Além do email: Facebook, Instagram, Messenger e WhatsApp na gestão de leads

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Se eu falar em gestão de leads, você já pensa logo em email, certo?

Nada de mal com isso. Aqui na White a gente também é assim. Mas já é consenso entre nós que o momento é de começarmos a repensar esse hábito.

Há alguns dias, li no site App Annie uma pesquisa feita em 2015 com usuários de smartphone dos Estados Unidos. O resultado parece óbvio, hoje em dia: entre jovens de até 24 anos, os aplicativos de mensagem instantânea são mais utilizados do que o email.

Dá pra imaginar que o Brasil acompanha essa tendência e que os números estariam ainda mais expressivos hoje, 2 anos depois.

redes sociais e gestao de leads

Tradução da imagem:
Média de Tempo de Uso nos 5 Melhores Apps de Email e Mensagem
Estados Unidos, 2015, Android, Apps mais usados
Email
Mensagem
Faixa etária

Na trilha do lead

Fato, as ações de comunicação direta com os leads que geramos podem ir muito além do email.

Temos que considerar o fato de os jovens usarem cada vez menos a caixa de correio eletrônico e mais as redes sociais — apps de mensagens instantâneas incluídos.

Esse comportamento típico da era dos smartphones sinaliza que é necessário nos relacionarmos com eles em novos espaços.

O Facebook compreendeu isso rapidamente e criou um contraponto ao uso do email.

A gigante do Vale do Silício é proprietária de Instagram, Facebook Messenger e WhatsApp. Há um bom tempo, permite anunciar diretamente para leads em qualquer lugar dessa enorme máquina social.

Ao montar sua campanha de anúncios no Facebook, você pode direcioná-la para uma lista de leads gerada em um software de gestão de contatos de email.

Dá pra subir essa lista para o Face, em formato .csv ou .txt. Ou, ainda, importar sua base de leads do Mailchimp.

O Mailchimp já entrou nessa

O Mailchimp, ferramenta de disparo de email e gestão de leads que lidera o segmento no mundo, iniciou recentemente uma enorme mudança estrutural.

Agora, é possível gerenciar campanhas de conteúdo para leads que vieram do Facebook ou Instagram.

Sério? A maior ferramenta de disparo de emails do mundo permite integração com anúncios em redes sociais? Sim, e meu palpite é que eles fizeram isso porque estão de olho numa nova fatia de consumidores que os emails não conseguiriam atingir.

Não vim aqui bancar a Mãe Dinah com previsões fatalistas para o futuro do email. Longe disso: aqui na White, usamos e seguiremos usando esse canal por anos e anos. Ele tem uma função profissional insubstituível.

Mas, fato é que o seu uso vem mudando e o nosso desafio é nos relacionarmos com uma base de leads que passa boa parte do dia nas redes sociais.

Já deu pra notar que há muita vida — jovem e conectada — para além dos disparos de email.

A gestão de leads invade o Facebook Ads

Para dar um contorno prático a este artigo, vou te mostrar como se relacionar com seus leads por meio de anúncios do Facebook.

Ao criar uma campanha No Power Editor — sistema super completo de criação de anúncios do Face — você vai chegar a uma tela onde deve escolher o público dos seus anúncios.

Nessa tela, o caminho é simples: basta clicar em “criar novo” e, depois, em “público personalizado”, como na imagem abaixo:

publico personalizado Facebook

Em “criar um público personalizado”, já na primeira opção, é possível selecionar o “arquivo de clientes”.

power editor público personalizado

Importe a sua base de leads do MailChimp ou via arquivo (.csv ou .txt), anuncie e compare com o resultado do disparo do email para a mesma base. Imediatamente após a definição do público, você já pode definir o posicionamento do seu anúncio, em um espaço que unifica Facebook, Instagram e Messenger.

Mudanças e o futuro dos leads

Aqui no Marketing Digital 360, estamos sempre de olho nessas tendências. Vivemos em busca de um novo jeito de fazer, uma nova ferramenta e de qualquer mudança de comportamento digital.

Como eu disse, seguimos com o disparo de emails e com o uso aprofundado das opções de segmentação dos leads dos nossos parceiros.

Porém, há um tempo que demos início à criação de anúncios em redes sociais com a mesma finalidade. Hoje, nos relacionamos com nossos leads no Facebook, Instagram e esperamos que o WhatsApp apresente essa opção em breve.

Seguimos convictos de que o melhor da nossa estratégia está na criação de conteúdo de valor, que faz diferença e atrai leads de qualidade, ajudando-os em sua jornada de compras.

Enquanto tivermos esse objetivo, estaremos na trilha certa, independentemente de os canais de comunicação serem email, redes sociais ou quaisquer outros.

Quer mais informações sobre gestão de leads e estratégia de comunicação com eles? Confira o nosso artigo sobre geração de leads.

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