Marketing em tempos de crise: o que você precisa saber

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Este artigo não é tão otimista quanto outros que você leu, mas também não é tão pessimista quanto o seu time comercial, neste momento. A diferença é que, em vez de falar sobre crise em tempos de marketing, vou falar de marketing em tempos de crise.

Afinal, em qualquer evento ou reunião comercial, hoje em dia, basta você dizer as palavras “marketing” e “crise” próximas uma da outra para virar o centro das atenções. A grande questão é o que vem primeiro lugar.

Leia até o fim e vou te dar alguns insights menos óbvios e mais difíceis de colocar em prática para lidar com a crise. Porém, garanto, eles são muito mais eficientes do que os que você lê por aí.

Pense em crise sim

Os reflexos da nossa situação econômica já são evidentes para quase todo mundo e nós, do Marketing Digital 360, também sofremos com isso, inclusive eu falei sobre o assunto, há cerca de um ano e meio.

Nesses últimos 30 meses, nosso time cresceu e a quantidade de clientes também. Contrariando o panorama econômico instável, acumulamos experiências variadas e ampliamos a nossa capacidade de entrega de resultados de marketing digital.

Mesmo assim, a crise se tornou quase um personagem das nossas reuniões. E não só das nossas. Ela tem cadeira cativa na mesa de qualquer evento comercial do país.

A crise existe

Qualquer coisa que diga o contrário disso, é discurso motivacional. Não sou muito adepto desses artigos que tapam o sol com peneira, abafando nossa perspectiva racional com frases de efeito.

Acredito, sim, que é possível crescer com a crise. Mas, aqui no Marketing Digital 360, por exemplo, tivemos um rodízio de clientes nos últimos meses. Aqueles que saíam, culpavam a crise, embora reconhecessem o valor do nosso trabalho.

Estou convicto de que, quando alguém corta um serviço de marketing em tempos de crise, ele falhou em entender pelo menos uma de 3 coisas:

  • Que o marketing digital é o único aliado que ele tem para superar a crise.
  • Que o que o Marketing Digital 360 faz é criar uma estratégia para nossos clientes e colocá-la em prática. E que a estratégia se adapta ao contexto econômico da empresa, entre outras coisas.
  • Que quanto mais informações trocarmos aberta e francamente com nossos clientes, melhor vai ser a solução que vamos criar. 

Afinal, nos apoiamos no Inbound Marketing para seguir em frente. Estamos mais empenhados em estimular nossos clientes a aprender junto com a gente e temos ainda muita estrada pela frente nesse desafio.

Economia escassa leva ao desemprego, que baixa o poder de compra, que diminui as vendas, que obriga a cortar gastos e provoca desemprego. Esse é o ciclo vicioso da crise.

Ainda bem, muitos empreendedores continuam quebrando esse ciclo e batendo à nossa porta. Estes dão show de resultados em tempos de crise.

Veja o que eles têm de diferente e que você deve aprender:

Não entre em pânico

A pergunta que todo cliente faz é se dá pra pular a campanha de teste e ir direto para um marketing agressivo que vise apenas a conseguir novos clientes.

E eu sempre respondo: “bom, para fazer omelete, você tem que quebrar alguns ovos”. Não há resultados sem testes. Boa parte das empresas que nos procuram querem conhecer melhor os seus clientes atuais e os seus clientes ideais, mas não sabem disso.

Assim como acontece com tudo na vida, a gente não faz testes porque quer, mas sim porque não existe outro caminho. Nós, profissionais de marketing digital, lemos muito, trocamos experiências, fazemos networking e testes. Só assim podemos atingir os resultados que os nossos clientes esperam.

Aqui na White, testamos as ações de marketing próprio e dos nossos parceiros, testamos processos, ferramentas, divisão de responsabilidades, organização de setores e por aí vai. Por sinal, as boas ferramentas de marketing digital e plataformas de mídias sociais têm funções específicas para testes.

Não entre em pânico diante da crise. Continue testando e aprimorando seus mecanismos, que o resultado virá.

Mantenha-se fiel à estratégia

Você sabe de que maneira um alto volume de curtidas e compartilhamentos no Facebook influencia no seu faturamento? Não? Pois deveria pesquisar isso.

É comum recebermos algumas empresas — em geral, as menores — que chegam até a gente se dizendo insatisfeitas com seus resultados. Muitas vezes, essas empresas contratavam freelancers ou agências  para cuidar do seu marketing digital, mas se concentravam em métricas de vaidade. Essas métricas satisfazem o ego de muita gente, mas mudam pouco ou nada o relatório de vendas.

A melhor forma de explicar a diferença entre métricas de sucesso e de vaidade é examinando esses relatórios. Por esse motivo, nossa estratégia Inbound mede, principalmente, 3 coisas:

  • Tráfego do site
  • Geração de leads
  • Vendas

Essas métricas se relacionam naturalmente: quem consegue tráfego no site é capaz de gerar leads. E quem gera leads pode qualificá-los e vender para eles. Sobrepostas, essas 3 métricas formam o funil que serve de base para as nossas estratégias.

Uma vez que tenhamos associado e compreendido esses dados básicos, podemos encaixar outros, auxiliares.

Buscar imediatismo ou métricas de vaidade nos resultados — o que parece ser uma febre no marketing em tempos de crise — reforça a necessidade de elevarmos o debate com os nossos clientes a um nível estratégico.

O ideal é manter as mesmas métricas, fazer ajustes e debater um funil de marketing e vendas, em vez da cor de um logo ou a imagem de um email.

Estratégia sempre!

Separe o joio do trigo

A forma mais simples de pensar o marketing digital sem se perder em métricas de vaidade é construindo a sua “máquina” de geração de leads.

Acredite, não há estratégia anti-crise mais eficiente para a sua empresa. Captar, na internet, o interesse de potenciais clientes, se relacionar com eles com base em conteúdo, solucionar problemas oferecendo produtos, isso é marketing em tempos de crise.

O resto é crise em tempos de marketing. Ou autoajuda corporativa, o que pode ser muito pior.

Aceite que a crise existe, lide com ela sem pânico, com métricas reais e sem a tentação de mudar de ideia o tempo todo. Aqui no Marketing Digital 360, fazemos assim.

Sofremos com a crise, mas a vencemos todo santo dia!

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