YouTube Ads: o que é e onde ele se encaixa na sua estratégia

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Os vídeos são, hoje, o formato de conteúdo com maior adesão por parte dos usuários na internet. E isso vale também para anúncios em vídeo, como é o caso do YouTube Ads, ou mesmo outros tipos de conteúdos no Instagram e em outras redes sociais.

Uma de suas características específicas é conseguir maior impacto emocional que os conteúdos escritos, por exemplo. Contando histórias ou descrevendo produtos e serviços em forma de vídeo, você racionaliza seus argumentos, mas também consegue gerar uma linha de emoção muito maior do que em outros formatos.

No artigo de hoje, vamos falar sobre o YouTube Ads. Você vai descobrir o que é, para que serve, as categorias de anúncios em vídeo e como eles se enquadram na sua estratégia de marketing. Continue a leitura. 

O que é YouTube Ads

A rigor, não existe um mecanismo de anúncios pagos próprio do YouTube. O que chamamos de YouTube Ads, na verdade, são campanhas em vídeo criadas no Google Ads (plataforma de anúncios do gigante das buscas) e que são exibidos no YouTube.

Na mesma plataforma, há a opção de veicular tais anúncios em vídeo em outros lugares, como na chamada Rede de Parceiros do Google. No entanto, neste artigo, vamos nos ater ao conteúdo de tráfego pago exibido no YouTube.

Como o próprio Google define no início de seu treinamento de YouTube Ads, o objetivo é “contar histórias marcantes no YouTube com o objetivo de alcançar clientes em potencial em grande escala ao longo de toda a jornada de compra”.

Quais são os tipos de anúncios do YouTube Ads?

Para atingir tantas pessoas em diferentes estágios do funil, o YouTube Ads disponibiliza vários tipos de anúncios, cada um com suas métricas específicas, formas de medir e adaptáveis a um tipo de público.

Fizemos um apanhado de quase todas elas no tópico a seguir.

Bumpers de seis segundos

São anúncios apropriados para a etapa de atração da jornada do cliente. Ou seja, se você precisa exibir sua marca para muitas pessoas e dar o pontapé inicial no relacionamento com elas, os bumpers são uma ótima opção.

Eles podem ser pulados pelo usuário e duram até 6 segundos. O método de cobrança dos bumpers é o CPM (custo por mil impressões), uma média do valor das visualizações a cada mil pessoas que assistem o conteúdo.

Eles são rápidos, baratos, direto ao ponto e ideais para quem quer anunciar em larga escala sem gastar horrores de dinheiro.

Anúncios do tipo TrueView

Esse tipo é o mais flexível dentre os anúncios no YouTube, e há um tipo de TrueView para cada etapa do funil de marketing.

O TrueView para Alcance, como o nome indica, é uma poderosa estratégia para alcançar grandes públicos na fase de atração do seu marketing.

O TrueView In-Stream é aquele formato popular em que um anúncio aparece antes, durante ou depois de outro vídeo e pode ser pulado depois de 5 segundos, sendo ótimo para a etapa de consideração. A versão de alcance é medida em CPM (custo por mil visualizações), e o In-Stream em CPV (custo por visualização).

Também é muito usado para a consideração o TrueView Discovery, que aparece em outros pontos da tela — no feed da página inicial do YouTube, feed de exibição e nos resultados de pesquisa).

Essa modalidade é a melhor para quem quer engajamento, como comentários, likes e inscrições no canal, no entanto, ela apresenta baixo índice de cliques (CTR). O motivo disso é que esse anúncio precisa ser clicado para ser assistido, diferentemente dos anteriores, que são clicados apenas quando o espectador quer pular o anúncio.

Por fim, há o TrueView For Action, que está orientado a fazer seu público tomar uma decisão. Essa decisão é clicar no botão que vem abaixo do anúncio, e que pode levar a um site de vendas ou a um formulário para geração de leads, por exemplo.

Anúncios mastheads

O próprio Google recomenda esse tipo de anúncios para quem tem “metas de alcance elevadas e para anunciantes com histórico de grande investimento em TV”. Ou seja, os mastheads têm exposição na página principal do YouTube, atingem milhões de pessoas, mas são bem mais caros.

É o único tipo de anúncio com métrica de CPD ou custo por dia, que mede uma exposição maciça e rápida. Também podem ser programados para usar a métrica de CPM (custo por mil visualizações), a exemplo de outros tipos de anúncios.

In-stream não puláveis

São os tipos mais próximos da tradicional publicidade paga das TVs. Anúncios in-stream não puláveis duram 15 minutos, e existe a garantia de que eles vão ser vistos do início ao fim.

Essa obrigatoriedade de consumo do conteúdo não é necessariamente boa, já que é um tipo muito interruptivo de publicidade que pode irritar as pessoas. O segredo para conseguir bons resultados é criar conteúdo cativante.

Como o YouTube Ads se encaixa na sua estratégia

Como deve ter ficado claro pela leitura deste artigo, há diversos tipos de anúncios no YouTube Ads e cada um deles foi criado para ocupar um determinado lugar na sua estratégia geral de marketing.

No entanto, isso não significa de forma nenhuma que você deva usar todos. Na verdade, é até recomendável que a sua empresa se acerte com alguns deles e construa outras formas de interagir com a audiência que é formada.

Por exemplo, se você tem uma base orgânica de reconhecimento de marca, pode usar os anúncios para fazer vendas.

Indo na direção oposta, se você já vende bem mas tem custos altos para captar novos clientes, pode começar suas campanhas com anúncios, mirando em pessoas que estejam em outras etapas do funil de marketing.

O caminho para descobrir essas coisas, como tudo o mais, é planejar, testar e fazer ajustes. Como sempre fazemos questão de esclarecer aqui no blog do Marketing Digital 360, no marketing não existem milagres: só acúmulo de inteligência e trabalho duro.

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