Reposicionamento de marca: como e quando realizar?

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Fato: toda empresa vai precisar de um reposicionamento de marca mais cedo ou mais tarde.

Afinal, desde os primórdios da propaganda como ferramenta de marketing, aprendemos que o comportamento de compra do consumidor evolui junto com suas crenças e valores.

No passado, não era raro ver empresas planejando ações de marketing com metas apenas de longo prazo. Atualmente, a gente sabe que essa aposta pode ser perigosa e colocar em risco a estabilidade de uma marca.

E quando digo posicionar a marca, não quer dizer que ela vá precisar de uma nova identidade visual ou de uma nova proposta de branding. Os clientes mudam seus gostos, atitudes e pontos de vista, e a empresa deve acompanhar tendências.

O objetivo deste texto é você saber a hora de fazer o seu reposicionamento. Vamos lá:

Como sei se preciso de um reposicionamento de marca

O primeiro e mais óbvio sintoma é não vender ou, ao menos, não vender mais como antes. A partir daí, o erro comum não está no diagnóstico, mas no “remédio” que as empresas costumam tomar.

Se passar por essa fase, você pode concluir que uma promoção mágica vai resolver o problema. Acaba, na verdade, é entrando em outro gargalo: ações rápidas que miram no curto prazo e tentam reverter de forma imediatista a falta de vendas.

Um círculo vicioso do qual não pode sair coisa boa.

Queda nas vendas pode ter diversos motivos, alguns deles externos à empresa. Nesses, muitas vezes, não temos como intervir. Logo, o primeiro passo é mirar na parte certa do problema:

Veja alguns sinais de que você precisa de um reposicionamento de marca:

  • A oferta do seu produto não é reconhecida como no passado
  • A sua empresa quer buscar novos públicos e mercados
  • A marca acabou sendo associada a algum fato negativo
  • As vendas diminuíram e você não sabe por quê
  • A identidade visual da sua empresa não condiz com o segmento dela
  • A marca é de duplo sentido ou de difícil memorização
  • Os sócios mudaram, e com eles toda a cultura organizacional.

Como é feito o reposicionamento

Estratégia. Ponto.

Se isso te faltou no passado, talvez seja o motivo de precisar de um reposicionamento de marca agora.

Em outras palavras, a sua marca passou e vai continuar passando por um processo de evolução gradual e contínuo. Se tiver isso em mente, vai continuar conquistando e cativando seus clientes.

Veja a seguir 4 etapas essenciais para um reposicionamento dar certo:

#1. Pesquisa de mercado

Questione-se sobre:

  • Como os consumidores enxergam a sua marca
  • Qual o efeito dela sobre esse consumidor
  • O quão satisfeitos eles estão com a entrega de valor que você propõe.

Refaça a sua buyer persona. Se você não tem uma ou não sabe o que é isso, recomendo começar lendo o nosso artigo sobre o assunto.

A buyer persona é uma representação mais “viva” do seu público ideal, com gosto e preferências detalhados e apurados. O ponto de partida perfeito para um reposicionamento de marca.

#2. Benchmarking

O estudo dos concorrentes diretos e indiretos é a segunda etapa.

Principalmente se o que você busca é um reposicionamento que busque valores opostos aos do seu concorrente.

Faça uma boa pesquisa sobre como está a estratégia de marketing do seu segmento: como as empresas se apresentam, qual público-alvo reivindicam, o que os clientes buscam.

Só no ramo da tecnologia, temos dois exemplos de grandes empresas que se perderam no tempo: a Nokia e a Kodak.

Não estou aqui para incentivar a cópia de estratégias de marca, mas há práticas que dão tanto resultado que acabam se desdobrando em estratégias óbvias.

Claro, isso se elas fizerem sentido para a sua marca.

#3. Identidade visual

Uma das principais causas de abandono de marca é a falta de uma unidade visual.

Acredite se quiser, até hoje o diferencial de muitas marcas famosas é uma embalagem ou sua apresentação no ponto de venda.

Uma identidade visual sólida é um passo a frente, ainda mais se o seu concorrente é daqueles que não acreditam que “o livro começa a ser julgado pela capa”.

Missões, crenças e valores

Há quem ache que isso é “papo institucional”, mas se essas 3 palavrinhas não aparecerem no seu site, é uma chance perdida de afirmar sua marca.

Se não quiser expor numa vitrine as virtudes do seu negócio, tenha-as bem definidas e coloque-as em prática. Seus clientes vão perceber.

Faça uma análise interna, veja se os funcionários estão de acordo com esses fundamentos e colha suas opiniões. Estude o que o público procura e entenda que para servir bem um cliente, você deve vender não um produto, mas a solução de um problema.

#4. Mensuração

Um reposicionamento de marca se faz por etapas e não num passe de mágica.

A última e mais importante delas é medir tudo. Seja qual for a sua aposta, é importante saber o que está no rumo certo e o que pode melhorar.

Aqui no 360, temos a preocupação de seguir todas essas etapas no processo de reposicionamento de marca. Além disso, nosso trabalho com nossos clientes pressupõe um processo de evolução constante da comunicação deles.

Duvida? Então solicite aqui embaixo um diagnóstico da sua marca, que o Vinícius, do nosso setor comercial, vai te mostrar como aplicar tudo isso no seu reposicionamento de marca.

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