Brand Persona: Se destaque entre seus concorrentes criando identificação com seu público

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Brand Persona é quando uma marca se personifica na esperança de se destacar, estabelecer empatia e gerar emoção. Como o consumo é uma forma de expressão da identidade dos consumidores, as marcas se humanizam para se aproximarem ainda mais de seus públicos. Essa humanização vai além de um logo ou slogan. As marcas passam a se posicionar – e dialogar – como humanas, demonstrando emoções e padrões de comportamento.

O cliente se identificar com sua empresa pode ser o motivo que faça a diferença na hora de escolher entre seu negócio e o concorrente. Nesse artigo eu pretendo mostrar por que você deve criar uma Brand Persona para a sua empresa. 

Porque ter uma Brand Persona é importante

Você sabe quem você é? Provavelmente sim, mas e a sua empresa, você sabe o que ela é? Se a resposta para essa pergunta for somente o serviço que você presta ou o produto que vende, então está faltando alguma coisa. Com a criação de uma Brand Persona você conseguirá reunir o que sua marca quer passar, e qual a forma dela se comunicar. 

Ser honesto no seu posicionamento e valores passa credibilidade e estreita laços, além de fortalecer a parceria entre marca e público. Pessoas compram de pessoas. Os consumidores precisam se sentir seguros na hora de comprar, e essa segurança é maior quando existe uma pessoa do outro lado. O consumidor está mais alinhado a comprar de empresas que as envolvem emocionalmente, e este pode ser o grande diferencial de uma Brand Persona.

Para ter uma boa Brand Persona é bom estar em constante mudança e evolução, mas a marca também deve se mover em uníssono, ou seja, definir uma padronização da sua comunicação. Assim como a gente espera que as pessoas sejam coerentes com o que dizem, com as marcas a expectativa do público não é diferente.

Como definir sua Brand Persona

Definir sua Brand Persona não é difícil, mas requer muito cuidado e atenção, pois essa concepção guiará os caminhos da sua empresa. Na hora de montá-la, escreva a história do seu negócio, em qual patamar ele se encontra e para onde você deseja ir com ele. 

Escute seu cliente e entenda como a motivação dele se alinha com a sua

Primeiramente você deve definir qual o propósito da sua organização. Sempre escute seus clientes, entendendo o motivo pelo qual eles compram de você. Vá além e busque entender o que estes clientes gostam de ouvir de você. Compile estas respostas e tenha um perfil ideal da sua comunicação aos olhos e expectativas dos seus clientes.

Por exemplo, as marcas de carros luxuosos, como Mercedes e BMW, têm como público pessoas que têm um alto poder aquisitivo e vão usar do seu produto para exalar essa autoridade e influência. Estas marcas, por sua vez, têm uma Brand Persona que reforça ainda mais a promessa de autoridade e influência que seus produtos exalam.

Defina sua essência

As relações entre organizações e públicos são essencialmente dialógicas, por isso a marca deve estar atenta a conversar na mesma linguagem e tom de voz que seu público.

O exemplo mais conhecido de Brand Persona no digital hoje é a Netflix. Com uma presença impecável em todas as suas redes sociais e uma ótima comunicação com seu público alvo, a marca dá uma aula. Se você for em qualquer rede social da Netflix verá que a linguagem usada por eles é a mesma que a do seu público majoritário. 

Como você vê sua empresa no futuro? 

Aonde você vê seu negócio daqui a 5 anos? Ter um objetivo certo ajudará na hora de definir a personalidade da sua empresa, e as estratégias de todos os seus setores ganham um direcionamento.  Por exemplo, o Banco Inter tem como objetivo aumentar o número de usuários convencendo as pessoas que o banco digital é a escolha certa atualmente. 

O princípio dessa empresa existir – além do lucro – é facilitar a vida dos brasileiros. Não queremos mais usar nosso tempo numa fila de banco e ter que esperar uma hora para resolver algo, quando com a digitalização podemos entrar num aplicativo pelo celular e pagar nossas contas, fazer transferências e até pedir empréstimos.

E se você tem claro para onde pretende levar o seu negócio e como ele pode mudar a realidade de pessoas e empresas – como faz o Banco Inter – este é um excelente ponto de partida para criar a sua Brand Persona.

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