícios físicos e cuidados com a pele — só para citar os mais comuns — estão na mídia, na publicidade e na ponta da língua de muitos médicos que se importam com a questão.
Quem é que não segue ao menos um influenciador no Instagram que é entusiasta do autocuidado e posta semanalmente dicas de preparo de alimentos saudáveis ou informações sobre as melhores práticas de exercícios físicos?
Quem nunca se deparou com um anúncio de vitamínico ou creme embelezador no Instagram e se perguntou se não seria o momento de começar a investir nesses produtos?
Os números mostram que o setor de estética tem crescido e chegou para ocupar um lugar definitivo no mercado e em nossas vidas. As clínicas nunca prosperaram como nos últimos anos, e boa parte desse crescimento é graças ao marketing digital.
Nas próximas linhas, vamos abordar essa relação. Leia até o fim e saiba como a sua clínica de estética pode prosperar utilizando estratégias de tráfego, publicidade digital e conteúdo para atrair novos clientes.
Aparecendo no Google
Quando a gente quer se cuidar, mas tem dúvidas ou não se sente seguro de conversar com as pessoas, nós vamos ao Google e perguntamos. Esse comportamento é muito comum também quando o tema é autocuidado.
Alguns setores do mercado têm a vantagem de atingir resultados muito rápidos com marketing digital, exatamente por causa do alto volume de buscas que as pessoas fazem no Google. É o caso dos serviços oferecidos por clínicas de estética. Veja este relatório que fizemos em uma ferramenta chamada Google Keyword Planner, utilizada para rastrear as palavras-chave mais visadas no buscador:
Na primeira coluna temos os termos de busca: o que as pessoas escrevem no Google. Na segunda, temos o volume dessas buscas, ou seja, quantas vezes essas palavras são buscadas todo mês, em todo o Brasil.
Milhares e milhares de pessoas estão à caça de soluções estéticas no maior buscador da internet, e se você está à frente de uma clínica de estética, também precisa estar.
Mas como isso é possível para pequenos negócios?
Usando o Google Ads para sua clínica de estética
Se você precisa urgentemente de novos clientes para a sua clínica, este é o caminho mais rápido e mais eficiente. O Google oferece espaços de anúncios para as palavras-chave que são do seu interesse.
Os anúncios no Google Ads são pagos por clique. Você prepara o anúncio e publica, quem clicar nele é direcionado para o seu site, ou pode ligar diretamente para você, pelo próprio clique no anúncio.
Simples assim.
Para anunciar nessa ferramenta, é preciso dominar algumas técnicas, já que é um ambiente de alta concorrência. São muitas as clínicas que anunciam e por isso, você precisa caprichar na qualidade dos anúncios e da página de destino para conseguir se sobressair. Veja só alguns exemplos de anúncios, em uma busca que fizemos (aqui na cidade de Belo Horizonte):
Conseguindo posicionamento orgânico nas buscas
Logo abaixo dos anúncios do Google Ads — que estão sempre no topo das páginas de pesquisas — temos os resultados orgânicos, aqueles que aparecem sem que você precise pagar.
Normalmente, vêm também algumas referências de locais do Google Meu Negócio e alguns vídeos do Youtube. Ser encontrado organicamente no Google é uma excelente estratégia, mas é incompatível com quem precisa atrair clientes rapidamente.
Assim como no Google Ads, o posicionamento orgânico demanda técnicas específicas, conhecidas como SEO (Search Engine Optimization, ou Otimização de Motores de Busca, em bom português).
A principal dessas técnicas é a produção de conteúdo relevante, de qualidade e que ajuda as pessoas. Além disso, é preciso respeitar o tempo de maturação desse conteúdo, deixando que o Google vá melhorando o posicionamento do seu conteúdo aos poucos. Isso pode levar meses ou, em alguns casos, anos.
Para dar os primeiros passos no SEO da sua clínica, você vai precisar primeiro criar um bom site, cadastrar-se no Google Meu Negócio e produzir conteúdo relevante, de preferência em uma área de blog à parte na sua página na internet.
Vale lembrar que a produção de conteúdo tem que seguir as práticas recomendadas de SEO, e que algumas delas podem ser bem específicas.
Anunciando nas redes sociais a sua clínica de estética
Enquanto as buscas no Google são motivadas por intenções claras, no Instagram e Facebook o comportamento das pessoas é voltado para descobertas.
O segmento estético tem muita conexão com a autoimagem e a beleza física, logo, é possível usar anúncios que despertem o desejo em pessoas que não estão necessariamente buscando por isso. Quem nunca viu alguém com o corpo impecável ou um rosto bem cuidado e desejou fazer o mesmo?
