O que é remarketing e como fazer sem gastar muito

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O maior motivo de você ter que saber o que é remarketing é o fato de que o marketing digital atual se baseia em relacionamento. Então, não basta criar pontos de contato entre você e seu potencial consumidor, você precisa mantê-los. 

No artigo de hoje, vamos falar sobre como esse processo funciona. Daremos dicas teóricas e práticas sobre como é criar um processo de comunicação com anúncios pagos, abordando a mesma pessoa mais de uma vez, convenientemente.

Continue a leitura e descubra o que é remarketing, quais são as vantagens de utilizar essa técnica — inclusive no YouTube Ads e Facebook Ads — e como ele pode potencializar suas estratégias de venda.

O que é remarketing?

Como o nome dá a entender, remarketing é fazer marketing novamente para a mesma pessoa. Isso, dito desta forma genérica, é tão simples de entender que chega a incomodar. No entanto, o remarketing dá muito “pano pra manga”.

Ou seja, ele abre um leque de estratégias, ao permitir uma segunda — ou terceira, quarta, quinta… — oportunidade de se comunicar com um potencial cliente.

Abre, também, a oportunidade de transformar essa comunicação em um baita transtorno para ele, e é aí que o cuidado deve ser redobrado. Muita gente reclama quando um anúncio de produto “persegue” o usuário internet afora.

Então, como fazer remarketing? Mais que isso, como ser parcimonioso nessa estratégia, estabelecendo pontos de conexão autênticos sem importunar as pessoas? O que é possível fazer para transformar o remarketing em algo poderoso?

Quais são as vantagens de utilizar o remarketing?

Explicando tecnicamente, o remarketing aumenta as suas chances de conseguir consumidores. Já sabemos que boas campanhas levam o produto ou serviço certo à pessoa certa na hora certa.

No entanto, se a compra não é fechada naquela ocasião por algum motivo, você ainda está diante do seu cliente ideal, e vai ter uma segunda chance de falar com ele.

Em outros casos, é possível prolongar um processo de educação desse potencial cliente, levando-o por todo o funil de marketing de um modo muito natural. Ou seja, remarketing é algo processual e infinito.

Como ele pode ser aplicado na sua estratégia?

Para que você não fique perdido, vamos abordar agora alguns exemplos práticos. Para tal, vamos citar os canais mais comuns em que essa técnica pode ser desenvolvida, mas tenha em mente que elas não são as únicas.

A sua criatividade é o ponto de partida para chegar a outras formas de fazê-lo, embora estas abaixo já devam ajudar muito no começo do trabalho.

Remarketing com o Google Ads

A ferramenta de anúncios do Google tem duas categorias principais de publicidade: as que são exibidas na página de pesquisas do Google e aquelas que aparecem em sites parceiros da gigante do Vale do Silício.

Os anúncios de pesquisa são basicamente textos, e aparecem antes de qualquer outro resultado por uma determinada palavra-chave. Na opção dos parceiros, há mais possibilidades: é possível fazer uso de imagens ou vídeos, por exemplo.

É muito comum que quem já fez uma busca por um produto faça isso de novo, e seria uma boa lembrar esse potencial cliente da existência da sua marca.

YouTube Ads

Os anúncios no YouTube são um bom canal para descobrir novos clientes potenciais, mas não apenas isso. Você também pode fazer uso dessa plataforma para manter um relacionamento com eles.

Para tal, é possível criar públicos de remarketing com as pessoas que estão inscritas no seu canal, que viram qualquer vídeo que você já tenha publicado ou mesmo que tenham visto um vídeo em específico, à sua escolha.

Também existe a possibilidade de exibir anúncios em vídeo para as pessoas que já estiveram no seu site ou blog. Assim você adiciona à experiência racional da leitura do conteúdo um ingrediente emocional que só os vídeos conseguem transmitir.

Há também um curioso formato de anúncio em que é possível criar sequências de conteúdos, que vão ser exibidos de uma forma condizente com os hábitos de consumo de vídeo do seu público-alvo.

Remarketing no Facebook Ads

É bom começar dizendo que, apesar do nome, o Face Ads é responsável tanto pela criação de anúncios no Facebook quanto no Instagram.

As possibilidades de remarketing são tantas quanto os canais dessa duas redes sociais: Feeds e Stories de cada uma, anúncios de vídeo In-Stream no Facebook, no IGTV, no Reels, na aba Explorar do Instagram e muito mais.

O Facebook Ads também disponibiliza um código que pode ser inserido em uma página do seu site, o chamado Pixel do Facebook. Por meio dele, você consegue rastrear as pessoas e exibir publicidade no Face ou Insta com base no comportamento e interesses delas.

E-mail marketing

As pessoas costumam subestimar os e-mails, mas eles talvez sejam o mais tradicional — e, muitas vezes, o mais eficiente — canal de remarketing que existe.

A comunicação na caixa de entrada dos seus potenciais clientes não é tão dispersa quanto em uma timeline de uma rede social, e enviar conteúdos em sequência é algo muito natural nos e-mails.

Assim, você ganha tempo e atenção para transmitir sua mensagem, sem a necessidade de usar conteúdo apelativo (no sentido de fazer publicidade que incomoda o usuário).

Se você pensar bem, vai chegar à conclusão de que o remarketing por e-mail tem outras vantagens. Por exemplo, ele é um espaço de conteúdo virtualmente infinito: ao contrário dos outros tipos de anúncio de que falamos aqui, não há limite de caracteres, número de vídeos ou imagens.

É claro que você vai querer impor limites ao conteúdo mesmo assim.

Evite enviar e-mails com frequência excessiva ou pesar a mão no conteúdo. Nada de texto cheio de caixa alta ou todo colorido também. Mantenha a discrição e uma certa neutralidade do discurso.

Se você procura um marketing digital baseado em relacionamento com seus potenciais clientes, com certeza deve fazer bom proveito deste artigo sobre o que é remarketing.

Se quiser continuar os estudos sobre opções de publicidade para o seu negócio, não deixe de ler o nosso Manual Prático de Remarketing no Facebook Ads!

Respostas de 2

  1. Parabéns pelo texto. Estava pesquisando sobre o assunto, pois sei da importância do remarketing. É importante ter uma relação mais duradoura com o cliente. Essas dicas vão ajudar justamente a entender isso.

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