Os 5 elementos que não podem faltar no seu Site de Vendas

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O seu site é o seu território na internet. Nenhum outro local, qualquer que seja a sua estratégia de marketing, é mais seu do que o seu site. Dentro dele você controla 100% as interações com o seu público, definindo, como precisar, a forma e o conteúdo que mais atraem resultados.

Quando falamos “Site de Vendas”, essa regra fica ainda mais clara. Se o objetivo do seu site é gerar vendas para o seu negócio, ele ganha ainda mais importância dentro da sua estratégia de marketing.

Você pode estar se perguntando: “mas e as redes sociais, não são mais importantes hoje em dia?”. Depende do que você entende como importante. Por mais que você concentre o grosso da sua audiência e engajamento nas suas redes sociais, é no seu site que você consegue garantir que ações vitais para o seu negócio sejam feitas, como as vendas.

Por exemplo: o Whinderson Nunes é um dos maiores Youtubers do Brasil. Ele concentra milhões de inscritos em seu canal e milhões de seguidores em seu Instagram. Ele não precisaria de um site, em tese.

Mas o Youtube e o Instagram não são territórios dele, o que limita seu controle sobre as interações com seus públicos. Quando Whinderson precisa vender os ingressos dos seus shows de Stand-Up – que são possivelmente sua maior fonte de renda – ele te convida para o site dele. Lá, no território dele, ele consegue fazer as vendas de ingressos e capitalizar toda a audiência e acúmulo de engajamento construídos nas redes sociais.

Não dá pra definir o que é mais, ou menos, importante, se o site ou as redes sociais. O que podemos definir é que o site é nosso, as redes sociais não. E se queremos vender, é no nosso site que fazemos isso.

Eu separei cinco elementos que acredito serem fundamentais para qualquer site que visa gerar vendas. Leia até o final e tire suas próprias conclusões. Tem um vídeo também, que falo praticamente as mesmas coisas.

Títulos persuasivos

Os títulos são o “abre alas” do seu site. São eles que recebem os visitantes e seguram ele dentro do seu território. Os títulos são a parte textual mais importante do seu site de vendas.

Mas qual é a receita de um bom título? Ele precisa ser persuasivo, e por isso ele precisa gerar impacto e mostrar, com poucas palavras, como o seu produto ou serviço melhora a vida das pessoas.

Os visitantes do seu site chegam com pressa. Eles “chegam saindo”. E  como podemos segurar ele por mais tempo? Com os títulos. Você tem poucos segundos para ganhar a atenção do seu visitante.

Um artigo do Tony Haile, CEO da Chartbeat, apresenta uma pesquisa curiosa: eles analisaram o comportamento de 2 bilhões de visitantes em cerca de 2.000 sites e perceberam que 55% das pessoas ficaram menos do que 15 segundos nas páginas acessadas e já saíram. Não se assuste, mas é esse o tempo que temos para ganhar a atenção dos nossos visitantes.

Os títulos persuasivos cumprem a missão de quebrar essa regra e garantir que o visitante fique mais do que 15 segundos no seu site. E se você quer que o seu site gere vendas, seu visitante vai precisar ficar mais tempo do que isso.

Eu testo os títulos dos meus sites à exaustão, para melhorá-los sempre e evitar chutes e “achismos”. Para isso eu uso o Google Optimize, uma ferramenta que me permite criar diferentes variações de títulos – e qualquer outro elemento que eu queira testar –, eu escolho um objetivo (tempo de permanência no site, por exemplo) e a ferramenta vai me mostrar, ao analisar o comportamento dos visitantes, qual título me gerou mais resultados.

Textos que entregam valor

Depois dos títulos vêm os parágrafos. Os títulos e textos persuasivos, que entregam valor para os leitores, também são conhecidos como copywriting.

Pode acreditar, as pessoas mais inclinadas a comprar de você vão ler os textos do seu site, com atenção aos detalhes. Você não pode perder a chance de fechar uma venda por causa de textos mal estruturados e mal escritos.

Use seus textos para contar o melhor do seu produto ou serviço, transmitindo segurança e rebatendo possíveis objeções dos seus potenciais clientes.

Busque fazer textos claros, com português correto, e focados nos benefícios da sua solução. Mais do que descrever tecnicamente o que são seus produtos, descreva com detalhes e cuidado como ele melhora a vida das pessoas e organizações.

Faça com que os seus parágrafos se encaixem perfeitamente com seus títulos e construa uma argumentação poderosa para o seu site de vendas.

Além dos textos do seu site, eu recomendo que você também crie um blog de conteúdo. Com um blog você entrega ainda mais valor para o público que está interessado em seu produto ou serviço. Você consegue também atrair mais visitantes para o seu site, por meio do Google e outras ferramentas de busca, se aplicar corretamente as técnicas de SEO (otimização para ferramentas de busca, na sigla em inglês).

Depoimentos

Nada é mais valioso para vendas do que as suas qualidades contadas por clientes satisfeitos. Seu site de vendas pode ser muito melhor se você se preocupar com os depoimentos dos seus clientes.

