Este artigo, como o título indica, tem como objetivo ajudá-lo com suas vendas pela internet. Mas ele é, sobretudo, algo mais: um conteúdo sobre conhecimento e como um empreendedor deve lidar com ele.
Gostaria que, após a leitura, você se sentisse convidado a sair do seu lugar de conforto e mais disposto a fazer novas reflexões. Reflexões sobre como reorganizar seu tempo e também a respeito de algo que chamo de “ações de crescimento”.
Então, continue até o fim e descubra as atitudes e formas de pensar que você precisa desenvolver para vender online mais, melhor e com menos esforço.
Compreender seus próprios limites
À medida que o tempo passa, vai ficando mais nítido para nós, do Marketing Digital 360, que os empreendedores já entenderam que as vendas pela internet são o caminho para aumentar o faturamento.
No entanto, eles não parecem muito cientes de que a internet não vende sozinha. Em outras palavras, vender pela internet sempre exige mais de quem está sentado na frente do computador do que da internet.
Se ignorarmos nossos próprios limites, podemos pensar que atrair novos clientes online é algo sem limite de expansão. Mas a verdade é que somos limitados por nossos produtos, a distribuição deles, nosso tempo, nossa estratégia ou maneira de pensar.
Os consumidores estão por aí: milhões e milhões de pessoas conectadas o dia todo, com diferentes dores e problemas, além de um smartphone sempre à mão.
É usando a inteligência que vamos superar esses gargalos mentais ou operacionais e encarar um mar de possibilidades. Você tem feito isso? Quanto tempo por semana dedica a aprender ou aplicar técnicas que visam fazer o empreendimento crescer?
Não estou falando de tempo gasto realizando vendas, atendendo telefone ou emitindo notas fiscais. Quero saber se você aplica bem os minutos mais preciosos de todos: aqueles em que atua estrategicamente para crescer.
Esse assunto é tão importante que eu gravei um vídeo abordando alguns pontos. Se você aprende melhor com esse tipo de conteúdo, não deixe de dar uma olhada.
Saber aonde quer chegar e se organizar
Tem dias em que empreender é sufocante. Se não houver foco e clareza sobre como aplicar o tempo no trabalho, é grande a chance de produzir pouco e terminar o dia se sentindo frustrado e exausto.
Pode ser que as vendas pela internet exijam maior atuação nas redes sociais, mais investimento em anúncios, um site melhor elaborado, redações para um blog, automações de e-mail… só de pensar a gente já fica cansado.
É comum que empreendedores entendam a importância de todas essas ações, mas tenham dificuldades de encará-las como prioridade. Porque são coisas bem diferentes.
Uma pesquisa realizada pela Endeavor em 2016 mostra que os empresários que mais crescem são aqueles que sonham em ter a maior e melhor empresa do seu setor. Os que não crescem pensam seus negócios apenas como uma fonte de renda estável.
Primeiro, precisamos entender que objetivos claros (como ser um líder de mercado) são muito importantes. Depois, são necessárias ações que levem a esses resultados, espalhadas em atitudes operacionais cotidianas.
Priorize as ações de crescimento
O que eu chamo aqui de “ações de crescimento” não é nada genérico. São as atitudes (de preferência diárias) que reúnem 3 características:
- estão fora da sua rotina;
- demonstram um certo nível de complexidade e, principalmente;
- envolvem reflexão, um plano de ação e melhoria.
Pensar modelos de treinamento para o time de vendas, planejar conteúdo para as redes sociais, fazer ajustes no site (com vistas a um objetivo específico, como a venda de um determinado produto) são exemplos de ações de crescimento.
Isso é muito diferente de ações operacionais (lidar com o dia a dia do financeiro, liderar um setor de vendas ou gerar boletos e enviar aos clientes). As ações de crescimento não partem de estímulos externos como seus consumidores ou fornecedores.
Nelas, é você quem dita o rumo que o trabalho vai levar. E se não segurar com pulso firme, tudo acaba ficando pra depois.
A mesma pesquisa da Endeavor que citei destaca que a maior dor do empreendedor brasileiro é gerenciar pessoas.
