Como anunciar no Google: um guia para iniciantes

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Google Ads é, hoje, sem sombra de dúvidas, a maneira mais eficiente de conseguir novos clientes online. Por isso, escrevemos este artigo, sobre como anunciar no Google.

Ao ler o parágrafo anterior, você pode ter pensando: “certo, todos os artigos sobre o assunto que leio na internet dizem a mesma coisa, mas eu não sai fazer a minha campanha do Google Ads.”

O seu problema provavelmente é o mesmo de muitos empreendedores. Neste artigo, vamos demonstrar que a lógica que rege o funcionamento do Google Ads — ou Google AdWords, como era conhecido até bem pouco tempo atrás — não é complexa e, se for compreendida, vai ser a chave para o sucesso das suas campanhas. Acompanhe!

Como anunciar no Google: os primeiros passos

Na primeira vez que acessa o Ads, depois de fazer login com a sua conta Google, você será redirecionado a uma tela como esta aqui embaixo, onde é pedido que especifique a sua meta de publicidade:

como anunciar no Google

Antes de prosseguir, é interessante que você entenda uma coisa: no seu primeiro acesso, o Google parte do pressuposto de que você é um iniciante, e te coloca em contato com uma versão reduzida do Google Ads.

Essa versão, denominada Google Ads Express, embora mais fácil de utilizar, não oferece algumas funções vitais para o sucesso das suas campanhas. Logo, vale a pena clicar no link “Tem experiência com o Google Ads?” e ser redirecionado para a versão completa.

Ao fazer isso, você vai ter acesso a uma tela como esta (que significa que você foi redirecionado para a experiência mais completa):

como anunciar no Google

Pronto, você começou sua experiência com o Google Ads evitando um erro que muitas pessoas cometem, e está pronto para lidar com relatórios mais completos e uma maior quantidade de opções para segmentar os seus anúncios.

Agora, vamos entender a estrutura básica de organização da sua conta. Essa estrutura é a base fundamental sobre como anunciar no Google.

Como anunciar no Google: campanhas, grupos de anúncios, anúncios

Esta é a divisão básica quando você vai anunciar qualquer coisa no Google.

E ela tem uma razão de ser: delimitar a estrutura das suas campanhas publicitárias online para que tanto você quanto o Google saibam compreendê-las enquanto estratégia maior.

O que são campanhas

A lógica de uma campanha é a mesma daquela utilizada pela publicidade tradicional: um conjunto de anúncios que gira em torno do mesmo produto ou serviço.

Claro, há outras formas de você pensar suas campanhas, mas, se começar assim, vai ficar muito mais fácil de entender. Desse modo, se você vende vários tipos de produtos ou serviços, o ideal é começar criando uma campanha para cada um.

Os tipos de campanha se dividem em:

  • Rede de pesquisa— que exibem seus anúncios para quem digita alguma coisa no Google. Você já viu algum anúncio desses com certeza (no exemplo abaixo, eu digitei “aula de dança” no buscador):

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  • Rede de display— tipo de publicidade exibida nas páginas de parceiros do Google. Ou seja, o seu anúncio aparece em páginas relacionadas ao assunto em questão. Se você vende carros, pode escolher exibir na Revista Quatro Rodas, por exemplo.
  • Redes universais para apps— anúncios que têm como função convencer as pessoas a baixarem um novo app para o seu celular ou tablet, ou mesmo começar a utilizar um aplicativo que já baixaram.
  • Shopping— exibe um carrossel de produtos na página de buscas. Essa opção é muito prática, pois, se configurada corretamente, permite que o Google crie os anúncios automaticamente, evitando que você tenha que editá-los toda vez que um produto novo chegar ao estoque, por exemplo. Ideal para e-commerces.

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  • Vídeo— exibe anúncios de vídeo no YouTube e em sites parceiros do Google. Vale lembrar que diversas pesquisasapontam para o fato de o conteúdo em vídeo ser o que mais recebe cliques e engajamento.

É nas campanhas que você informa ao Google Ads os detalhes básicos de exibição do seu anúncio. Por exemplo, os locais em que ele vai ser exibido, os idiomas de exibição, o orçamento (valor que você quer gastar por dia) e o lance (valor máximo que você quer pagar por cliques), data de início e término (é possível criar campanhas sem data para terminar também) e o público-alvo das campanhas.

O que são grupos de anúncios

As campanhas se dividem em grupos de anúncios. Na prática, cada grupo como esse é um conjunto de anúncios criado para uma mesma palavra-chave, ou para palavras-chave bem parecidas.

Então, guarde a fórmula:

GRUPO DE ANÚNCIOS = ANÚNCIOS + PALAVRAS-CHAVE

Por exemplo, se você é o dono de um restaurante, pode criar uma campanha denominada “almoço”. Essa campanha pode ter 2 grupos de anúncio: um para quem quer almoço entregue em casa e outro para quem está próximo do seu restaurante e pretende fazer a refeição lá mesmo.

Essas duas opções devem estar em campanhas diferentes, porque elas atendem a intenções de busca diferentes (logo, a palavras-chave diferentes também).

O primeiro tipo de cliente escreveria algo como “restaurante no bairro Anchieta” no Google. Já o segundo usaria termos de busca como “almoço delivery”, de modo que não faria o menor sentido exibir os mesmos anúncios para os dois.

O que são anúncios

Os anúncios propriamente ditos são aquilo que seus potenciais consumidores vêm quando pesquisam alguma coisa relacionada ao seu produto, ou mesmo em sites de parceiros do Google, como vimos acima.

Recentemente, a empresa aumentou a quantidade de texto dos anúncios exibidos na rede de pesquisa (isto é, na própria página do buscador do Google).

Mesmo assim, você pode dar ainda mais destaque aos seus espaços publicitários online, adicionando as extensões. Estas são informações adicionais que aparecem em destaque abaixo deles, com telefone, endereço do seu site, frases complementares ou outras opções.

O que faz um anúncio ser bom

Em linhas gerais, a publicidade no Google Ads é um leilão de espaço publicitário. No entanto, diferentemente do que acontece com os leilões tradicionais, não é só uma questão de pagar mais para aparecer na primeira página do Google.

A gigante das buscas atribui um índice de qualidade aos seus anúncios. Quanto maior for esse índice, melhor a posição do seu anúncio na página e menor o custo de cada clique que você recebe.

Ou seja, para conseguir uma boa posição, qualidade é muito importante. E um dos aspectos que que o Google utiliza para avaliar o seu anúncio nem mesmo faz parte dele: é o seu site.

Isso se explica porque é importante entregar não apenas um bom anúncio, mas também uma boa experiência de compra para o seu cliente. Logo, invista um pouco do seu tempo em criar um site à altura do que seu público espera.

Se quiser ler um artigo que escrevemos com os passos básicos para criar um site, basta clicar aqui.

Esperamos que este conteúdo tenha apontado como anunciar no Google, ajudando na criação dos seus primeiros anúncios online. Com eles, o seu negócio tem tudo para decolar, atingindo mais pessoas na internet a cada dia!

Aqui, no Marketing Digital 360º, nós fazemos anúncios Google para dezenas de parceiros. Somos uma agência certificada do Google e sabemos detalhes e técnicas sobre como criar campanhas focadas em resultados. Se você quiser entender mais sobre nossos planos, confere só a nossa página inicial.

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