Em outra época, provavelmente, o que sustentou seu consultório foram as indicações. Entretanto, depender delas tem sido cada vez mais difícil, não é? Como tem andado seu Marketing Odontológico? Ainda dependendo dos seus clientes e ex-clientes para divulgarem o seu serviço? É hora de pensar em novas estratégias.
Com a popularização da internet, os hábitos de consumo mudaram muito. Uma pesquisa realizada pelo SPC Brasil, afirma que 74% dos usuários da internet, utilizam seus celulares para realizar buscas online pelo produto que desejam comprar, mesmo que a compra seja efetivada no meio off line.
Essa é apenas mais uma prova de que é necessário estar presente no meio digital: nas redes sociais e no maior site de pesquisas do mundo, o Google.
Você pode criar uma pequena máquina de pacientes para o seu consultório e, para que isso aconteça, você precisa conhecer um pouco mais sobre o Google Ads, a plataforma de anúncios do Google.
Como criar um anúncio, de que maneira ele é visto pelo público, como investir nesse tipo de marketing e, o mais importante, como lucrar com previsibilidade diante do investimento realizado. Acompanhe:
Onde estão seus pacientes?
Antes de pensarmos na elaboração de qualquer estratégia dentro do marketing, precisamos mapear onde está o seu público alvo e quais os hábitos de consumo dessas pessoas.
Para os dentistas a resposta pode ser bastante ampla, afinal, ir ao dentista regularmente é uma orientação básica de cuidados com a saúde bucal que deve ser seguida por todos
Entretanto, você já deve ter traçado o perfil do público que lhe procura com maior assiduidade, seja para tratamentos simples, como uma limpeza ou para procedimentos estéticos de valor muito mais elevado.
Com o estouro das redes sociais, nos tornamos a geração mais vaidosa que já existiu, e, obviamente, o comportamento de consumo também mudou. Nunca se consumiu tanto, como agora, produtos e serviços relacionados à beleza e bem-estar, indo desde os cosméticos até os mais caros e complexos procedimentos cirúrgicos.
Os últimos números divulgados em 2018, contabilizaram mais de 3 bilhões de usuários de redes sociais e cerca de 4 bilhões de pessoas conectadas à internet. E, entre todos esses números altíssimos, está o Google, somando mais de 100 bilhões de pesquisas por mês em seu buscador. Seja qual for o seu público alvo, ele está presente na internet e procurando no Google, diariamente, serviços como os que você oferece.
Como o Google pode revolucionar o seu Marketing Odontológico
As empresas compreendem a grandeza e o poder que o Google tem diante dos usuários da internet. Uma prova disso é a arrecadação anual astronômica que o maior site de buscas do mundo realiza.
A gigante encerrou 2018 avaliada em mais de 730 bilhões de dólares! E pode ter certeza: boa parte dessa fortuna vem dos investimentos em anúncios Google. Caso você ainda não tenha uma campanha no Google anunciando seu consultório, possivelmente, alguns dos seus concorrentes já estão fazendo isso.
Uma das facilidades encontradas nessa plataforma é a possibilidade de entrar e sair dela a qualquer momento e, ainda, investir valores variados, de acordo com o seu orçamento para aquele período.
Entendendo o Google Ads na prática
O Google Ads é a plataforma do Google que dá visibilidade a uma empresa ou profissional por meio de anúncios pagos.
Você já deve ter se deparado inúmeras vezes com esses anúncios, quando realizou uma pesquisa relacionada a algum produto ou serviço que deseja adquirir, seja um tênis, uma viagem, serviços de encanamento ou, quem sabe, a compra de uma casa.
Para que esses anúncios apareçam em seus resultados de pesquisa do Google, uma palavra-chave foi utilizada como gatilho.
Por exemplo, em um anúncio criado para o seu consultório odontológico, poderíamos utilizar a palavra chave “dentista” como alavanca para que o seu negócio seja exibido.