E não se iluda pensando que, com as atitudes estratégicas, as coisas vão ser diferentes. Para priorizarmos as ações de crescimento, precisamos de gente para cuidar de todas as outras ações do nosso negócio.
Então, treinar lideranças é também uma maneira de liberar tempo para crescer.
Assuma o controle do marketing digital
Nada do que dissemos até aqui diminui a importância do digital.
O que move um negócio são novos clientes, e eles não movimentam apenas o seu financeiro, mas são também fonte de inspiração para novas ações de crescimento. Sua empresa vai se expandir na medida em que as vendas pela internet ficarem mais fáceis.
Não importa se está à frente de um e-commerce, uma lanchonete ou oferece prestação de serviços de consultoria especializada. Para todos os negócios, existe caminho na internet hoje em dia.
E o ponto capaz de reunir todas as ações do empreendedor e melhorar as formas de captar vendas online é o marketing digital.
No entanto, o primeiro passo para fazer o marketing acontecer é o assumimento: colocar as mãos no volante da sua publicidade online, e se responsabilizar por guiar essa máquina. Acredite, isso faz toda diferença.
Falo com a experiência de quem já atendeu mais de 100 pequenos empreendimentos. Dentre eles todos, os que conseguem mais resultados são os que caminham junto com a gente no próprio marketing. Esses não querem perder o controle estratégico.
Aprenda sobre vendas pela internet
O marketing digital também oferece a oportunidade de acumular conhecimento. Não adianta fazer download dos guias mais práticos do mundo, se você não for aplicar o que aprendeu.
Soluções dadas como milagrosas funcionam para uns, mas não para todos. Então, é preciso cumprir o ciclo abaixo:
ideia baseada em necessidade real → aplicação da ideia → avaliar resultados
Se terceirizar seu marketing digital e não acompanhar o processo, você não aprende junto. Está relegando a especialistas o acúmulo de informações que faz o seu negócio crescer. Não seria melhor aprender com e junto a eles?
Terceirizar o marketing digital é muito diferente de terceirizar ações de crescimento. Acostume-se a pensar junto, questionar, colocar ideias em prática, testar, errar, aprender, recomeçar.
Algumas habilidades são intransferíveis.
Invista dinheiro, mas também tempo
Não, não estamos falando em uma fortuna em dinheiro. Pequenos empreendedores podem ter ótimos resultados investindo muito pouco. Conforme o tempo passa, por sinal, o pouco rende cada vez mais.
E tenha em mente que está investindo uma quantia que será revertida em mais vendas e… mais dinheiro! Mas o ponto aqui não é só financeiro, o seu marketing digital também precisa do seu tempo.
Bom, acredito que você se considera sem tempo.
Nenhuma novidade, todos nós nos consideramos assim. Mas quase nunca paramos para pensar sobre prioridades e sobre qual é o retorno de cada uma das nossas ações ao final do dia. Tem muita coisa improdutiva aí ocupando minutos e horas.
Investir bem seu tempo ajuda a reduzir os riscos de investimento. Muitas vezes, o que falta ao empreendedor é um bom plano de marketing digital.
Você pode, por exemplo, dedicar-se a aprender a gerenciar anúncios no Google Ads. Assim, não precisa pagar ninguém para fazer isso, além de conseguir extrair mais resultados dos valores investidos.
E mesmo que você coloque uma pessoa ou uma agência nessa função, o fato de você conhecer como fazer Google Ads permite muito mais controle sobre os relatórios e resultados gerados.
O mesmo exemplo serve para estudo de mercado, análise da concorrência, definição clara do seu cliente ideal e como atrair mais pessoas como ele.
Como você percebeu, as habilidades e ideias mais importantes para você vender pela internet estão fora da sua rotina. Além disso, elas são complexas e exigem um plano de ação bem orientado.
É necessário ter ideias, mas também aplicá-las, acertar, errar, examinar os resultados e começar de novo. Agora, você já tem o primeiro passo para se desenvolver com foco nas coisas certas. Comece agora mesmo a aplicar o que aprendeu aqui!
Se quiser mais detalhes sobre como o marketing digital pode ajudar a organizar sua empresa e trazer mais vendas para você, baixe grátis o nosso guia de Marketing Digital para pequenos negócios. Muitas boas ideias estão contidas lá!