Como o seu Bar ou Restaurante pode atrair mais clientes com anúncios no Instagram e Facebook

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Você é dono ou gerente de um bar ou restaurante e sente sempre uma agonia por precisar atrair mais clientes? Se sim, tenho coisas para te contar. Não trago aqui uma solução milagrosa para salvar o seu estabelecimento, mas tenho certeza de que você consegue aumentar as suas vendas usando anúncios no Facebook e Instagram. Leia até o final e tire suas próprias conclusões.

Como os anúncios no Facebook e Instagram amenizam as dificuldades do negócio

Gerenciar um negócio que opera de portas abertas ao público não é para qualquer um. O seu bar ou restaurante tem que ter agilidade e excelência no atendimento, oferecer bebidas e refeições de ótima qualidade e manter uma agenda difícil de funcionamento.

Somado a isso, temos também os trabalhos administrativos como: gestão de funcionários, de estoque, controle financeiro e reposição constante de insumos. Que correria!

E não acabou. Com tudo isso rodando certinho, começa o “drama” principal: o vai e vem de clientes, influenciados pela economia do país, pela concorrência, pelo clima, pela pandemia, etc.

Os anúncios no Facebook e Instagram ajudam a reduzir essa oscilação e garantir um volume maior de clientes para você. A solução é clara: ter o seu bar ou restaurante sempre presente no celular dos seus clientes ideais é uma maneira de lembrá-los de que você está sempre por perto. Principalmente quando você dá aquele destaque especial para os seus melhores produtos, seja ele um cardápio de almoço ou um drink especial de happy-hour.

Anunciar nas redes sociais não resolve 100% o desafio de atrair clientes. Provavelmente o boca-a-boca é ainda a sua principal ferramenta de atração e você sabe que para ele funcionar bem, tem que manter um atendimento e um cardápio impecáveis. Mas, com as redes sociais, você terá mais volume e previsibilidade de vendas.

Como funcionam esses anúncios em Facebook e Instagram?

Vou entrar em alguns detalhes técnicos, mas usarei exemplos claros para te ajudar a compreender como funcionam esses anúncios.

Os anúncios no Facebook e Instagram funcionam como qualquer outro anúncio. Nós pagamos para essas redes sociais exibirem conteúdo patrocinado para um público específico, de acordo com uma programação específica.

Vale lembrar aqui que não estou falando de postagens na sua Fanpage ou no seu perfil do Instagram. Se você tem esses espaços, é bastante válido você manter uma boa cadência de postagens. Mas, para fazer mesmo a diferença atraindo clientes para o seu espaço, você precisa investir em anúncios pagos no Facebook e Instagram. Veja as vantagens.

A segmentação geográfica

Um dos recursos que os anúncios no Facebook e Instagram oferece é a segmentação geolocalizada. Isso permite que você exiba os seus anúncios somente para pessoas que estão perto do seu estabelecimento: a sua vizinhança. Se, por exemplo, você oferece almoço delivery, pode ter anúncios geolocalizados para um raio de até quatro quilômetros do seu endereço.

A programação de horários

Vamos supor que o seu estabelecimento tem três grandes rotinas como principais fontes de renda:

  1. Tem delivery de almoço de segunda a sexta entre 11hrs e 14hrs;  
  2. Tem delivery de bebidas em happy-hour de quarta a sexta entre 17hrs e 19hrs;
  3. Tem churrasco com música ao vivo aos sábados a partir das 14hrs (em uma rotina sem a realidade do isolamento social);

Considerando que você quer atrair seu público para esses momentos em específico, é possível programar a exibição de anúncios em horários e dias específicos, dando destaque para cada momento. Por exemplo, toda quarta, quinta e sexta, você começa a veicular anúncios a partir do meio dia, com fotos da sua rodada dupla de happy-hour para um público que está próximo do seu endereço.

