Cuidar da nossa saúde, da aparência e do bem-estar não é uma temática muito recente. Sempre ouvimos e lemos discursos sobre alimentação saudável, exercícios físicos e cuidados com a pele e com o corpo.
Tenho certeza que você segue ao menos uma pessoa no Instagram que é entusiasta do autocuidado, postando semanalmente fotos de alimentos saudáveis ou praticando exercícios físicos.
O setor de estética está em intensa ascensão. Nossos números mostram que nunca se gerou tantos negócios para as clínicas como recentemente. E o mais interessante é que boa parte desse crescimento é graças ao marketing digital.
Aparecer no Google é o primeiro passo
Quando a gente quer se cuidar mas tem dúvidas ou não se sente seguro de conversar com as pessoas, nós vamos no Google e perguntamos. Esse comportamento é muito comum quando o tema é autocuidado.
Alguns setores do mercado têm a vantagem de atingir resultados muito rápidos com marketing digital, exatamente por causa do alto volume de buscas que as pessoas fazem no Google. É o caso dos serviços oferecidos por Clínicas de Estética. Olhem só este relatório que fiz no planejador de palavras-chave do Google Ads:
Na primeira coluna temos os termos de buscas: o que as pessoas escrevem no Google. Na segunda coluna temos o volume dessas buscas. Quantas vezes essas palavras são buscadas no Google todo mês, em todo o Brasil.
Milhares e milhares de pessoas buscam soluções estéticas no Google e se você está à frente de uma Clínica de Estética, você precisa aparecer no Google para essas pessoas. Mas como isso é possível?
Usando o Google Ads
Se você precisa urgentemente de novos clientes para a sua clínica, este é o caminho mais rápido e mais eficiente. O Google oferece espaços de anúncios para as palavras que você tem interesse.
Os anúncios no Google Ads são pagos por clique. Você prepara o anúncio e publica, quem clicar nele é direcionado para o seu site, ou pode já ligar diretamente para você, pelo próprio clique no anúncio. Simples assim.
Para anunciar no Google Ads é preciso ter um pouco de técnica, já que é um ambiente de concorrência. São muitas as clínicas que anunciam e por isso, você precisa caprichar na qualidade dos anúncios e da página de destino, para conseguir se sobressair. Veja só alguns exemplos de anúncios, em uma busca que fiz em Belo Horizonte:
Usando o posicionamento orgânico do Google
Abaixo dos anúncios do Google Ads, que sempre vêm no topo, temos os resultados orgânicos, que aparecem sem que você precise pagar por isso. Normalmente também aparecem referências de locais do Google Meu Negócio e alguns vídeos do Youtube.
Ser encontrado organicamente no Google é uma excelente estratégia mas é incompatível com quem precisa atrair clientes “para ontem”.
Assim como no Google Ads, o posicionamento orgânico no Google, também conhecido como SEO, exige técnicas específicas. A principal delas é a produção de conteúdo relevante, de qualidade, que ajuda as pessoas. Além disso, é preciso respeitar o tempo de maturação desse conteúdo, deixando o Google ir melhorando o posicionamento do seu conteúdo aos poucos. Isso leva meses e, às vezes, anos.
Para dar os primeiros passos no SEO da sua clínica, você vai precisar de um site, cadastrar-se no Google Meu Negócio e produzir conteúdo relevante, de preferência em uma área de blog dentro do seu site. Vale lemrar que você precisa fazer esse conteúdo seguindo as práticas recomendadas de SEO.
Anunciar no Instagram e Facebook
Enquanto as buscas no Google são motivadas por intenções claras, no Instagram e Facebook o comportamento das pessoas é voltado para descobertas. O segmento estético tem muita conexão com a autoimagem e a beleza física, logo, é possível usar anúncios que despertem o desejo em pessoas que não estão necessariamente buscando por isso. Quem nunca viu uma pessoa em forma ou um rosto bem cuidado e desejou fazer o mesmo?