Aqui, vale a pena tocar em um ponto fundamental: anunciar é diferente de criar conteúdo e postar. No Instagram e Facebook você consegue extrair muito mais resultados se você usar os recursos de anúncios, segmentando com precisão o público que quer atingir e a região de atuação.
Assim como acontece no Google, você paga por esses anúncios, por clique ou exibição, mas também consegue extrair resultados quase imediatos.
No final das contas, as duas estratégias se completam: é importante postar conteúdo para ser acessado organicamente, gerando engajamento e atraindo seguidores e fãs. Mas, assim como acontece no Google, isso não vai trazer resultados rápidos.
Criando um site que gere vendas
O seu site é o local onde a mágica acontece.
As pessoas que você atrair no Google e nas redes sociais têm necessariamente que (ou pelo menos deveriam) visitá-lo para conhecer sua clínica de estética. Se elas fazem isso, significa que você tem controle de como as informações chegam a elas.
Então, a dica é caprichar na criação do seu site, sobretudo na página de vendas.
Diferentemente do que acontece no ambiente do Google e das redes sociais, o seu site é seu e você tem muito mais desenvoltura para criar o que precisar. Não precisa ser um site lotado, cheio de abas e conteúdo infinito, mas precisa ser um ambiente que transmita segurança por meio de um texto claro e conciso.
Para conseguir esse efeito nos seus potenciais clientes, o básico é:
- apresentar os diferenciais da sua clínica;
- incluir depoimentos de clientes satisfeitos;
- descrever com clareza cada serviço que a sua clínica de estética oferece;
- ter formulários de capturas de contato.
Lembre-se que esses formulários são essenciais para sua estratégia funcionar. Precisam ser bem posicionados e terem boa aparência. Lembre-se de não colocar muitos campos, isso costuma afugentar clientes potenciais.
Um outro ponto fundamental: pense no design e na experiência do usuário que vai acessar em smartphones e outros dispositivos móveis. A maior parte dos visitantes chegará até você dessa forma.
Por fim, para que o seu cantinho na internet esteja completo, anexe um blog, crie conteúdos periodicamente e vá postando. Acredite, essa estratégia trará bons frutos em médio e longo prazos.
Como é a estratégia de vendas da clínica de estética
Muita gente está em busca de soluções estéticas no Google. Porém, também não deve ser novidade para você que a economia mudou e vários trabalhadores decidiram empreender por conta própria. Ou seja, sua concorrência também aumentou.
Se o seu negócio é uma clínica de estética ou algum outro segmento relacionado que oferece soluções direto ao consumidor, não perca a oportunidade de investir em marketing digital para aumentar o seu volume de vendas.
Etapa 1: faça anúncios pagos
Como expliquei nos itens anteriores, aqui no Marketing Digital 360 somos entusiastas de estratégias de marketing digital movidas por anúncios pagos. Mas isso não é algo a ser levado a ferro e fogo: se você tiver um marketing eficiente que não exige investimento em anúncios (o que é pouco provável hoje em dia), vá fundo com ele.
Agora, se decidir anunciar, considere que o investimento vai trazer um volume de clientes. Se tiver um bom planejamento financeiro, você vai entender que os investimentos nessa área valem muito a pena.
Etapa 2: crie conteúdo
Busque, sempre que possível, escrever sobre o seu setor, gravar vídeos, tirar fotos dos seus resultados, coletar depoimentos de clientes satisfeitos, e publicar tudo isso no seu site e nas redes sociais.
Esse é um caminho promissor, afinal, conteúdo transmite autoridade!
Etapa 3: pense o setor de vendas
Para concluir, destaco a importância de você ter um setor de vendas eficiente e veloz.
Você gastou dinheiro com anúncios e tempo com conteúdo (talvez até dinheiro com os textos também). De que adiantaria tudo isso se o processo de receber interessados e transformá-los em clientes não funcionar?
Sempre que alguém ligar para a sua clínica, preencher um formulário no site ou enviar uma mensagem inbox no Instagram, é fundamental ter um processo de atendimento claro, com abordagens bem-feitas, entrega de valor e bons argumentos de venda.
Etapa 4: dê um empurrãozinho a mais
Experimente criar promoções exclusivas, enviar cupons de desconto sobre serviços exclusivos da sua clínica de estética e dê munição ao seu setor comercial para usar na hora de abordar esses contatos.
Aqui no blog do Marketing Digital 360, já falamos especificamente sobre estratégias de vendas de uma forma bem aprofundada. Vale a pena conferir!
Nosso projeto é voltado a pequenas empresas que estão prontas para crescer, mas ainda não descobriram como (spoiler: a resposta é marketing digital).
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