Estratégia de marketing: ela com certeza é diferente do que você imagina

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Há diversas maneiras de abordar uma estratégia de marketing.

De fato, se você parar para pensar, vai perceber que esse é um conceito até certo ponto genérico. Mesmo assim, não é qualquer conjunto de ações tomado por sua empresa para divulgar produtos ou serviços que se configura em uma estratégia real.

Por sinal, este é o objetivo deste artigo: ajudar você a perceber que a estratégia está menos no que você faz e mais no porquê de você fazer. Se tiver esse conceito bem claro, tudo passa a fazer mais sentido e as vendas começam a acontecer.

Quer colocar um propósito nas coisas que você faz e parar de apenas acompanhar opiniões e tendências? Então, continue a leitura e entenda o que é uma estratégia de marketing, para que ela serve e veja sugestões para usar os canais certos para cumprir cada uma das etapas. 

Estratégia de marketing: partes ligadas em um todo

Um erro comum que ajudamos os clientes do Marketing Digital 360 a corrigir é a falta de visão de todo do marketing digital.

Vira e mexe, alguém nos procura com objetivos prontos: melhorar o engajamento no Instagram, ter melhor taxa de abertura nos e-mails ou gerar mais leads no site. Tudo isso pode ser importante numa estratégia, claro, mas as coisas não começam por aí.

O primeiro passo é fazer um diagnóstico profundo do estágio de vendas e marketing da empresa. Isso envolve compreender os consumidores, seus anseios e a adequação do produto a esse público, para só então começarmos a tomar decisões.

Muita gente acha que tem algum detalhe que vai fazer tudo decolar, mas não é o detalhe que faz a diferença, é o todo. Então, a estratégia de marketing é isso mesmo, uma visão de um local estratégico (isto é, de cima, do todo) do negócio.

Uma vez que você contempla sua própria empresa dessa forma, vai perceber que há algumas funções básicas do marketing digital em qualquer negócio e que são elas que merecem sua atenção.

Confira, abaixo, os canais de marketing aplicados a cada etapa do funil de vendas da sua empresa, como sugestão para começar.

Canais para atrair público

Essa etapa é aquela em que você atinge pessoas que nunca ouviram falar do que você oferece. A rigor, elas talvez nem saibam que precisam de algo, e você deve dar um primeiro passo em um relacionamento, não em uma venda.

Então, um artigo de blog impulsionado utilizando verba no Google Ads pode ser perfeito, principalmente se estiver orientado a alcançar o maior número de pessoas possível, sem tantos critérios seletivos em um primeiro momento.

O funil é assim: pode ser alimentado com tráfego pago, e a gente começa com quantidade e depois vai separando o joio do trigo.

As redes sociais também são bons canais para isso e, também no caso delas, para haver alcance, a mídia paga é fundamental. Há ótimas opções de segmentação para chegar às pessoas que podem ter interesse pelos seus produtos ou serviços no futuro.

Canais de marketing para influenciar a consideração de produto ou marca

Esse é aquele ponto do funil de marketing em que alguém percebe que tem um problema e começa a cogitar uma solução.

Essa etapa pode ser cumprida pelo seu marketing ou não. Pode ser que os potenciais consumidores que você conseguiu na etapa anterior virem essa chave por causa dos seus conteúdos; também pode ser que eles já cheguem até você nessa etapa.

Seja como for, aqui é onde é mais crucial investir em relacionamento. Logo, as sequências de e-mail (fluxos de nutrição) são ótimos canais para abordar esse público.

Outra opção é realizar webinars. Conteúdos educativos e mais profundos devem ser sua grande aposta para gerar a consideração de um produto ou marca. 

Canais para realizar as vendas

Esses são, provavelmente, aqueles que você conhece melhor. Há quem venda pelo Instagram, outros conseguiram transformar o próprio site numa máquina de vendas.

Também tem gente que é mais propensa ao bom e velho telefonema. Não são raros os setores em que a venda depende demais do presencial, e por mais que a tecnologia avance, deve continuar assim.

Seja como for, se tiver cumprido as etapas anteriores à risca, tudo aqui fica mais rápido, fácil e barato. É claro, se você tiver um método de vendas.

Canais para fidelizar público

Isso é algo que já tem sido falado há um bom tempo, mas parece não ter sido devidamente assimilado pela maior parte dos empreendedores: fidelizar sai mais barato e é mais fácil de fazer.

Para além de caros Serviços de Atendimento ao Consumidor (SAC) ou o tão falado Customer Success (Sucesso do Cliente), há formas baratas e automáticas de manter os clientes por perto.

A melhor é o e-mail, sem sombra de dúvidas. Lá, você pode programar uma série de conteúdos que ensinam como as pessoas podem usar melhor seus produtos e serviços.

Depois, é possível também colocar em prática estratégias de upsell e cross selling, conseguindo vender mais para uma mesma pessoa ou ajudando-a com um pacote melhor dos seus serviços.

Ouvir falar sobre uma estratégia de marketing não pode levar você a pensar em algo genérico. Muito menos, pode ser desculpa para perder tempo nos detalhes e esquecer-se do todo.

A ideia é sempre a de estar em um local alto e estratégico, como alguém que consegue ver todo o terreno de uma vez, com seus pontos mais íngremes, estáveis e acidentados. Só esse tipo de visão facilita as decisões.

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