Plano de marketing digital: como fazer muito dedicando 30 minutos por dia

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Se você chegou até aqui em busca de um plano de marketing digital para o seu negócio alcançar mais resultados, saiba que é possível fazer isso dedicando apenas 30 minutos por dia.

Todo mundo quer um plano para o seu negócio. E quando falamos de plano de marketing digital, pressupõe-se uma estratégia de crescimento pela internet. A dureza da rotina e o aperto das contas pode não permitir que você tenha a organização necessária para criar e executar um plano desses.

E se você concentra boa parte do tempo na batalha dos problemas diários – que não param de surgir –, você deve sentir que não tem tempo para cuidar do que realmente importa.

Eu demorei alguns anos para descobrir que as melhores tarefas que um empreendedor tem são aquelas ligadas diretamente ao crescimento.

Por exemplo, melhor do que estar na linha de frente das vendas, é estar na linha de frente do treinamento de vendedores. É uma função desafiadora, mas se bem feita, vai render muito mais vendas do que aquelas que você faria diretamente. Sem falar que libera o seu tempo para assumir novos desafios de crescimento.

Vamos a o que interessa sobre o seu plano de marketing digital: trago aqui um desafio de gestão de tempo que vai te custar apenas 30 minutos por dia. Nessa jornada você vai fazer um plano e executá-lo.

Como de costume, eu também preparo um conteúdo em vídeo para complementar o blogpost. Você confere logo abaixo:

Não são quaisquer 30 minutos

30 minutos é um tempo muito curto, por isso devem ser muito bem aproveitados.

Se possível, escolha 30 minutos da sua manhã. É o período do dia que estamos com a cabeça mais preparada para a concentração.

Se você já tem uma rotina definida pela manhã, não mexa nela, mas tente acordar 30 minutos mais cedo. 

Entenda uma coisa: para esses 30 minutos diários surtirem efeito, dê o máximo que puder nele. Afinal, você estará cuidando das ações mais preciosas para o crescimento do seu negócio.

Quanto mais concentrado(a) você estiver, menos você será interrompido(a). Tente silenciar seu smartphone, procure um cômodo fechado e combine com a sua família, ou colegas de trabalho, para não atrapalharem você.

Pronto, você batalhou o necessário para começar. Daí pra frente, o desafio é fazer.

Você pode dedicar mais do que 30 minutos diários para essa jornada. Mas a proposta aqui é dedicar o mínimo de 30, bem dedicados.

O plano de marketing digital não é terceirizável

O marketing digital é o único caminho disponível para você crescer de verdade. Nenhum negócio cresce sem fazê-lo.

Não importa o seu tamanho e nem o quanto você é ocupado(a) com a rotina do seu negócio. Se você é dono(a) ou sócio(a) de um empreendimento, ninguém melhor do que você é capaz de criar e executar um plano de marketing digital que traga resultados.

Não dá pra fazer marketing digital por fazer. Ele serve para vender mais, chamar a atenção de mais pessoas e lançar novos produtos ou serviços.

Se você sabe muito pouco sobre marketing digital e acredita que é melhor contratar alguém, ou uma agência para fazer por você, esse pode ser um caminho muito arriscado.

O seu plano de marketing digital não pode ser terceirizado para alguém que não sente e não vive os desafios de crescimento que só você sente ou vive.

Terceirize ações pontuais, como a gestão de anúncios ou a criação e otimização do seu site. Mas centralize o controle de todo o processo em você, e mantenha sempre à mão os indicadores de resultados. De preferência em tempo real.

E lembre-se, você consegue dar vida para o seu plano de marketing digital dedicando apenas 30 minutos por dia.

O que incluir no plano de ações

Clareza. A única coisa que você precisa é ter claro o que fazer e como fazer. Logo, o seu plano precisa ser prático e pensado sobre um calendário. Tente apresentar metas curtas, para uma ou duas semanas, depois para um ou dois meses.

