Se você está à frente de um pequeno empreendimento, você já parou para pensar no tamanho da população que cerca o seu negócio?
Imagina quantos potenciais clientes só não compram de você simplesmente porque não sabem que você existe.
Desde março de 2020 milhões de negócios estão em uma correria sem precedentes para superar a realidade do isolamento social causado pela pandemia do novo coronavírus.
E não é novidade nenhuma saber que a única saída para compensar as portas fechadas para a rua, está na abertura das portas para a internet.
Preparei aqui três dicas que podem servir como inspiração para você abrir os olhos ao potencial que cerca o seu negócio.
Pesquise detalhes sobre quantos potenciais clientes você tem
Vou pegar um exemplo de pequeno negócio super popular em Belo Horizonte (BH): os salões de beleza. É importante que você entenda que o exercício que vou apresentar aqui pode ser feito para qualquer produto ou serviço que o seu negócio ofereça, em qualquer região ou cidade.
Quantas pessoas existem em BH interessadas nos serviços de um salão de beleza? Sem chutar, vou recorrer ao planejador de palavra-chave do Google Ads e também ao planejador de audiência do Facebook Ads para trazer as respostas. Vamos aos exemplos.
Usando o planejador de palavras-chave do Google Ads
Fiz uns prints para você entender que milhares de pessoas da região metropolitana de BH buscam todo mês por serviços de salão de beleza no Google. Fiquei até surpreso com as 18.100 buscas mensais por corte de cabelo masculino. Se você está à frente de um salão de beleza, existem milhares de pessoas buscando no Google pelos serviços que você oferece.
Se quiser fazer você mesmo sua simulação, crie uma conta gratuita no Google Ads e acesse o planejador de palavras-chave. Lá você coloca o local e as palavras que quer pesquisar.
Usando o planejador de audiências do Facebook Ads (audience insight)
No planejador de audiência do Facebook Ads (ou Audience Insights) eu usei o mesmo critério: coloquei as cidades da região metropolitana de BH e recortei pelo interesse em salões de beleza. A ferramenta me retornou um público de 700 a 800 mil pessoas interessadas em salões. Ela traz também detalhes demográficos desse público, com 86% de mulheres.
Você pode estar se perguntando: mas como fazer para que essas pessoas encontrem o meu negócio? Essa é a resposta que trago nas duas próximas dicas.
Faça um site simples para o seu negócio
Muitos pequenos negócios ainda não têm um site simples, com descrição dos serviços ou produtos oferecidos e uma oferta de valor que mostra como esses serviços ou produtos podem ajudar seus clientes.
A verdade é que todo mundo tenta compensar essa necessidade criando um perfil no Facebook ou Instagram. Essa estratégia também funciona, mas se você se esforçar para ter também um site próprio, fica muito mais fácil de concentrar as atenções das pessoas naquilo que realmente importa para você: as vendas.
Estou falando de um site simples, sem firulas, de uma só página, que entrega um valor diferenciado para o seu cliente ideal e que induz ele a entrar em contato e comprar de você.
No exemplo do salão de beleza, poderia ser um site para agendar atendimentos a domicílio, caso não seja possível atender no seu local.
Poderia ser também um site que oferece descontos para quem entrar em contato pelo formulário.
Nesse site, você terá formulários e botões de contato para as pessoas pedirem orçamentos, fazerem pedidos ou mandarem uma mensagem direto no seu WhatsApp.
Percebe que, diferente de um perfil no Instagram, com um site você tem mais desenvoltura para guiar o seu cliente?
Existem hoje diversos serviços gratuitos, ou muito baratos, de criação de sites. Se você quiser um caminho fácil que não vai exigir conhecimento técnico quase nenhum, faça o seu site usando o Google Sites.
Eu sugiro também que você tenha um domínio personalizado, como por exemplo seusalao.com.br. No registro.br você compra um domínio desses pagando apenas R$40 anuais.
Criar sites é um universo de possibilidades. Caso você tenha interesse em aprofundar, eu publiquei um guia que ensina “como criar um site de vendas em 10 passos”. baixe ele por aqui.
Se você já validou que existem potenciais clientes para você no Google e nas redes sociais, e se você já construiu um site para o seu negócio, é hora de colocar essa máquina para girar, atraindo visitantes para o seu site. Vamos à terceira dica.
Garanta que esses potenciais clientes encontrem você
Aqui é a cereja do bolo da sua pequena máquina de vendas na internet. A minha dica é que você faça anúncios pagos no Google e no Facebook/Instagram. E não pense que será um gasto, já que o objetivo é trazer dinheiro em forma de novos clientes. Se bem feito, você vai receber até 10x mais do que investiu, em novos clientes comprando de você.
Como funciona no Google Ads
Se você já criou uma conta no Google Ads para fazer a sua pesquisa de palavras-chave, é com essa mesma conta que você vai criar seus anúncios.
Mexer no Google Ads não é tão fácil no começo, mas a lógica por trás é bastante objetiva: você vai ligar anúncios para pessoas próximas a você que estão buscando pelas palavras que representam o seu produto ou serviço. Essas pessoas encontram seus anúncios, clicam e vão para o seu site.
Eu publiquei também um material sobre anúncios Google. Os 10 mandamentos do Google Ads para atrair clientes em abundância está disponível aqui para download.
Como funciona no Facebook Ads
Se você já tem uma página no Facebook do seu negócio, você já deve ter uma conta pré-configurada. Para acessar, entre em https://business.facebook.com e configure uma conta de anúncios.
Assim como no Google Ads, no começo não é muito fácil de entender como usar a ferramenta, mas a lógica é também bastante direta: você vai investir um pouco para que pessoas interessadas no seu negócio vejam seus anúncios no feed e nos stories do Facebook e também no Instagram.
Para aprofundar-se sobre Facebook Ads, eu indico o manual prático do remarketing no Facebook Ads, escrito pelo Helder Mendes. Baixe ele aqui.
Quanto você deve investir?
Pagar para fazer publicidade pode ser um luxo para alguns empreendedores. Mas no digital não é tanto. Você consegue ligar anúncios no Facebook investindo um mínimo de R$ 6 por dia. No Google é possível anunciar investindo menos de R$ 5 por dia. A grande sacada desses anúncios é nunca entender eles como um custo. Eles são um investimento. Isso muda toda a relação que você terá com esses pagamentos.
Anunciar corretamente permite que você tenha a garantia de que as pessoas certas estarão acessando o seu site. Quem procura por “depilação” no Google, encontra um anúncio específico e clica, tem grandes chances de fazer um agendamento.
Assim é para eletricistas, comida delivery, advogados, dentistas, e por aí vai.
Lembre-se: existem milhões de pessoas no seu entorno e boa parte delas estão com um smartphone nas mãos. Fazer anúncios digitais é aparecer na tela que as pessoas estão sempre dando suas atenções.
Espero ter ajudado com essas três dicas. Se você leu até aqui, deixe abaixo um comentário!