Antes de escolher essa palavra-chave, é importante levar em consideração o volume de buscas que ela possui mensalmente. Ou seja, quantas pessoas buscam por um serviço por meio de um termo de busca específico. Essa informação pode ser obtida na própria plataforma do Google. Veja o exemplo:
Na imagem acima, exibimos um print do planejador de palavras-chave do Google Ads. 135 mil pessoas, todos os meses, digitam o termo “dentista” em suas pesquisas pela internet. Incrível, não é mesmo?
No Google Ads você não paga pela exibição do anúncio, apenas quando ele receber algum clique. Dessa maneira, o alcance pode ser ainda maior e o os cliques se tornam cada vez mais qualificados, levando em consideração a clareza do serviço apresentado ali.
Ter um bom site faz toda a diferença na estratégia
Não se trata de ter um site bonito e chamativo, mas de um ambiente apto a recepção dos usuários, apresentando informações claras, objetivas e sem dificuldades para lhe contactar, seja por meio de um telefonema, envio de WhatsApp ou preenchimento de um formulário de solicitação de contato. Atrair um contato pelo seu site, é também conhecido como “conversão”.
Conversão é toda ação realizada dentro do site na qual o usuário informa seus dados (nome, email e, às vezes, telefone), em troca de algum conteúdo que você ofereceu para download ou para que você o contate.
Quando uma conversão ocorre, o usuário passa a ser chamado de lead (jargão do marketing digital), tornando-se uma oportunidade para que você explique a ele mais sobre o seu consultório, por email, WhatsApp ou telefonema.
Entretanto, utilizando-se desse tipo de estratégia, é muito comum acontecerem as chamadas “levantada de mão”. Nesse caso, o usuário decide contratar o seu serviço ou comprar o seu produto apenas lendo as informações do seu site, sem a necessidade de um segundo apelo comercial. E, claro, esse é considerado o melhor dos cenários. Na prática, isso vai representar mais pessoas ligando para o seu consultório!
Pontos de contato: formulário, telefone e WhatsApp
Vale a pena reforçar a importância dos pontos de contato que serão disponibilizados por você nessa estratégia.
Mesmo que você considere informal demais, o WhatsApp tem se mostrado uma ferramenta valiosíssima no setor comercial das empresas. Caso um pedido de contato seja realizado no site, é fundamental que ele seja respondido em até 24 horas.
Diferentemente do WhatsApp, os telefonemas dependem da disponibilidade do cliente para que você dê início a uma conversa. Entretanto, em uma conversa fluida desse tipo, a possibilidade de fechar uma venda é ainda maior do que em mensagens pelo aplicativo.
O formulário é a sua porta de entrada para que o envio de mensagens e telefonemas sejam solicitados pelos visitantes do seu site. Por isso, certifique-se de que nenhum problema técnico impeça esses pedidos de chegarem até você.
Depois disso, é hora de deixar o seu setor comercial agir, mesmo que, por enquanto, esse setor seja composto por você ou uma secretária.
Intensificando sua estratégia
O mais interessante em uma estratégia de marketing odontológico, feita na plataforma de anúncios do Google, é que a sua campanha pode ganhar ainda mais força sempre que você considerar interessante.
Da mesma maneira, você também pode, quando considerar o momento certo, reduzir o investimento no Google Ads. Vou te explicar melhor:
Sua campanha tem performado muito bem, o número de clientes cresceu de acordo com o esperado e, depois de realizar novas contratações, você decidiu que está pronto para receber ainda mais pedidos de contatos por meio do seu site. Para que isso aconteça, basta que a verba mensal investida por você seja aumentada.
Como se trata de um investimento com retorno previsível, a conta se torna bastante simples. Quanto mais você investe na plataforma, mais vezes o seu anúncio é clicado no Google, aumentando suas chances de fechar novos clientes.
Contudo, caso você não dê conta da alta procura pelo consultório por falta de pessoal ou estrutura, o investimento pode ser reduzido para que seu anúncio receba menos cliques. Porém, esse não é o melhor cenário para nenhum empreendedor, não é mesmo?
O marketing odontológico do seu consultório pode ser facilmente garantido pelo Google Ads e lhe gerar lucros reais. Nossa agência é especializada nesse tipo de serviço e, caso tenha restado alguma dúvida, converse com a gente. Entre em contato conosco e aproveite os benefícios do Google Ads para o seu negócio.