Pense: as pessoas que chegam no seu site, chegam com dúvidas e objeções. E se você tiver pessoas que já compraram com você, respondendo a essas dúvidas, você tira proveito do poder das recomendações.

Os depoimentos não precisam ser apenas sobre o seu produto ou serviço, podem ser sobre a qualidade do seu atendimento, sobre a experiência de compra, ou até específicos, como o elogio à uma característica isolada do seu produto ou serviço.

Os depoimentos funcionam como prova social do seu negócio: pessoas reais validando o que você oferece. Isso rebate qualquer objeção quanto à qualidade e a legitimidade da sua oferta.

Se possível, tente coletar depoimentos em vídeo. Eles são mais convincentes. Você pode pedi-los após o fechamento de uma venda, após entregar seu produto, ou alguns dias depois de um fechamento. Você pode também oferecer algo em troca, entendendo que vale a pena compensar o esforço de produção do depoimento de alguma forma.

Formulários e Botões

Estes são um dos elementos que provam o entendimento de que o seu site é seu território e você faz nele o que bem entender. Uma das grandes vantagens de se ter um site, é poder posicionar botões e formulários da maneira que for melhor para os seus resultados.

Quando começamos a entender a jornada do nosso visitante, identificando de onde ele vem e para onde queremos que ele vá, entendemos o quanto os formulários e botões são essenciais. Com eles, você guia os caminhos do seu visitante para uma próxima etapa, ou estágio, no seu funil de marketing e vendas.

No caso de um e-commerce, as etapas são bem claras: o visitante precisa colocar um ou mais produtos no carrinho, fazer um cadastro e pagar. Mas, no caso de um processo de vendas, que exige a ação de um vendedor, o visitante precisa, pelo menos, fazer um cadastro no seu site.

Tire proveito das inúmeras possibilidades que os formulários e botões podem proporcionar ao seu site. Você pode ter formulários prometendo o retorno de um contato, oferecendo o download de um material, convidando para se inscreverem em sua newsletter, solicitando orçamentos, e por aí vai.

Formulários e botões bem posicionados vão aumentar a taxa de conversão de visitantes em leads (contatos gerados). E este é, muitas vezes, o grande objetivo de um bom site de vendas.

Performance

Quando comentei, lá no começo, sobre a importância dos títulos para ganharmos a atenção do seu visitante, em um intervalo de apenas 15 segundos, foi entendendo que a pessoa conseguiu abrir e carregar o seu site. Mas muitas vezes esses 15 segundos já vão embora antes mesmo do site carregar.

É muito comum na internet encontrarmos sites com graves problemas de performance. Já cansei de ver empresas que gastam uma nota com anúncios nas redes sociais e no Google, atraem cliques bons, de pessoas qualificadas, mas perdem esse clique na passagem entre o anúncio e o site. Essa é uma ótima forma de jogar dinheiro fora. Depois de clicar no anúncio, o visitante aguarda 1, 2, 5 segundos, o site não carrega e ele desiste.

Esse problema de performance é ainda mais forte em anúncios para Facebook e Instagram. Muitas vezes a pessoa está tão entretida com o smartphone na mão, rolando o feed ou passando os stories, que, se ela for atraída pelo seu anúncio, clicar e não ver algo instantaneamente, ela vai voltar e seguir rolando para os próximos conteúdos.

Uma dica simples que dou é: comece otimizando o seu site pelas imagens. Tente sempre usar imagens leves que carregam facilmente.

Evite também usar muitos plugins e tente, se possível, usar uma ferramenta de cache, que otimiza o carregamento das páginas.

Considere também pagar um pouco mais por uma hospedagem mais veloz. Isso pode fazer toda a diferença e no final do mês não vai ser nem R$20 a mais no seu orçamento.

E, por fim, se você quiser entender os caminhos para otimizar a performance do seu site, experimente o Google Page Speed. Lá você coloca o endereço do seu site, e a ferramenta vai te dar uma nota de 0 a 100, distintas para mobile e desktop, e vai também sugerir ações para você melhorar a performance.

Títulos persuasivos, textos que entregam valor, depoimentos, botões, formulários e performance: se você garantir que o seu site de vendas tenha esses elementos, você terá um site mais poderoso do que a grande maioria dos sites disponíveis na internet.

Este é ainda um começo. Seu site precisa nascer e crescer junto com a evolução do seu negócio. Dessa forma, não tente alcançar o estágio de “site pronto”. Ao contrário, pense nele como um organismo, que se desenvolve sempre.

Seu site de vendas não é um cartão de visitas, nem um portfólio virtual. Ele é uma peça – talvez a mais importante – da estrutura do seu negócio. Quanto mais você entender isso, mais esforço você vai despender e mais conhecimento você vai adquirir para investir nele.

Se você leu até aqui e quiser aprofundar um pouco mais, sugiro que você baixe o guia que escrevi “como criar um site de vendas em 10 Passos”. Obrigado e até o próximo post.

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