Tendências tecnológicas, marketing digital e vendas são assuntos quase inseparáveis.
Entra ano e sai ano, sobram notícias que vinculam o mundo tecnológico com as ações das marcas famosas.
Uma das mais relevantes foi a recente aquisição do LinkedIn pela Microsoft, o que teve impacto quase imediato no cenário das redes sociais.
Mas há outros exemplos dentro e fora do mundo web: a Apple investindo em Inteligência artificial, protótipos de carros autônomos, robôs cada vez mais inteligentes e independentes.
E ainda: apps de mobilidade, como o Uber, soluções de última geração em hotelaria como o Airbnb e por aí vai. Como essa tendência está longe de acabar, eu e a equipe da Whitecom separamos para você algumas tendências tecnológicas que vale a pena você acompanhar.
Dá só uma olhada:
1. Chatbots mais “humanos”
É quase unanimidade entre executivos — principalmente os das áreas de customer success e atendimento — que os chatbots têm potencial para revolucionar seus setores.
E isso não se deve apenas ao fato de essa tecnologia automatizar os chats da internet substituindo o esforço humano no atendimento. Com a evolução da capacidade de simulação de conversas reais, ela pode ser adaptada para diversas áreas.
O Google Allo, novo aplicativo da gigante das buscas e concorrente do WhatsApp, já incorpora uma série de novidades que só são possíveis por causa da ação dos chatbots.
2. Data insight e o conhecimento dos clientes
Estou falando daqueles dados que são coletados e registrados em sites, apps e páginas que visitamos na internet.
Pensando num público bem geral, pouca gente dá importância para isso hoje em dia. Entretanto, os profissionais de comunicação e marketing digital mais antenados já deram os primeiros passos e perceberam que é possível extrair informações e insights desses dados.
Quer um exemplo disso? A Waze, o Google Maps, Yelp, os aplicativos de compras e o Google Shopping. Todos eles armazenam informações sobre o comportamento do usuário.
Uma oportunidade única de você conhecer os clientes e possíveis clientes quando eles acabaram de começar a interagir com o seu produto ou serviço.
3. Realidade aumentada
A realidade aumentada tem se destacado recentemente, e deve ascender ainda mais nos próximos anos. Aplicativos que simulam situações reais e interativas em jogos, na decoração de interiores e na área de turismo, por exemplo.
Todos eles usam e abusam de algumas tendências e avanços tecnológicos que vêm invadindo o nosso cotidiano há algum tempo.
A cereja do bolo é a sua utilização para fins de marketing digital. A realidade aumentada pode ter todo o seu potencial explorado para chegarmos a uma experiência do usuário perfeita.
Ah, e por falar em experiência do usuário, user experience ou UX, não deixe de acessar o nosso post que trata desse assunto aqui.
4. Realidade virtual
Sim, existem algumas diferenças entre RA e RV. A realidade virtual não possibilita uma interação tão completa como a realidade aumentada, mas também é um mergulho profundo no mundo virtual.
Vídeos 360°, RIFTS e VR Boxes são algumas dentre muitas tecnologias que despertam o interesse do usuário pela virtualidade desses mundos.
Uma fatia considerável do mercado atual já aderiu a essa tendência, com destaque para a indústria dos videogames. Podemos supor que a próxima novidade seja a aplicação dos pressupostos da realidade virtual e nas estratégias de marketing.
5. Inteligência artificial, a maior das tendências tecnológicas
Existem dezenas de notícias que abordam o avanço da inteligência artificial. Ela é assunto recorrente nos debates científicos, na comunicação e no cinema.
Eu arrisco dizer que a inteligência artificial é a área mais promissora entre todas deste texto, justamente pela mágica que o tema desperta entre pessoas de todas as camadas sociais e níveis de entendimento do assunto.
Além disso, as possibilidades de aplicação da inteligência artificial no mercado tech são muito grandes.
6. Internet das coisas
Hoje, quase todos os seus dispositivos apresentam tecnologia WiFi. Seu smartphone, notebook, videogame e até caixas de som e lâmpadas inteligentes podem ser conectadas à internet.
Na verdade, são diversas tecnologias livres de fios: WiFi, Bluetooth, NFC (Near Field Communication) e várias outras.
Cria-se, com isso, todo um ecossistema que busca centralizar a operação de vários aparelhos em um único app.
A conectividade e autonomia de mídias interativas e eletrodomésticos como aparelhos de televisão e refrigeradores vai ganhar ainda mais força nos próximos anos.
O aumento da conectividade em vários níveis e a interação e sinergia entre diversos devices vão aumentar as interfaces de distribuição de conteúdo. Hoje, já é abundante a oferta de aplicativos que transformam seu celular em controle remoto de som, televisão, ar-condicionado, videogame, etc.
Todos eles buscam se integrar, com uma única finalidade: facilitar a experiência do usuário, tornando a nossa interação com esses eletrodomésticos a mais orgânica possível.
Você já parou para pensar que TODAS essas tendências são um mar azul para os profissionais das mais diversas áreas? Aqui no Marketing Digital 360º, a gente fala sobre isso todos os dias.
Comece agora mesmo a pesquisar e se informar sobre elas. Quando elas se confirmarem, você vai colher os frutos de se antecipar às tendências tecnológicas: saltar na frente da concorrência no seu mercado!