Você se lembra como foi que encontrou o último produto que comprou pela internet? Tudo começou por uma pesquisa no Google e, provavelmente, você foi direcionado a anúncios que ofereciam exatamente o que você procurava. Saiba que não foi por acaso, todo esse processo de compra foi pensado com a finalidade de prospecção de clientes.
Você adquiriu um produto, ou serviço, sem que, provavelmente, você tenha tido contato com um vendedor, tudo em um ambiente virtual.
Todo esse processo foi proporcionado pelo o que o conhecemos como marketing digital, o qual é considerado, dentre todas as mídias de propaganda, o meio com maior possibilidade de segmentação de público alvo, mais barato e de maior facilidade de previsibilidade de investimento.
Seja uma instituição de ensino, profissionais liberais, salão de beleza, e-commerce, empresa de serviços ou setor industrial, independentemente do ramo, a utilização de ferramentas do Marketing Digital como o Google Ads, é o meio mais indicado para se construir uma máquina de prospecção de clientes e fazer o seu negócio crescer. Quer saber como? Leia o artigo a seguir:
Google Ads: máquina de tráfego
Google Ads ou Google Adwords, como era chamado antes da última mudança feita pela empresa, é a plataforma de anúncios do Google criada no ano 2000.
Por meio dela, você anuncia sua marca, produto ou serviço no YouTube, Gmail, Play Store, Redes de Display e nos resultados de pesquisa no Google.
Assim como acontece fora do ambiente virtual, existe, por parte do usuário, uma jornada de compras pela internet. Nesse caso, esqueça-se das compras por impulso, agora, estamos pensando no público que pesquisa sobre o que deseja comprar, compara preços e, por fim, fecha negócio.
O Google Ads pode entrar em qualquer uma das fases dessa jornada de compra de um cliente, sendo: Aprendizado, Reconhecimento, Consideração e Compra.
Para ficar claro, podemos imaginar uma situação hipotética. Suponhamos que o seu negócio seja uma loja de compra e venda de computadores.
Na fase de Aprendizado, o consumidor perceberá um problema no seu dia a dia. Por exemplo, notará que seu computador anda um pouco lento, o que tem trazido atrasos em seu trabalho.
Nesse caso, você pode utilizar o Google Ads para patrocinar o link que direciona a um artigo no blog do seu site. Nele, você dará informações sobre os motivos que causam lentidão em um computador.
Já na etapa de Reconhecimento, o cliente já percebeu que as dicas anteriores, apesar de muito boas, não resolveram seu problema. Então, na próxima pesquisa que o consumidor fizer na internet, você pode patrocinar o link do artigo que ensina como formatar um computador que está lento.
Contudo, o computador está, de fato, muito velho. A formatação de nada vai adiantar. Entramos, então, na fase de Consideração da Solução.
Por isso, o próximo artigo patrocinado será: “como escolher um computador novo”, ou, “qual o melhor computador para trabalhar com planilhas”. Os nomes e temas dos artigos dependerão da palavra chave escolhida para aquele anúncio.
É o momento ideal para começar a falar abertamente da sua empresa e do que você vende.
Por fim, chegamos a fase da Compra. Seu anúncios do Google Ads precisam estar ainda mais bem feitos do que nas etapas anteriores. É hora de vender!
Certifique-se de que os seguintes ítens do seu anúncio estejam o mais corretos e atrativos possíveis, caso você tenha apostado em anúncios da Rede de Pesquisa:
- Título
- Descrição Linha 1
- Descrição Linha 2
- URL de Visualização
- URL Final
A maioria das pessoas, para ter um gasto menor, patrocina apenas os anúncios referentes à última etapa da jornada de compras. As outras 3 primeiras são encontradas pelo público alvo somente com o uso de técnicas de SEO bem feitas, ou seja, de maneira orgânica (não paga).
Percebeu quanto tráfego o seu site recebeu durante esse processo?
De acordo com o tipo de produto ou serviço que você vende pela internet, uma pessoa pode, perfeitamente, apenas ter visto seu anúncio na fase de compras e, mesmo assim, decidiu-se por comprar com você, apesar de ter obtido todas as informações que precisava em sites de terceiros.
Um bom site para prospecção de clientes
Você não precisa, necessariamente, de um site para utilizar os anúncios do Google Ads. Porém, organizar os seus produtos e serviços em um espaço virtual pode facilitar o processo de compra de quem lhe encontrou graças aos anúncios do Google que você criou.
Quando expliquei, lá atrás, a jornada de compras do cliente, pudemos perceber que, ter um blog, por exemplo, foi de grande ajuda para sanar as dúvidas do consumidor e fazê-lo perceber que precisava de um novo computador. E, depois de toda essa ajuda proporcionada pelo bom conteúdo que você disponibilizou, a melhor opção era comprar de você.
Um bom site tem muito mais a ver com o quanto você conhece o seu público alvo do que com um design perfeito.
Um bom site, básico, mas completo, oferece informações úteis sobre o produto ou serviço que você vende, é intuitivo e de fácil navegação, dispõe de todos os meios de contato com o vendedor e possui um blog atualizado e ativo.
A importância da construção de um bom site, rápido e otimizado, é ainda mais importante para a prospecção de novos clientes do que costumamos imaginar. Isso porque, a qualidade de um site também é primordial para que o Google decida exibir ou não os anúncios que tem como destino o seu site.
Funciona assim: o Google possui uma ferramenta chamada Índice de Qualidade. Por ela, o seu anúncio é avaliado, recebendo uma nota que varia de 1 à 10.
Nesse índice, são levados em conta fatores como taxa de cliques esperada, relevância do anúncio e, principalmente, a experiência do usuário na página de destino. Quanto mais alto o seu índice de Qualidade, mais vezes o Google exibirá seus anúncios.
Não há dúvidas, o Google é, indiscutivelmente, uma máquina de prospecção de clientes por meio da poderosa capacidade de atração de público segmentado que possui.
Previsibilidade de receita
Talvez a característica mais apreciada por quem faz anúncios no Google Ads seja a possibilidade de previsibilidade de receita.
Não se trata de um tiro no escuro. Conhecer como funciona essa máquina de geração de tráfego, facilita prever o resultado desse investimento, uma vez que, todos os dados são completamente mensuráveis. Criar uma estimativa de vendas, por meio do engajamento dos leads, por exemplo, é uma das maneiras de prever o ROI (retorno sobre o investimento).
As chances de crescimento são reais e mensuráveis. Caso queira saber mais sobre como esse processo pode ser aplicado na realidade do seu negócio, você pode solicitar um contato nosso ou ler mais a respeito clicando aqui ou no banner abaixo.