Até 2022, a internet será uma ajudadora e tanto para a movimentação de US$ 4 trilhões nas compras de varejo em mercados emergentes, segundo uma pesquisa realizada pelo The Boston Consulting Group (BCG). E, evidentemente, os links patrocinados serão grandes colaboradores na somatória dessa quantia.
Para quem procura por o que fazer para vender mais, a resposta está em apostar no meio digital e nas facilidades que alguns canais de venda online oferecem, como os links patrocinados no Google Ads, em redes sociais e marketplaces.
Não é necessário ser um expert no assunto para surfar nesse mar de oportunidades que é anunciar e vender pela internet. O próprio micro e pequeno empresário pode assumir essa frente em sua empresa, caso seja do seu interesse e possua tempo hábil para isso. Veja como:
O que são links patrocinados
Os links patrocinados nada mais são do que anúncios pagos. Os links patrocinados mais conhecidos são feitos no Google Ads. Mas existem dezenas de outras plataformas.
Qualquer link clicável e pago pode ser considerado como um espaço patrocinado. Comumente, esses links são anúncios que objetivam vender algum tipo de produto ou serviço, tendo como grande vantagem o destaque recebido em relação aos demais links na mesma página. Veja o exemplo:
Na imagem anterior, o termo utilizado no buscador do Google foi “bonecas de pano”. Percebeu como a tela ficou tomada por links patrocinados? Os demais sites que aparecem de maneira orgânica (sem patrocínio) apenas serão vistos caso o usuário role a tela para baixo.
Entretanto, engana-se quem acredita que links patrocinados são apenas aqueles que aparecem no resultado de buscas do Google.
Bing e Yahoo!
Além do Google, existem outros players de busca nesse mercado, como o Bing e o Yahoo.
O Bing é o buscador oficial da Microsoft. Com um designer bonito, resultados rápidos e uma sessão de notícias atrativa tornou-se um dos concorrentes mais páreos para o Google.
A plataforma Microsoft Advertising, anteriormente chamada de Bing Ads, é parecida com o Google Ads e, aliás, pode importar seus anúncios do Google para lá facilmente, poupando bastante tempo.
Apesar do Yahoo! ter um buscador a parte do Bing, a plataforma de anúncios de ambos é a mesma, o Microsoft Advertising. Todos os anúncios feitos no Bing são automaticamente exibidos em resposta às buscas realizadas no Yahoo!.
A vantagem indiscutível do Google sobre as demais plataformas de pesquisa, além da possibilidade de implementação de remarketing, é o seu volume de usuários diários.
Todos os dias, no Google, mais de 3,5 bilhões de pesquisas são realizadas, totalizando mais de 1,2 trilhão de buscas por ano.
Marketplaces: Mercado Livre e OLX
Outros players de mercado podem ser utilizados para patrocinar links e dar destaque ao seu anúncio, como o Mercado Livre e a OLX. As empresas foram criadas em Buenos Aires e Amsterdam, respectivamente, e representam grande parte do mercado de compra e venda pela internet na América Latina.
A OLX oferece 4 modalidades de anúncio pago: básico, prata, ouro e diamante. O que os diferencia é a quantidade de vezes que o seu anúncio será exibido no topo das buscas feitas na plataforma.
Assim como a OLX, o Mercado Livre oferece planos com praticamente os mesmo nomes: Diamante, Ouro e Prata, com a mesma promessa de exposição do seu anúncio com maior destaque que os demais não patrocinados.
Ainda, existe uma tabela de preços para cada tipo de serviço anunciado, como carros e empreendimentos imobiliários, sem um padronização de preços e participação no valor da venda.
Links patrocinados no Google
Os links patrocinados no Google Ads estão disponíveis desde os anos 2000 e se tornaram a maior fonte de lucros do Google, graças aos resultados que a plataforma entrega aos seus usuários.
Para anunciar seus produtos ou serviços no Google Ads, resumidamente, basta seguir 5 etapas. São elas:
- Seleção do objetivo: receber mais chamadas na sua empresa, atrair mais visitantes para sua loja física ou direcionar as pessoas ao seu site;
- Decida onde anunciar: escolher em que país, cidade, estado ou raio de distância você deseja ter seu anúncio exibido;
- Criação do anúncio: inclua frases ou imagens para criar anúncios de formatos variados;
- Definição de orçamento: defina um limite mensal e informe o quanto quer gastar com os anúncios.
- Publicação dos anúncios: após criada a campanha, seus anúncios serão exibidos quando as pessoas pesquisarem pelos termos de busca que você definiu.
