Aqui vai uma informação que pouca gente sabe: presença digital não se resume a ter um site na internet.
Tudo bem que todo mundo quer um cantinho bonito e prático na internet. Um que seja fácil de usar, com informações úteis, descrição de produtos e serviços e ainda um layout que supere o dos concorrentes. Mas as coisas não param por aí.
De acordo com o Internet Live Stats — site que fornece as mais completas estatísticas sobre a internet — já existem mais de 1,3 bilhão de sites na web. Pior, esse número não para de crescer. Eu fiquei hipnotizado olhando para o reloginho deles!
Apesar dessa expansão acelerada, o que a gente vem percebendo aqui na White é que ter um site é “estar” na internet, mas se você quer “causar” mesmo — atrair audiência e negócios online — vai precisar de mais do que isso.
Veja os meus 5 argumentos para o que estou dizendo:
#1. Um site sozinho não traz clientes
A internet mudou nossos hábitos de consumo. Antes de comprar qualquer coisa, pesquisamos no Google, lemos artigos e pedimos opiniões no Facebook. E quanto mais caro o valor da compra, mais tempo dura essa pesquisa.
E se você oferece algum produto ou serviço e a sua presença digital se resume a um site, não vai ser encontrado por quem usa a internet para pesquisar sobre esses produtos e serviços.
Em outras palavras, na era da informação, quem não mantém pelo menos um blog atualizado não costuma ser encontrado por clientes potenciais.
#2. Quem não é visto não é lembrado
Ter um site é como ter uma caixa de cartões de visita guardada no armário. Se você não distribuir esses cartões por aí, ninguém vai lembrar de você no momento da decisão de compra.
Muita gente se preocupa com uma boa aparência e se esquece de desenvolver uma estratégia que atraia pessoas interessadas nos seus produtos. Seu público não vai ser encontrado na internet só porque ele é bonito e é aí que entra a presença digital.
Seus clientes vão vir quando ele for a opção certa no momento certo para as pessoas certas.
#3. O papel das redes sociais na presença digital
Ao ler o argumento número 2, você deve ter pensado: “para ser visto e lembrado tenho então que divulgar o meu site nas redes sociais”. Isso está certo, mas é preciso ir além.
As redes sociais são ferramentas preciosas para expormos nossa marca e produtos e, com isso, atrairmos visitas para o site. Mas elas não podem ser o único complemento dele. Deve haver outros espaços, cada um cumprindo a sua função.
Elas podem ajudar de várias formas, mas cabe a você estipular um objetivo. Se sua expectativa é vender, você precisa construir uma estratégia que envolva vendas, utilizando o que de melhor as redes sociais podem oferecer para cumprir esse objetivo.
Mas fica o aviso: não adianta fazer delas a sua única opção.
#4. Emails e mensagens podem ser automatizados
Lá em cima, quando eu disse que ter um site não é o suficiente para “causar” na internet, é porque estava considerando as diversas formas de comunicação direta e indireta que ela disponibiliza.
Quando você pensa em chats, emails e mensagens instantâneas, isso fica bem claro. Querer que o seu negócio prospere na internet, exige também uma estratégias de relacionamento com seus potenciais clientes.
É preciso dar espaço para emails, interações via chat, WhatsApp e outras formas de comunicação direta. O seu cliente em potencial pode facilmente decidir por uma compra se você conseguir mandar o email certo na hora certa pra ele.
E o mais interessante é que, hoje em dia, existem formas de disparar esse email automaticamente.
#5. Os dispositivos móveis ultrapassaram os computadores
Aqui vai outra informação que talvez você não saiba: hoje em dia, os smartphones já superaram os computadores. Eles são muito mais usados para pesquisar, consumir conteúdo e se comunicar.
Criar um site já dá trabalho, agora imagina torná-lo responsivo, isto é, fazer com que ele se adapte aos diferentes tamanhos de tela de dispositivos móveis? Se o seu site não é assim, saiba que isso é um problema a ser resolvido imediatamente.
Além de tudo isso, ainda há outras tendências tecnológicas em pleno desenvolvimento. O mundo digital a cada dia se torna mais amplo e complexo. Gerações mais novas de consumidores representam potenciais clientes no futuro, e vivem em um mundo mais conectado do que nunca. Entenda o marketing como um todo e esteja preparado para ele!
Espero ter te ajudado a expandir e relativizar a sua visão do funcionamento de uma página na web e mostrado como a presença digital é algo que vai muito além de ter um site. Até a próxima!