O que é copywriting e para que serve a escrita no marketing digital

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Será que em pleno 2021 ainda é importante saber o que é copywriting e empregar as melhores técnicas de escrita do marketing digital?

Repare que vivemos a época dos conteúdos em vídeo, e mesmo os formatos de imagens, tão mais visados que as mensagens em linguagem escrita, não estão nos seus melhores dias.

No entanto, embora as pessoas raramente se deem conta disso, o copywriting está embutido em quase qualquer tipo de conteúdo. Assim, você não vai conseguir fazer bons vídeos ou mesmo ter boas ideias de imagens sem conhecer essa técnica.

Além disso, só porque as pessoas estão mais propensas a assistir coisas, não significa que elas pararam de ler. Estão aí o Twitter, os blogs empresariais e o e-mail marketing que não nos deixam mentir.

No artigo de hoje, vamos ajudar você a melhorar suas técnicas de escrita, explicando o que é copywriting, para que ele serve e como utilizá-lo. Este é o primeiro artigo de uma série que aborda a importância dos textos no marketing digital.

Você vai poder conferir também um outro conteúdo com técnicas de redação aplicadas, um artigo sobre como contar histórias e ainda tirar suas dúvidas sobre SEO. Continue a leitura e entenda por que escrever bem é uma habilidade do marketing digital que está mais valorizada que nunca.

O que é copywriting?

Esse termo em inglês não é um sinônimo puro e simples do ato de escrever. Quando falamos em copywriting, estamos nos referindo a uma utilização mais ampla da escrita, comumente aplicada a fins mais utilitários.

Então, existe o chamado “copy de vendas”, uma modalidade de textos publicitários focados em conseguir novos clientes explicando os benefícios de um produto ou serviço. Também os roteiros de vídeo são um tipo de copywriting, pelo menos quando falamos de vídeos comerciais.

Então, esse termo significa toda ação de venda que englobe a palavra escrita ou falada, desde que ela passe por uma certa elaboração e organização. São áreas nada óbvias do marketing e das vendas como:

  • descrição por escrito de produtos;
  • roteiros para vídeos;
  • detalhamento ou briefing de imagens, em que os elementos são descritos etc.

Ou seja, se você achou que essa técnica diz respeito apenas ao conteúdo escrito de marketing digital da sua empresa (textos de blogs, e-mail marketing e briefings, por exemplo), fez uma interpretação reducionista do significado.

Para que ele serve?

Nos anúncios convencionais de marketing digital e publicidade, há funções específicas para cada elemento. As imagens ou vídeos normalmente têm por papel realçar os aspectos emocionais decorrentes da aquisição de um produto.

Então, é comum vermos famílias felizes, cachorros brincando, crianças sorrindo e outras formas imagéticas que representam o prazer ou a felicidade.

Já os textos têm como atribuição ressaltar os aspectos racionais. Então, fica por conta deles abordar o preço, as formas de pagamento e outros benefícios palpáveis e concretos.

Na gestão de redes sociais, você deve partir do ponto de partida de que o que capta a atenção é a imagem, mas o texto cria empatia e torna a experiência mais próxima e valorosa para a sua empresa.

Há inúmeras técnicas que ajudam nessa racionalização ou aproximação de um potencial comprador com um produto ou serviço. Mas, se você não tiver controle do que escreve, fatalmente seus anúncios ou artigos ficarão confusos ou entediantes.

Por que escrever bem é tão importante?

Não importa se estamos trabalhando com conteúdo escrito propriamente dito, um roteiro de vídeo ou briefings de postagens que envolvem imagens, texto e GIFs. O fato é que escrever bem é fundamental.

Além dos outros benefícios que já citamos, há vantagens que só têm empresas que sabem criar copys únicos. É muito comum, inclusive, que elas sejam reconhecidas pela forma como suas narrativas ou ideais são construídas.

Gera autoridade sobre um assunto

Assim como quem fala bem é visto como mais inteligente, as empresas que se expressam melhor por escrito geram autoridade sobre aquilo de que estão falando. Nesse sentido, estabelecem uma relação de confiança com potenciais clientes.

Aumenta o reconhecimento de marca

O senso comum costuma associar escrever bem a textos enormes, cheios de palavras difíceis e firulas verbais, mas no marketing não é assim. O bom uso do copywriting permite que você se faça entender escrevendo menos e em português claro.

Convenhamos, ninguém tem paciência para ler descrições infinitas sobre produtos. A exibição de um anúncio digital, por exemplo, leva em conta que todo o seu conteúdo (imagem, texto e/ou vídeo) sejam assimilados em poucos segundos.

Ser breve com as palavras garante que sua marca atinja mais pessoas sem gastar muito dinheiro, e faz com que a mensagem fique na lembrança das pessoas.

O copywriting permite contar histórias

Desde a época das cavernas que nós, seres humanos, adoramos contar histórias. Então, nada mais coerente do que fazer isso a favor da marca e do propósito de seus produtos ou serviços.

O problema é que contar uma boa história é o grau máximo de habilidade no copywriting. Então, é preciso ter técnicas de redação, timing, humor e saber criar suspense e relaxamento com as palavras.

As redes sociais podem mudar, as pessoas podem se tornar mais visuais e os vídeos podem ter dominado o mercado digital, mas nada disso tira o lugar de quem tem bons redatores à disposição.

Saber o que é copywriting pode ser a grande diferença entre um marketing ok e algo acima da média, que conquista as pessoas e cria uma legião de adoradores da sua marca. Pense nisso!

Nos próximos conteúdos desta série sobre redação de marketing digital, vamos falar sobre como contar melhores histórias, dar dicas de SEO para seus artigos conseguirem melhores posições no Google e muito mais. O próximo conteúdo é sobre copywriting aplicado. Não deixe de ler!

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