Uma das vantagens desse serviço é a precificação. Você não paga pela exibição dos anúncios, mas apenas quando um deles for clicado.
Uma vez que o seu orçamento já foi definido, os anúncios deixarão de aparecer quando o orçamento se esgotar. Dessa maneira, mesmo que o valor esteja cadastrado no seu cartão de crédito, você nunca será cobrado a mais.
A exibição dos seus anúncios que garantirá novas oportunidades de negócios para você. Sendo assim, calcule exatamente o seu orçamento diário para que todos os dias do mês você seja exibido e encontrado no Google.
Por exemplo: observando as finanças da sua empresa, você decidiu investir, mensalmente, R$500 em anúncios do Google. O ideal é dividir esse valor pela quantidade de dias daquele período para que esse valor dure até o final do mês. Sendo assim, o investimento diário será de R$16, aproximadamente.
Para alguns ramos de negócio, onde o espaço no Google é um pouco menos concorrido, essa quantia resultaria em mais de 300 novos pedidos de orçamento para a sua empresa.
Como funciona a compra de links patrocinados
Vamos considerar que o dono de uma loja de sapatos ortopédicos pode criar seus anúncios no Google Ads com base na palavra chave “sapatos ortopédicos”. Mas, outros donos de lojas do mesmo ramo também podem criar anúncios parecidos usando a mesma palavra-chave. Como o Google irá definir qual anúncio será exibido primeiro?
No Google Ads, a exibição dos anúncios passa pelo “Leilão do Google”. Em milésimos de segundo, antes de um anúncio aparecer como resposta à sua pesquisa no buscador do Google, ocorre um leilão entre concorrentes da mesma palavra.
Pode parecer complexo, mas o leilão do Google Ads acontece para definir a ordem em que os anúncios aparecerão, quais deles serão exibidos em resposta a quem realizou a pesquisa e quanto custará o clique.
CPC – Custo por Clique
Ao criar um anúncio, podemos definir um “lance”, ou seja, qual o valor máximo você estaria disposto a pagar por um clique. Suponhamos que as seguintes pessoas definam as seguintes quantias para seu CPC:
- Maria: R$5
- João: R$4
- Aline: R$3
- Marta: R$2
- Gustavo: R$1
Isso não quer dizer que Maria pagará R$5 reais em seu CPC, mas apenas o suficiente para ganhar do próximo colocado, ou seja, Maria pagará R$4,01 pelo lance, e assim respectivamente.
O exemplo acima é de um leilão simples, onde apenas o dinheiro foi levado em conta. Entretanto, outros fatores são considerados para que um anúncio seja exibido, como o seu índice de qualidade.
Índice de qualidade do anúncio
O Índice de Qualidade é uma estimativa, feita pelo Google, que determina o nível de qualidade dos seus anúncios, das palavras-chave escolhidas e da página de destino. Sua classificação vai de 1 a 10.
O que determina realmente o que fará um anúncio aparecer primeiro que os demais nas buscas do Google, é o Ad Rank, que é composto pelo índice de Qualidade x o lance máximo de CPC.
Dessa maneira, mesmo que um lance seja muito alto, mas o IQ seja muito baixo, o anúncio não será exibido antes dos demais. Veja como funciona:
Como aumentar seus lucros com os links patrocinados
Não há dúvidas de que investir em Marketing é a saída mais rápida para aumentar os lucros do seu negócio. Todavia, isso só acontece quando você direciona o seu investimento para um público qualificado e pronto para comprar de você.
Com os links patrocinados, garantir essa segmentação é muito mais fácil, uma vez que você paga para ter seu negócio exibido apenas para quem procura por produtos e serviços como o seu, como é o caso dos anúncios do Google Ads.
Com os links patrocinados você pode criar a sensação de oferta irresistível e imperdível. Crie o senso de urgência em quem irá visualizar seus anúncios. Para isso, basta utilizar frases como “inscrições limitadas”ou “enquanto durarem os estoques”.
Outra dica é valorizar as suas possibilidades de desconto, seja citar o frete grátis ou a possibilidade de parcelamento do valor.
Depois disso, basta reinvestir uma parte do lucro para aumentar ainda mais a sua capacidade de alcance com a estratégia de marketing de você traçou.
Os anúncios do Google Ads, além de ser a maneira mais econômica, de lucros e investimentos previsíveis, é uma das estratégias de marketing mais simples de serem implementadas.
Se você quiser experimentar a força dos links patrocinados para o seu negócio, faça uma simulação de como ficariam seus anúncios Google e invista em links patrocinados para fazer sua empresa crescer.