Marketing Jurídico e os anúncios Google: como fazer funcionar

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Que os tempos mudaram todos os advogados já sabem. O difícil é entender como essas novidades influenciam no momento de pensar em uma estratégia de marketing jurídico que seja realmente eficiente para que o seu escritório cresça.

Provavelmente, o seu negócio, desde que aberto, sempre se manteve graças às indicações de clientes e ex-clientes que utilizaram dos seus serviços advocatícios. Entretanto, para alcançar novos patamares, ter previsibilidade de crescimento é fundamental.

Seguindo essa lógica, o mais adequado – e indicado – é traçar uma estratégia de marketing que lhe garanta o mínimo possível de segurança em relação ao retorno do que foi investido. E, é aí que o Marketing Digital deve receber o seu devido destaque.

Os novos hábitos de consumo e o seu tipo de negócio

As dinâmicas de consumo estão em constante atualização. É cada vez mais fácil pesquisar sobre um produto ou serviço na internet.

Talvez por isso, de acordo com dados do SPC Brasil, 74% dos consumidores utilizam a internet de seus smartphones em pelo menos uma das etapas de compra, mesmo que ela seja concretizada no meio off line.

Muito disso se deve à geração Z, os nascidos nos anos  de 2000, considerada a mais imersa na era digital e que já está no mercado de trabalho, usufruindo dos mais diversos serviços e buscando o aumento do seu poder aquisitivo.

Dessa maneira, estar ausente do meio online é prejudicial à expansão do seu negócio, principalmente se o seu escritório tem como foco as relações do consumo, o direito aduaneiro, do trabalho e tantas outras frentes comumente presentes no dia a dia de um cidadão médio, que tenha acesso à internet, no Brasil.

Diante desse cenário, para aproveitar esse mar de oportunidades que se abre, existe uma maneira rápida e realmente eficiente de aumentar os negócios: O Google Ads. Veja como:

Como o Google pode revolucionar o seu Marketing Jurídico

Sabemos que as regras de marketing para o meio jurídico são extremamente restritas e, nossas dicas não são para que você as drible, mas para encontrar maneiras de se destacar diante da necessidade de um cliente que precisa dos serviços que o seu escritório oferece.

Nos últimos dados publicados pelo Google, o faturamento anual da empresa foi de 35 bilhões de dólares, contabilizando apenas o que foi arrecadado com os anúncios do Google Ads.

Essa é apenas mais uma prova da quantidade de pessoas que já entenderam a grandeza dessa plataforma e do poder de transformação de um negócio que ela possui.

Como o Google funciona na prática

Para que um anúncio apareça como resultado em uma pesquisa realizada no Google, é necessário escolher uma palavra-chave que funcione como um gatilho para ativação deste anúncio.

Por exemplo, caso você seja um advogado especializado em Direito do Consumidor, você deverá avaliar, dentro da plataforma de anúncios do Google, qual é o volume de buscas sobre esse assunto, caso o número seja considerado bom, um anúncio pode ser construído com base nessa palavra-chave. Veja:

Na tela acima, fizemos um print do planejador de palavras-chave do Google Ads. Observe a média de pesquisas mensais, realizada pelos usuários do Google, sobre a palavra “Direito do Consumidor”. São mais de 30 mil pessoas, todos os meses, procurando por esse tipo de serviço.

O interessante de toda essa estratégia é que você não será cobrado toda vez que o seu anúncio for exibido, mas, apenas quando alguém clicar nele e ser redirecionado ao site do seu escritório.

Ter um bom site é fundamental para garantir conversões

O anúncio do seu negócio no Google Ads, mesmo que muito bem feito, não é sinônimo de que você receberá um novo cliente há cada clique. Isso porque, tudo depende da experiência do usuário daquele ponto em diante.

Para obter bons resultados, é necessário ter um site bem estruturado, com todas as informações sobre o seu produto ou serviço, um aspecto profissional e possuir, dentro do site, boas páginas de conversão com formulários.

Consideramos como conversão toda ação realizada dentro do site na qual o usuário informa seus dados (nome, email e, às vezes, telefone), em troca de algum conteúdo que você ofereceu para download ou para que você o contate.

Quando uma conversão ocorre, o usuário passa a ser chamado de lead e passa a ser classificado como uma oportunidade para que você explique mais sobre o seu produto, seja pelo envio de e-mails esporádicos, os chamados e-mails marketing, ou, para receber um telefonema seu.

Pontos de contato: telefone, formulário e WhatsApp

Com os anúncios prontos e com um bom site em funcionamento, os pontos de contato com o seu escritório, seja diretamente com você ou um responsável pelo setor comercial, devem ser acessíveis e simples.

Por mais que os assuntos referentes ao Direito sejam mais delicados, o formulário de conversão deve ser de simples preenchimento, estar bem localizado no site e, de preferência, estar disponível na sua primeira página. Essa será a sua principal fonte de entrada de leads.

Quanto ao WhatsApp, apesar da informalidade presente nesse aplicativo, tem se mostrado cada vez mais útil nas relações comerciais.

Por isso, deixe seu telefone e WhatsApp disponíveis e atualizados no site para que o lead possa tentar te contactar diretamente, caso a ansiedade em ser atendido o faça pular a etapa do pedido de ligação por meio do formulário.

Lembre-se de que, da mesma maneira que o fluxo de visitantes no seu site irá aumentar assustadoramente graças aos anúncios do Google Ads, o crescimento dos atendimentos por telefonema e o recebimento de mensagens por WhatsApp também são resultados diretos do seu investimento no Google.

Intensificando sua estratégia

O Google Ads é completamente regulável de acordo com o orçamento de marketing que você disponibilizou no momento. Os valores mensais nunca vão ser ultrapassados. Por exemplo, caso você decida investir R$300 mensalmente na plataforma, o Google Ads não irá gastar mais do que você definiu no início da campanha.

Assim, aumentar ou diminuir os valores é completamente possível a cada mês. Claro, depois de começar uma campanha, dificilmente você deseja diminuir o investimento. A tendência é exatamente o contrário.

Quanto mais você investir, mais vezes os seus anúncios poderão ser clicados, sempre que forem exibidos em uma pesquisa no Google. Tudo dependerá do crescimento do seu negócio com a chegada dos novos clientes e da capacidade da sua equipe em atender cada vez mais pessoas.

Trata-se de um investimento e retorno completamente previsíveis e ajustáveis mês a mês. Quer saber mais sobre como essa estratégia pode funcionar para você e revolucionar o marketing jurídico do seu escritório? Entre em contato conosco. Estamos prontos para responder as suas dúvidas.

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