O cruzamento de diferentes mídias que passam uma mesma narrativa é conhecido como Crossmedia. O uso de diversas mídias e plataformas de comunicação existentes no mundo digital e offline para criar ideias, narrativas e histórias simples e fáceis de se contar. Mas não basta postar o mesmo conteúdo em todas, é preciso estimular o público a consumir e interagir nos diferentes meios, com conteúdos que se complementam.
Antes da popularização das atuais plataformas digitais, como Instagram, Twitter e YouTube, o mais próximo da estratégia Crossmedia na publicidade era a Transmedia Storytelling, cujo objetivo é contar uma história, com a marca ou o produto que se pretende divulgar, usando diferentes formatos de conteúdos em diferentes sites na internet, mas convergindo em uma mesma narrativa.
As pessoas estão conectadas por smartphones, tablets, computadores e televisões. Elas também estão aproveitando mais das diferentes ferramentas que cada um desses dispositivos oferecem. Por isso é importante fazer campanhas de marketing utilizando esses vários canais de comunicação.
Uma estratégia de Crossmedia permite a você conseguir mais relevância, fazendo com que seu público acompanhe a história que você criou em diferentes plataformas e dispositivos digitais, como em uma saga de filmes.
Benefícios da Crossmedia
O apelo publicitário de uma história mais criativa e completa causa mais comentários, curtidas e compartilhamentos dos usuários. Esse engajamento é uma forma de termos “conteúdo extra”, gerado pelo próprio usuário, o que deixa a história da sua marca ou produto ainda mais interessante.
Outro benefício é o uso de diferentes plataformas, permitindo o alcance de um público maior. Pensar que todas as pessoas que se interessam pelo seu produto estão só no Instagram ou no Facebook pode impedir você de crescer.
Alguns exemplos
Os exemplos abaixo podem parecer grandes demais se você estiver à frente de um pequeno negócio. Mesmo assim, você pode se inspirar para entender como usar o Crossmedia no seu próprio contexto.
Skol Beats
A marca de cerveja Skol, fez uma campanha bem diversificada para a sua linha de bebidas Skol Beats.
A campanha contou com a divulgação da cantora e garota propaganda da marca, Anitta, no Instagram. Através de uma live e posts em seu próprio Instagram ela fez o anúncio do dia e horário que aconteceria o lançamento, que seria no Instagram da marca. No lançamento foram feitos posts sobre cada um dos novos sabores temáticos de cada um dos signos do zodíaco.
A Beats também começou a lançar vídeos promocionais no Youtube e Twitter mostrando diferentes artistas representando cada signo. Além dos próprios artistas dos vídeos serem dos signos que eles representavam, os elementos de produção que estavam contidos também lembravam características de cada signo.
O engajamento nas redes sociais foi em massa. As pessoas comentavam sobre as bebidas do seu signo e como a construção dos pequenos clipes representavam bem suas características, além da curiosidade que a revelação do próximo representante gerou.
A campanha deu tão certo que em 2021 rendeu uma espécie de reality show transmitido pelo Instagram da marca chamado Ilhados com Beats.
Domino’s
Essa próxima campanha ficou tão grande que se tornou matéria em portais americanos. A franquia de pizzarias Domino’s criou uma campanha chamada “Domino’s Anyware”. O objetivo da campanha era facilitar a ação de pedir uma pizza.
Pode parecer meio bobo se você pensar que existem até mesmo aplicativos específicos para fazer isso hoje em dia, mas a marca quis levar o ato de pedir pizza para outro patamar, permitindo fazer pedidos pelo Twitter, Facebook, Slack e tudo quanto é meio, de forma que a experiência se tornasse simples para seus clientes, facilitando as vendas e ampliando a popularidade da marca nas redes sociais.
Além de expandir o envolvimento nas suas redes sociais, a marca mostrou que explorar diferentes canais da empresa para algo que não é necessariamente o por que deles existirem pode expandir o potencial dos mesmos.
Esse tipo de enredo não é usado somente por marcas, mas também por influenciadores digitais, como os criadores de conteúdos do Youtube que a todo momento criam interações com temáticas do seu canal através de outras redes sociais como o Instagram e o Twitter. São mais simples e pessoais, mas dependendo do serviço que você oferece pode ser a abordagem perfeita.
Como você pode usar Crossmedia no seu Marketing Digital?
E aí? Se sentiu inspirado por alguns dos exemplos acima? Mesmo que eles tenham sido de grandes marcas, com grandes verbas publicitárias, saiba que você também consegue engajar seu público com uma narrativa única, gastando pouco mas com muita criatividade.
O primeiro ponto que você deve pensar é qual o objetivo, o que você quer atingir com essa estratégia. Ter mais seguidores em redes sociais? Levar mais pessoas a conhecerem um produto específico? Aumentar a fidelidade dos seus clientes? Seja qual for, você deve ter ele bem claro na sua cabeça na hora de criar sua estratégia Crossmedia.
Não se esqueça de garantir o envolvimento do seu público, levando ele a interagir com as publicações que você fizer. Como eu disse antes, a narrativa não precisa ser complicada. Se for uma história fácil de transmitir por todos, ela poderá ganhar mais público por meio do boca a boca e se tornará memorável.
Planeje quais as melhores plataformas e dispositivos para o segmento em que você atua e onde se encontra o seu público-alvo.
Pronto, vá à prática com sua estratégia Crossmedia. Na hora de planejar, não se deixe sufocar com a quantidade de possibilidades que cada canal oferece, nem tente ocupar todos os espaços. O principal é você pensar no seu público e sobre as diferentes formas que você pode se comunicar com ele, nos diferentes canais.