As definições demográficas

Você consegue também definir perfis específicos de público para cada anúncio. Além de você mirar seu anúncio para quem está próximo de você, em horários específicos, você também pode escolher a faixa etária ideal, o poder aquisitivo, o gênero, dentre outros atributos. Por exemplo, os anúncios de happy-hour serem exibidos para pessoas mais jovens.

As listas de clientes

Anunciar para uma lista de clientes que você já tem é uma opção valiosíssima. Se você já tem uma base de clientes registrada, com campos de email e/ou telefone, é possível fazer o upload dessa lista para o gerenciador de anúncios e direcionar seus anúncios especificamente para esse público. Vender para quem já te conhece e sabe da sua qualidade é muito mais certeiro.

O gerenciador de anúncios oferece também a opção de públicos semelhantes: você faz upload da lista e o algoritmo do facebook multiplica essa lista com base no perfil dos seus clientes.

O que colocar nos anúncios do seu Bar ou Restaurante?

Você atende pessoas em seus momentos de prazer, logo, precisa estimular esses momentos, trazendo um pedacinho deles nos seus anúncios. Eu adoro uma cerveja gelada e sempre fico com água na boca quando vejo fotos de cervejas “trincando”. Essa mesma sensação ocorre com alimentos e outras bebidas. Todo mundo sente isso, não é mesmo?

Fotos bem feitas

Para fazer anúncios que despertam o interesse e o desejo, explore, o máximo que der, das imagens dos seus produtos. Tente ter fotos boas, bem produzidas. Se você não conseguir fazer essas fotos, contrate alguém ou peça a ajuda de alguém que conhece. Aquele seu tropeiro, espetinho ou espaguete merecem boas fotos.

Uma vez que você tem as fotos resolvidas, é só pensar em conteúdo complementar dos seus anúncios, como títulos, frases de destaque, descrição de promoções e ofertas.

Depoimentos

“Eu peço toda semana! A comida é maravilhosa, o atendimento é sensacional e minha conta nunca sai cara”, disse o cliente. Esse depoimento eu inventei agora, mas percebe a força que é ver uma pessoa falando com prazer da qualidade do seu bar ou restaurante?

Se você colocar os seus clientes falando bem de você nos seus anúncios, pode ter certeza que vai atrair mais clientes. É uma receita infalível, assim como o seu prato especial. A lógica é simples: se eu vejo uma pessoa elogiando um restaurante, eu estou sendo recomendado a pedir também e ver de perto essas qualidades.

Use os aplicativos de delivery (Uber Eats, iFood, Rappi, etc)

Olhe para a sua mesa vazia (principalmente em tempos de isolamento social) e pense no seu cliente ideal: você acha que alguém que poderia estar sentado ali preferiu pedir uma comida, igual a sua, pelo Rappi? Se sim, não existe motivo pra você não estar lá, nos aplicativos de delivery.

A mudança na forma de pedir comida é algo que assusta alguns restaurantes e bares.

A “novidade” dos aplicativos de delivery, como Uber Eats, iFood e Rappi, já está aí há alguns anos e alterou a lógica do movimento nos locais físicos. Se antes o cliente saía para comer um sanduíche na esquina, hoje ele tem a opção de pedir um delivery com aquele cupom de desconto especial do Rappi.

Esta é uma vantagem que deve ser explorada. O fantasma das mesas vazias pode ser espantado com vendas por meio desses aplicativos. Se você quer vender mais, considere vender via delivery, com ajuda desses apps. 

Resolvido isso, os anúncios de Facebook e Instagram entram complementando, atraindo atenções específicas para os seus produtos dentro dos aplicativos, podendo alcançar regiões mais amplas, bem maiores do que somente a sua vizinhança.

Aqui, no Marketing Digital 360º, já fizemos anúncios em Facebook e Instagram para dezenas de empreendimentos. Se você está à frente de um bar ou restaurante e quer descobrir novas oportunidades para atrair mais clientes, pode ter certeza de que anunciar no Facebook e Instagram é uma ótima opção. Se você precisar de ajuda profissional para a criação desses anúncios, converse com a gente.

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