Existe case de sucesso em tempos de incerteza econômica?
Definitivamente, a crise é um dos momentos em que um negócio mais precisa de marketing. Do marketing digital, mais ainda, já que ele é mais barato, gera mais resultados e possibilita medir e ajustar em tempo real cada detalhe da estratégia.
Muitas vezes, a conclusão que vem da interpretação dos números é a de que faltou ousadia. Noutras, o diagnóstico é de que o trabalho deve ser constante e paciente.
O importante é saber que cada cliente tem problemas específicos cuja solução deve ser pensada sob medida.
No artigo de hoje, reuni duas experiências recentes com dois dos nossos clientes, por sinal, bem diferentes entre si: as Bolsas Relicário e o Grupo Hídrica.
Acompanhe:
Bolsas Relicário: um case de sucesso de ousadia
Ao longo dos nossos estudos e testes com Inbound Marketing aqui no Marketing Digital 360, percebemos o valor de uma boa sacada publicitária para uma campanha de marketing digital.
A Relicário é uma empresa que comercializa bolsas e artigos de couro, e seus diferenciais são a beleza, o bom gosto e o acabamento artesanal dos produtos. O seu canal de vendas é o eCommerce.
Recentemente, obtivemos sucesso numa estratégia fazendo o que os clientes da marca mais gostam: contando histórias.
O storytelling
As pessoas gostam de uma linguagem mais próxima nas redes sociais, emails e outros pontos de comunicação. Mas elas também sentem falta de brincadeiras e humor tipicamente publicitário.
O interesse delas é fisgado, principalmente, quando uma marca conta uma história.
Foi o que fizemos na campanha “Desapega, George”. Criamos uma versão “desenho animado” do gerente de vendas da empresa e contamos uma história cômica e emotiva.
Essa história foi concebida conjuntamente pelos nossos setores de redação e design. Foi pensada para agradar visualmente ao público que interage com a Relicário: jovial, engraçada e cativante.
Depois de 3 emails disparados durante a campanha, havíamos chegado ao incrível resultado de 400% de aumento das vendas da empresa, no mês.
Mais que isso. A história do gerente George — amante de bolsas de couro que não conseguia desapegar dos seus produtos e que, por isso, ia ter que redobrar os esforços para bater a meta do mês — gerou muitos comentários e likes no Facebook.
Um caso em que a ousadia publicitária aproxima incrivelmente uma empresa dos seus atuais e potenciais clientes.
Grupo Hídrica: autoridade e posicionamento orgânico
Um dos motivos de dizermos sempre que o marketing digital é mais barato que o marketing tradicional tem a ver com o posicionamento da página da sua empresa nos mecanismos de busca.
Ou seja, se o Google retorna uma página do seu site ou blog nas pesquisas dos usuários, ele entende que o seu conteúdo está entre os melhores para tirar as dúvidas daquela pessoa.
Isso não é fácil de se conseguir sem uma boa dose de estratégia, redações especializadas e uma profunda pesquisa técnica de SEO, isto é, a otimização para os motores de busca.
Duas formas de autoridade
Usando o jargão do marketing digital, chamamos isso de “autoridade”. Quanto mais presente na primeira página do buscador, mais autoridade você conquistou com o Google.
E o marketing de conteúdo — explicando em poucas palavras, o uso de conteúdo no seu blog para tirar as dúvidas das pessoas e, depois, transformá-las em clientes — tem uma dupla relação com a autoridade.
Além da autoridade com o Google, constrói-se autoridade com os clientes. Se eles buscam com você a resposta para alguns problemas, significa que eles te reconhecem como especialista no assunto.
E quem não quer comprar ou contratar os serviços de especialistas?
Estratégia de marketing de conteúdo
Utilizamos o blog do Grupo Hídrica para postar conteúdo e, por meio desse conteúdo, capturar o contato de potenciais clientes. Os números do blog, depois de algum tempo, mostraram a evolução de que essa estratégia é capaz.
Hoje, a empresa aparece na primeira página do Google para, pelo menos, 10 palavras-chave. Dessas, 2 já no primeiro lugar do resultado de buscas.
O marketing digital representa uma evolução: as pessoas recorrem à internet todos os dias em busca de soluções para seus problemas. Muitas vezes, essas soluções são serviços ou produtos de empresas como a sua.
E não há melhor lugar para estar, do que no primeiro lugar das buscas do Google. A maior vitrine da atualidade é acessível a quem conseguir criar conteúdo de qualidade e adaptado às necessidades das pessoas.
Só pra citar alguns exemplos de como nossa estratégia deu resultado, aí vão algumas observações baseadas em números:
- 69% das pessoas que acessam o site ou blog do Hídrica chegaram lá tentando esclarecer dúvidas na internet.
- Aproximadamente 20% dos usuários fez uma busca direta pelo site, um indício de que o marketing de conteúdo fortalece também a marca do grupo.
- A taxa de rejeição (usuários que entram no site e não encontram o que buscam) é baixíssima: apenas 3,37%.
Agora, vamos dar uma olhada em outros números que usamos para conhecer melhor o público do Grupo Hídrica e continuar o processo desse case de sucesso:
- 59,6% dos usuários acessam o site de um computador, o que é um indício de que são pessoas mais velhas, já que os jovens tendem a fazer tudo dos seus smartphones.
- O maior volume de acesso é em horário comercial, principalmente na parte da tarde, o que nos dá uma boa ideia de quando divulgar os artigos nas redes sociais, por exemplo.
Não existe case de sucesso sem estratégia
Depois de ler tudo isso, você deve estar se perguntando: mas como seria uma solução como essa para a minha empresa? Eu também posso ser um case de sucesso?
Afinal, pode ser que você não tenha presença online ainda, não seja uma empresa que vende tratamento de água para outras empresas, nem um eCommerce de bolsas e artigos de couro.
Não importa: no mundo do Inbound Marketing (ou marketing de atração, como é chamado no Brasil), como em qualquer outro segmento, o mais importante é a estratégia.
Não à toa, ela é o nosso primeiro passo, aqui no Marketing Digital 360, quando recebemos um pedido de diagnóstico ou contato comercial de algum cliente. Traçamos, em linhas gerais, uma proposta de estratégia personalizada para aquela empresa.
Quer ver esse conhecimento aplicado às peculiaridades do seu negócio? Então entre em contato com a gente e veja o que temos para te dizer!
Com certeza, nosso proposta vai conter as doses certas de marketing digital, publicidade e ousadia para a sua empresa.