Ao pensar em gestão de redes sociais, você está sujeito a cometer dois tipos de erros: achar que o Instagram ou Facebook resolvem todos os seus problemas ou subestimar o poder dessas mídias, considerando que não servem para nada.
É verdade que nenhuma rede social é unanimidade, mas é bom evitarmos extremos de pensamentos. Elas são canais válidos de marketing digital e, se bem utilizadas — e conjugadas a outros tipos de estratégias de marketing — são muito úteis.
Para complicar mais o cenário, ainda tem os aplicativos de mensagens instantâneas como WhatsApp e Telegram, que acabam funcionando parecido com as redes sociais em alguns aspectos.
Em 2015 (lá se vão uns bons anos), uma pesquisa realizada com usuários de smartphones nos Estados Unidos já colocava os mensageiros acima do e-mail na preferência dos jovens.
Como lidar com tantas possibilidades? O que você precisa saber sobre a gestão de redes sociais para pensar seu marketing de forma menos fragmentada? É possível vender no Instagram e Facebook? Continue a leitura para responder essas perguntas.
O que é gestão de redes sociais e para que servem
Pela nossa experiência aqui no Marketing Digital 360, percebemos que a maior parte dos empreendedores está no Instagram, mas não sabe por quê. Essas pessoas ficam buscando engajamento e números que não significam muita coisa.
A gestão de redes sociais, quando feita da maneira correta, deve estar aliada a um objetivo, e ser medida de acordo com ele. Por exemplo, se você usa o Insta como um veículo de comunicação com clientes, de que adianta medir seus números de alcance?
Afinal, é possível vender pelo Instagram?
Basta reunirmos as palavras gestão de redes sociais e estratégia de marketing para que essa pergunta surja nas cabeças dos nossos interlocutores. Bom, então sejamos objetivos: a resposta é sim, é possível vender pelo Insta.
Mas isso não significa que seja fácil. Também não quer dizer que qualquer empresa consiga, ou que seja conveniente para você perseguir esse objetivo. Se a sua empresa comercializa moda (roupas ou acessórios), por exemplo, é muito simples.
Mas qualquer produto que tenha menos apelo visual, seja mais caro ou serviços cuja contratação deve passar pela educação dos potenciais clientes não vai se sustentar no Instagram.
Essa rede social não foi feita para esses negócios, as pessoas que precisam deles não os buscam no Instagram. Até a interface dessa mídia social é desfavorável a esses segmentos. Se você se enquadra nessas categorias, não se aventure a vender por lá.
Redes sociais e outros canais de marketing digital
Quem é da “velha guarda” do marketing digital e escutar falar sobre geração de leads, com certeza vai pensar de cara em e-mail marketing. É o seu caso? Bem, eu gostaria de ajudar você a repensar (ou ao menos redimensionar) essa relação.
Aqui no Marketing Digital 360, durante um certo tempo, também fomos muito apegados a tratar o e-mail como o principal canal de marketing, como se todos os outros devessem apontar para ele.
Como eu observei acima, já em 2015 essa regra não valia mais para jovens de até 24 anos. Independentemente da época em que você esteja lendo este artigo, aqueles jovens estarão com pelo menos 29 anos (a pesquisa é de 2015). Ou seja, consumidores que provavelmente estão atingindo sua independência financeira.
Veja o gráfico abaixo:
Tradução: tempo de uso nos 5 melhores apps de e-mail e mensagem
Gestão de redes sociais e e-mail marketing
Então, já está consolidada a certeza de que as ações de comunicação direta com os leads que geramos podem ir muito além da entrega de e-mails. É inegável que os jovens passam mais tempo nas redes sociais (ou em mensageiros) hoje em dia.
Esse comportamento típico da era dos smartphones, por outro lado, não significa que o e-mail marketing morreu, longe disso. O Facebook compreendeu isso já em meados de 2017, e criou um contraponto ao uso do correio eletrônico.
A gigante do Vale do Silício é proprietária de Instagram, Facebook Messenger e WhatsApp. Há um bom tempo, permite anunciar diretamente para leads em qualquer lugar dessa enorme máquina social.
É de se supor que esse dia esteja próximo, e um indício disso é a nova integração entre o Direct do Instagram e o Facebook Messenger. Segundo artigo do CanalTech, o WhatsApp deve ser o próximo a se juntar a esse “inbox único”.
Ao montar sua campanha de anúncios no Facebook, você pode direcioná-los para uma lista de leads gerada em um software de gestão de contatos de e-mail. Dá pra subir essa lista para o Face ou importar sua base de leads do Mailchimp.
O Mailchimp já entrou nessa
Por essa época o Mailchimp, originalmente a ferramenta líder mundial em disparo de e-mails e gestão de leads, transformou-se em um CRM. Ou seja, tornou-se um software de marketing completo, o que foi o início de uma enorme mudança estrutural.
Passou a ser possível gerenciar campanhas de anúncios para leads que vieram do Facebook ou Instagram. Nosso palpite por aqui foi que eles fizeram isso porque estavam de olho numa fatia de consumidores que os e-mails não conseguiriam atingir.
Bom, o fato é que o e-mail tem uma função profissional insubstituível e deve continuar sendo usado indefinidamente. A diferença é que a postura dos consumidores mudou, e tivemos o desafio de conciliar esse canal com as redes sociais.
A gestão de leads invadiu o Facebook Ads
Para dar um contorno prático a este artigo, vamos mostrar como se relacionar com seus leads por meio de anúncios no Facebook Ads (plataforma que permite anunciar no Face e no Insta).
Ao criar uma campanha no Gerenciador de Anúncios do Facebook, você será redirecionado a uma tela em que deve escolher o público dos seus anúncios. Lá, o caminho é simples: basta clicar em “Criar novo” e, depois, em “Público Personalizado”, como na imagem abaixo:
Depois, na janela “Escolha uma origem de Público Personalizado”, clique na opção denominada “Lista de Clientes” e, então, em “Avançar”.
Por último, na tela “Prepare sua lista de clientes”, selecione “Importar do Mailchimp”. Só serão aceitos arquivos contendo os leads que estejam nos formatos .CSV ou .TXT. No final, você deve clicar novamente em “Avançar”.
A partir daí, é só adquirir o hábito de anunciar e comparar os resultados com alguma campanha de e-mail marketing que tenha sido disparada para a mesma base.
Se tiver configurado tudo corretamente, será possível sentir, logo após a definição do público, o posicionamento do seu anúncio, em um espaço que unifica e-mail, Facebook, Instagram e Messenger.
Gestão de e-mail, redes sociais e o futuro dos leads
Aqui no Marketing Digital 360, estamos sempre de olho nessas tendências. Vivemos em busca de novas estratégias, novos jeitos de realizar as mesmas estratégias ou novas ferramentas que ajudem no marketing digital.
Como ficou dito lá em cima, seguimos disparando e-mails como nunca, e o aprofundamento das ferramentas em outros canais só tem nos ajudado a melhorar as segmentações de público dos nossos clientes.
Porém, há um tempo que demos início à criação de anúncios em redes sociais com a mesma finalidade. Hoje, nos relacionamos com nossos leads no Facebook, Instagram e esperamos que o WhatsApp também apresente essa opção em breve.
Seguimos convictos de que o melhor da nossa estratégia está na criação de conteúdo de valor, que faz diferença e atrai leads de qualidade. Afinal, o objetivo de qualquer marketing digital é ajudá-los em sua jornada de compra.
Enquanto tivermos esse objetivo, teremos a certeza de estar na trilha certa da gestão de redes sociais, e também da comunicação por e-mail, Facebook, Instagram, WhatsApp e outros canais.
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