Sabe por que o marketing de relacionamento é tão importante? Porque não existem mais bons negócios sem bom relacionamento.
E é exatamente aí que muitas empresas — principalmente as mais tradicionais — falham e perdem ótimas oportunidades.
Neste artigo vamos abordar a importância do marketing de relacionamento, suas atribuições, perspectivas e particularidades. Vamos, também, sugerir algumas ações para dar movimento ao marketing da sua empresa. Leia até o fim!
O que é marketing de relacionamento
O marketing de relacionamento tem como objetivo estreitar as relações entre empresas e clientes.
É uma estratégia para aproximar ainda mais as instituições das pessoas que compram seus produtos ou contratam seus serviços, trazendo benefícios a ambas as partes.
Por meio do marketing de relacionamento é possível atrair mais consumidores, bem como fidelizá-los, possibilitando seu engajamento e tornando-os promotores de sua marca.
São pessoas que vão te indicar para novos consumidores e que podem até fazer a exposição gratuita do seu produto ou serviço no seu ciclo de relacionamento, seja pessoalmente ou nas redes sociais.
Boa parte das empresas já investem em ações de marketing voltadas ao aumento das as vendas e visibilidade de marca.
No entanto, muitas dessas empresas ainda não enxergam os benefícios e a importância de fazer do marketing uma ferramenta de relacionamento com os clientes atuais.
Esse relacionamento deve ser pensado desde o primeiro contato e deve continuar mesmo depois que o contrato é assinado. Ou seja, é um processo contínuo que visa não apenas a atrair, mas também satisfazer e fidelizar.
O marketing de relacionamento contribui para aumentar sua base de clientes garantindo que eles permaneçam próximos, continuem consumindo e aproveitando o produto ou serviço.
Por que utilizar marketing de relacionamento
Para garantir que sua empresa não seja engolida pela concorrência, é necessário estar atento a essas mudanças e se adaptar às novas exigências do mercado e expectativas dos clientes.
O fato é que o relacionamento se tornou algo imprescindível para o sucesso de qualquer empreendimento. Seja a sua empresa B2B e B2C — e o setor do seu cliente — ele gosta de ser bem tratado e sentir-se respeitado enquanto consumidor.
Partindo desse pressuposto e sabendo que hoje compramos produtos e contratamos serviços com a ajuda da internet, percebe-se que consumidores passaram a ter mais autonomia.
Eles se informam e pesquisam antes de escolherem uma solução x ou y.
São pessoas bem informadas, que desejam encontrar informações rapidamente, ter acesso a conteúdo de qualidade, sentir-se contempladas com condições especiais, abordagem assertiva e atendimento personalizado.
Portanto, é preciso que o marketing de relacionamento seja pensado e desenvolvido baseado na jornada percorrida pelo seu cliente.
Isso deve levar em conta o seu contexto social, econômico e cultural. Se a sua empresa já tem um site e disponibiliza seus produtos e serviços online, isso fica ainda mais evidente.
Mas, lembre-se: é muito importante que sua empresa esteja preparada para se relacionar com qualquer tipo de pessoa, mesmo que esta não seja um cliente em potencial.
A imagem da sua empresa está em jogo sempre que alguém acessa seu site, entra na sua loja ou se relaciona com sua marca.
Aspectos fundamentais
Para que o marketing de relacionamento da sua empresa funcione, é necessário que toda a sua equipe esteja alinhada ao propósito de proporcionar boas experiências. Assim, cria-se uma relação honesta e saudável.
O objetivo é passar credibilidade e confiabilidade, não por meio do marketing apenas, mas também pelo respeito mútuo, atenção e atendimento ágil.
Também é imprescindível conhecer bem quem são seus clientes, atentando para suas características demográficas, profissionais, financeiras etc. Quanto mais informações sua empresa tiver sobre essas pessoas, melhor.
Além disso, entender qual é o caminho percorrido por essas pessoas até chegarem à sua empresa e a sua jornada de compra são aspectos fundamentais para desenvolver uma estratégia de marketing coerente e eficaz.
Atuar em todas as etapas da jornada de compra garante mais informações sobre os clientes, possibilitando uma melhor análise da estratégia aplicada para atração deles.
E mais, ao fazer o acompanhamento do seu cliente — desde o momento em que ele realiza uma busca no google e chega ao seu site até depois de já ter comprado seu produto — permite colher dados e conseguir informações para otimizar suas ações e abordagem.
Como desenvolvê-lo na sua empresa
Armazene os dados
Resumindo: conhecer os clientes é muito importante para o sucesso do negócio.
E coletar informações sobre eles dá a oportunidade de a empresa desenvolver ações pontuais para garantir um bom relacionamento.
É possível criar um banco dados utilizando softwares CRM para armazenar e organizar as informações mais relevantes, a fim de utilizá-las em benefício próprio.
A ideia é tratar cada consumidor como único, com grande proximidade. Entender suas expectativas, dificuldades, avaliar sua maturidade digital e descobrir sua realidade financeira, por exemplo.
Automatize o e-mail marketing
Com as informações certas, sua empresa pode desenvolver ações personalizadas que vão de encontro com às expectativas dos consumidores. Nesse ponto, o e-mail marketing se torna um canal de comunicação muito eficiente.
Por e-mail, seu cliente pode ser informado de promoções e benefícios exclusivos, receber informações sobre o lançamento de novos produtos, conteúdo novo no blog e até receber felicitações em datas importantes, por exemplo.
Crie programas de fidelidade
Lance mão de programas que visam a disponibilizar benefícios e vantagens aos clientes mais assíduos e fiéis.
Esse tipo de ação deve ser bem planejada, de modo a se voltar apenas aos clientes diferenciados, isto é, que já têm um histórico de relacionamento e consumo.
Atue nas redes sociais
No marketing de relacionamento, as redes sociais têm papel de destaque. Elas constituem um ambiente democrático e livre, capaz de atingir muitas pessoas e gerar visibilidade, além de conseguir engajamento e, por consequência, aumentar as vendas.
Esse é um trabalho sério, que requer muita atenção e cuidado. Defina muito bem seus critérios. A má administração das redes sociais pode ter efeitos catastróficos. Se bem feita, por outro lado, são garantia de retorno rápido.
Conclusão
Como dissemos no início deste artigo, o marketing de relacionamento deve estar em primeiro lugar na sua empresa. E isso por um motivo simples: não existe mais marketing sem relacionamento.
Assim como todos desenvolvemos habilidades sociais ao longo do tempo, a sua empresa deve ir ao mercado capacitada para se relacionar. Se fizer isso, ela estará em compasso com os novos parâmetros de sucesso do mercado.
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