Afinal, como funciona o leilão de anúncios do Google? Existe uma estratégia padrão de lances? Qual a melhor estratégia de lances?
Qual sua estratégia de marketing?
Para entender tudo sobre o sistema de lances do Google e como ele funciona, é preciso antes de mais nada ter uma percepção exata sobre a importância de uma boa estratégia de venda para seu negócio. Em seguida, é necessário entender qual o objetivo de marketing. Isto é, entender qual é o resultado esperado de cada campanha de anúncios. Ele pode ser gerar visualizações dos anúncios, aumentar as vendas ou intensificar o tráfego para o site. Cada uma dessas opções leva a um leilão e uma estratégia de lances diferente.
Sistema de leilão do Google, o que é?
É preciso compreender como funciona o sistema de leilão e posteriormente entender para o que servem os lances.
O leilão é um processo que acontece toda vez que uma pesquisa é feita no Google, e determina se um anúncio será exibido e a ordem que ele estará ranqueado. O fator dinheiro não é o único determinante para um anúncio ser exibido ou ser bem ranqueado. Isso acontece porque o Google entende que não basta apenas injetar dinheiro para projetar a exibição de um anúncio, e sim ter um bom índice de qualidade do anúncio. Portanto, o fator determinante para o anúncio aparecer antes dos demais é o AdRank, que tem a composição: qualidade vs. lance máximo de CPC. Veja a tabela abaixo:
Anunciante | Lance CPC | Índice de Qualidade | AdRank | Posição | ||
A | R$4,5 | x | 10 | = | 45 | 1º |
B | R$3,5 | x | 10 | = | 35 | 2º |
C | R$4 | x | 8 | = | 32 | 3º |
Com o exemplo acima podemos identificar que a qualidade do anúncio foi o fator determinante para o bom ranqueamento do anunciante B no leilão. Ele deu um lance menor do que o anunciante C e ficou melhor posicionado.
Como aumentar a qualidade do seu anúncio?
O Google utiliza de uma série de critérios para definir a posição de um anúncio na tela de resultado de buscas, entre eles está incluído o respeito às políticas do Google, a necessidade de ter um site leve e responsivo, dentre outros.
A fórmula exata para melhorar a qualidade do seu anúncio, o Google não divulga. Mas sabemos que existem 3 fatores fundamentais para otimizar a qualidade do anúncio:
- O CTR (taxa de cliques, ou Click through Rate) que significa o número de cliques no anúncio, dividido por quantas vezes ele foi exibido. É um grande indicador de eficiênca do anúncio. O CTR indica se o anúncio está sendo realmente interessante para as buscas dos usuários.
- A Relevância. Basicamente é a forma que o Google tem de identificar se as palavras-chave do seu anúncio e do seu texto dialogam entre si e com as buscas dos usuários. Este segundo indicador, automaticamente nos leva ao terceiro indicador.
- a Relevância da Página de Destino, que nada mais é do que o Google lendo a página de destino do anúncio. Esta precisa conter as palavras-chave dos anúncios, conteúdo relevante e original e o mínimo possível de “poluição”: com pop-ups e banners. O Google Ads entende que isso prejudica a funcionalidade e a navegabilidade do site.
Estratégias de lances
Os anúncios no Google têm várias opções de lances e o que diferencia cada um é o objetivo esperado com os anúncios. Por exemplo: Para aumentar o tráfego de um site recomenda-se a estratégia de maximizar cliques, porque com essa estratégia, o google define automaticamente os lances, para conseguir o maior número de cliques dentro do orçamento disponível. Vejam outras estratégias possíveis:
- Estratégia de CPA desejado: É a estratégia que define automaticamente os lances, tanto na rede de pesquisa, como na rede de display, com o objetivo de aumentar ao máximo o número de conversões dentro de um Custo por Ação (CPA) definido. O custo por ação pode ser maior ou menor do que o valor desejado definido previamente.
- Estratégia parcela de impressões desejada: o objetivo com essa estratégia é primordialmente aumentar a visibilidade. Ela consiste em definir os lances automaticamente a fim de exibir seu anúncio na primeira posição, ou na parte superior em qualquer posição da primeira página no Google.
- Estratégia de ROAS desejado: é a estratégia de retorno sobre investimento publicitário. Utilizando essa estratégia, as configurações automáticas dos lances são voltados para receber conversões dentro do valor esperado de investimento. É uma estratégia padrão para campanhas individuais. Por exemplo: se a sua meta é receber R$10 a cada R$2 investidos em anúncios, seu ROAS desejado seria de 500%. (R$10 / R$2 X 100% = 500%).
- Maximizar conversões: estratégia utilizada para maximizar o número de conversões sem que estoure o orçamento inicial.
- Maximizar o valor da conversão: praticamente igual a estratégia de maximizar conversões, porém com um detalhe muito importante. Neste caso, a estratégia é totalmente focada na campanha sem que estoure o orçamento inicial.
Como você pode ter visto, o leilão do Google Ads e as estratégias de lances deixam claro que os resultados não são gerados apenas pela capacidade de investimento, como muitos pensam, e sim por uma uma estratégia adequada e uma boa qualidade dos anúncios. Eu aconselho muito que você escolha bem a sua estratégias de marketing, definindo lances precisos e criando um site de qualidade, aos olhos do seu cliente e também do Google.
Se o seu objetivo é investir o mínimo possível para alcançar o maior número de impressões, pessoas ou conversões, você precisa se atentar aos segredos por trás do leilão do Google.