Tente também quantificar o máximo possível sobre essas metas. Por exemplo: quantas vendas a mais eu quero ter no próximo mês, e quantos contatos o meu marketing digital precisa gerar para alcançar essas vendas.

Vamos considerar que você não tem praticamente nada de ações de marketing digital e também não entende muito sobre o assunto. Logo, as primeiras semanas do seu plano de ação devem ser dedicadas para fazer um curso sobre o assunto. É simples: todo dia, você dedica 30 minutos para esse curso. Se essa é a sua realidade, veja nesse post algumas sugestões de treinamentos que você pode fazer.

Se você já tem um certo conhecimento e algumas ações em andamento, mas se sente perdido(a) quanto às prioridades, comece estabelecendo metas para o seu plano. E um ótimo caminho para isso é fazendo uma boa análise da sua concorrência.

Em seguida, monte um calendário de ações, incluindo, em ordem de prioridade, o que precisa ser feito.

A grande sacada sobre esses 30 minutos diários, é que você vai precisar evoluir a qualidade de aproveitamento desse tempo.

Como evoluir a qualidade de uso do tempo

Este é um desafio sem limites. Eu conheço empreendedores que pilotam empresas enormes, dedicando apenas 30 minutos por dia a elas. Tudo depende da maneira como a gente se propõe a sempre subir de nível.

Aqui no Marketing Digital 360 temos um consenso sobre o básico que todo negócio precisa ter digitalmente. Esse básico está centrado em três pilares: anúncios na pesquisa do Google, anúncios nas redes sociais (Facebook e Instagram) e um bom site para receber as pessoas que clicam nesses anúncios.

Ter essa estrutura rodando, não pressupõe que seu marketing está completo, mas ela é uma pequena máquina que, se bem pilotada, trará resultados expressivos.

A minha sugestão é que você comece concentrando-se na montagem desta máquina. Se não tem um site, reserve um mês para aprender a fazê-lo. Se não tem anúncios no Google e nas redes sociais, faça o mesmo.

Seguindo a evolução de uso do tempo, chegará o momento onde os seus 30 minutos por dia serão dedicados essencialmente para a produção de conteúdo, como as postagens periódicas nas redes sociais, textos para o seu blog, etc.

Eu recomendo que pelo menos uma vez por semana você dedique-se integralmente para tirar relatórios de resultados com base nos indicadores que você avalia como sensíveis ao seu empreendimento.

Esses relatórios e análises ajudarão a ajustar os rumos das suas ações e também a otimizar o uso dos precisos 30 minutos que você tem disponível.

O seu crescimento também permitirá que você distribua responsabilidades para novas pessoas. Como um estagiário de marketing, ou uma agência especializada. Mas, como disse anteriormente, isso não pode representar uma terceirização do seu marketing.

‘Malhe’ o marketing como se malha um músculo

Uma das vantagens desse método com 30 minutos por dia é que você estará sempre exercitando o seu marketing, como um músculo.

Nenhum plano sobrevive ao campo de batalha. E se você quer um plano de marketing digital que seja real e aplicável, você precisa estar disposto a alterá-lo na medida em que os resultados chegam, ou não chegam.

Os seus indicadores ditarão essa regra. Você verá quando um músculo está mais forte e resistente. Quando você perceber que está vendendo o dobro do que vinha vendendo, provavelmente já será a hora de ajustar alguma coisa.

Se você leu até aqui e estava em busca de um conteúdo mais específico sobre como criar um plano de marketing digital, eu recomendo que você baixe o guia que escrevi sobre Marketing Digital para pequenos negócios. Você terá um conteúdo mais detalhado para se planejar. Mas lembre-se, o principal de um plano é a viabilidade dele. Tente não terceirizar o que cabe a você fazer. Com 30 minutos por dia, você pode ligar uma poderosa máquina multiplicadora de clientes.

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