Aqui, eu coloco um ponto fundamental: anunciar é diferente de criar conteúdo e postar. No Instagram e Facebook você consegue extrair muito mais resultados se você usar os recursos de anúncios, segmentando com precisão o público que você quer atingir e a região de atuação.
Você paga por esses anúncios, por clique ou por exibição, mas também consegue extrair resultados quase imediatos.
É importante também postar conteúdo, organicamente, gerando engajamento e atraindo seguidores e fans. Mas, assim como no orgânico do Google, isso não vai trazer resultados imediatos para você, se este for o seu caso.
Sua clínica precisa de um site que gera vendas
O seu site é o local onde a mágica acontece. As pessoas que você atrair no Google e nas redes sociais visitarão o seu site para conhecer a sua clínica.
A dica que dou é: capriche no seu site. Diferente do ambiente do Google e das redes sociais, o seu site é seu e você tem muito mais desenvoltura para criar o que precisar. Não precisa ser um site lotado, cheio de abas e conteúdos infinitos, mas precisa ser um ambiente que transmita segurança, por meio de mensagens claras, bonitas e bem explicadas.
O básico que funciona é: apresentar os diferenciais da sua clínica, incluir depoimentos de clientes satisfeitos, descrever com clareza cada serviço que a sua clínica oferece e ter formulários de capturas de contato. Lembre-se que esses formulários são essenciais para a sua estratégia funcionar. Eles precisam ser bem posicionados e terem uma boa aparência. Lembre-se de não colocar muitos campos para a pessoa preencher, para evitar que ela desista de fazer contato.
Um outro ponto fundamental é: pense no design do seu site primeiro abrindo em celulares e depois em computadores. A maioria dos seus visitantes certamente virá por dispositivos móveis.
Por fim, para que seja um site verdadeiramente completo, crie uma área de blog nele, para que você produza conteúdos periódicos e coloque lá. Essa estratégia vai te trazer bons frutos em médio e longo prazo.
Uma estratégia de vendas eficiente para a sua clínica de estética
O grande boom digital de pessoas que buscam investir nelas mesmas está em pleno pico. Se o seu negócio é uma clínica de estética ou algum segmento relacionado que oferece soluções para essas pessoas, não perca a oportunidade de investir em marketing digital para aumentar, e muito, o seu volume de vendas.
Como expliquei nos itens anteriores, somos mais entusiastas de estratégias de marketing digital movidas por anúncios pagos. Se você tiver um marketing eficiente que não exige investimento em anúncios, vá fundo com ele.
Considere que o investimento trará volume de clientes e, se fizer um bom planejamento financeiro, você vai entender que os investimentos em anúncios valem muito a pena.
Não esqueça também de produzir conteúdo: busque sempre que possível escrever sobre o seu setor, grave vídeos, tire fotos dos seus resultados, colete depoimentos de clientes satisfeitos, e publique sempre no seu site e redes sociais. Esse é um caminho promissor. Conteúdo transmite autoridade!
Para concluir, destaco a importância de você ter um sistema de vendas eficiente e veloz. Sempre que alguém ligar para a sua clínica, preencher o formulário no site ou enviar um direct via Instagram é fundamental você ter um processo claro de atendimento, com abordagens bem feitas e uma boa entrega de valor.
Experimente criar promoções exclusivas, cupons de desconto e outras ofertas e dê munição para o seu setor comercial usar nesses contatos. Aqui no nosso blog, já falamos especificamente sobre estratégias de vendas e vale a pena você conferir.
Nós somos um projeto voltado para ajudar micro e pequenas empresas a crescerem por meio do marketing digital. Se você gostou desse conteúdo, saiba que podemos fazer seus anúncios no Google e nas redes sociais e também criar o seu site, tudo isso em condições muito boas. Dá uma olhada em nossos planos!
Se você leu até aqui, experimente nos pedir uma simulação personalizada de Anúncios Google para o seu negócio. É só clicar no banner abaixo e fazer o pedido. Fique sempre por perto que temos sempre novos conteúdos por aqui. Um abraço.