O SEO on page é um conjunto de técnicas de SEO que podem ser aplicadas nas próprias páginas do seu site, e que ajudam a melhorar o posicionamento orgânico (isto é, sem pagar) em mecanismos de busca como Google, Bing, Yahoo e outros.
Se você não está familiarizado com o que é SEO, recomendamos que leia nosso artigo sobre o tema antes de continuar neste conteúdo. Lá, explicamos o conceito, para que ele é útil e demos outras dicas introdutórias.
Agora, vamos falar especificamente sobre o SEO on page, esse que é o lado mais simples de executar porém mais amplo da sua estratégia de ranqueamento no Google. Continue a leitura!
7 dicas de SEO on page para o seu site
Há inúmeras otimizações que podem ser feitas em um site para que ele melhore o posicionamento nos mecanismos de busca. Ou seja, o SEO on page é um processo gradual, e deve ser contínuo. A cada nova página, é bom fazer alguns ajustes.
Dentre esses vários pequenos cuidados cotidianos, separamos os principais. A ideia é que você consiga ir realizando pequenas mudanças frequentemente, fazendo com que seu site saia das últimas para as primeiras páginas dos principais buscadores.
1. Saiba usar as palavras-chave
Palavras-chave são termos que vão esclarecer sobre o quê são suas páginas, seja para os usuários na busca, seja para a inteligência artificial do Google. São uma espécie de rótulo para facilitar as coisas.
Usando o site Ubersuggest, você pode saber quais são as palavras-chave mais buscadas e adequar seus conteúdos a elas. Se você usa WordPress, pode usar o plugin Yoast SEO para realizar as otimizações mais facilmente.
Em alguns casos, é necessário interpretar a intenção de busca do usuários, principalmente quando as palavras-chave que ele escolhe não são as melhores para os resultados que procura.
2. Divida o texto em subtítulos
Os buscadores sabem que seu artigo é interessante quando ele apresenta uma hierarquia bem delimitada do conteúdo. Então, você precisa dividir tudo didaticamente, em tópicos.
Na linguagem de programação, essa hierarquia é bem clara quando tem um título principal (chamado em HTML de H1) e, abaixo dele, vários títulos H2, que por sua vez podem se desdobrar em vários H3 etc.
Tenha em mente que quanto maior um artigo, mais ele pode ser desmembrado hierarquicamente, recebendo diversos subtítulos.
3. Capriche na escaneabilidade
Os intertítulos, junto com outras boas práticas, formam o que chamamos de escaneabilidade. Ou seja, certifique-se de que as pessoas possam encontrar o que procuram nos seus textos sem ter de lê-los por inteiro.
As dicas, para isso, são parágrafos curtos, frases curtas, uso de negritos nos trechos principais e a divisão em intertítulos, que já mencionamos.
4. Pense no tamanho do conteúdo
O Google e outros buscadores entendem que um conteúdo é mais aprofundado quando ele é maior. Isso significa que, até onde for possível, você deve tentar elaborar textos mais completos, que expliquem tudo sobre um assunto.
No entanto, mais importante que a quantidade de palavras que tem um conteúdo, é a frequência e a consistência com que você publica esses conteúdos.
5. Poste com frequência
Embora não seja tão frenético quanto as redes sociais (que exigem frequências altas e cansativas de postagens), o Google também valoriza o conteúdo atual. Fora isso, ainda é importante ter consistência.
Ou seja, você deve fazer um planejamento de longo prazo e cumpri-lo, mesmo que isso envolva postar menos vezes no mês. Lembre-se, escolha uma frequência que seja possível e a mantenha ao longo do tempo.
6. Escreva para o usuário (mas fique de olho no Google)
Para fazer SEO on page de qualidade, alguns aspectos técnicos são importantes. Dentre os principais, podemos citar a title tag e a meta description.
Os dois têm a ver com como seus textos aparecem nas páginas de busca do Google e dos outros buscadores. A title tag é o título que vem como resultado da busca (repare que não necessariamente tem que ser o mesmo título do seu artigo).
A meta description é aquele pequeno texto resumindo do que o conteúdo trata, e que fica logo abaixo da title tag. Veja a imagem abaixo:
7. Dê nomes concisos às URL ‘s
Existe um conceito muito caro ao SEO, que é o de URL ’ s amigáveis.
Como você deve saber, as URL ‘s são endereços virtuais, em forma de letras e números, que servem para acessar as páginas na internet. Um exemplo disso é o https://marketingdigital360.com.br na imagem do tópico anterior.
Ter URL ‘s amigáveis consiste em organizar essas palavras de uma maneira que elas façam sentido não apenas para o algoritmo do Google, mas também para o usuário, que muitas vezes tem que decorá-las e digitar na barra de endereço.
Então, as boas práticas mandam usar a palavra-chave para facilitar a leitura e uso:
https://www.seusite.com.br/palavra-chave
Assim fica muito mais fácil de decorar, concorda? Na verdade, em todos os campos do marketing digital e do SEO on page, vale a máxima de que quanto mais simples, melhor. Assim também são construídas as regras de UX e UI Design, por exemplo.
SEO on page, assim como acontece com todas as áreas do SEO, é um assunto complexo, mas que esperamos ter conseguido resumir nestas poucas linhas. Se quiser mais dicas para melhorar o marketing digital do seu negócio, não deixe de baixar o nosso Guia de Marketing Digital para Pequenas Empresas. É grátis!