5 dicas para turbinar seus anúncios na pesquisa do Google

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A gestão de anúncios no Google Ads pode ser muito mais fácil se você seguir alguns processos fundamentais de otimização. Sempre que alguém me procura para “dar uma olhada” em suas campanhas, me deparo com os mesmos problemas, que se repetem quase que de maneira idêntica. Muitos anunciantes, principalmente aqueles que decidem anunciar por eles mesmo, podem economizar muito e extrair mais resultados se aplicarem os processos que vou descrever aqui neste post.

A ferramenta de anúncios mais poderosa da internet tem seus macetes, que, na verdade, nem são tão difíceis de aplicar.

Muitas vezes, o anunciante deixa de ter bons resultados, por não fazer coisas simples, como configurar o registro de conversões, otimizar a página de destino ou definir corretamente as correspondências de palavras-chave.

Leia até o final e veja se algumas dessas dicas podem ajudar você a otimizar suas campanhas.

Se preferir, assista ao vídeo que gravei com um apanhado geral do conteúdo deste post:

1. Deixe os anúncios performar

Pode parecer óbvio, mas deixar os anúncios rodar por alguns dias é um importante primeiro passo para perseguir bons resultados. É muito comum, principalmente em meio a anunciantes iniciantes, existir uma certa ansiedade por resultados já nos primeiros dias após ligar as campanhas.

O Google Ads tem um período de aprendizado. Após ativar uma campanha, sugiro que deixe ela performar por pelo menos 7 dias antes de fazer qualquer grande intervenção de otimização.

É natural você já querer ver os resultados vindo no primeiro ou segundo dia de anúncios. Mas isso é incompatível com a etapa de aprendizado das campanhas.

Ao ligar uma campanha, o algoritmo do Google Ads precisa aprender sobre seus anúncios, entender o comportamento das pessoas que clicam nos seus anúncios, entender sua estratégia de lances e mais uma infinidade de variáveis.

Após essa jornada de aprendizado, a “máquina” de códigos que pilota a entrega dos seus anúncios vai conseguir chegar em resultados mais consistentes.

Uma dica que dou é: respeite janelas de otimização de 7 em 7 dias. Uma vez na semana você otimiza um aspecto diferente da sua campanha e, nos próximos 7 dias, você só observa os resultados. E repita o processo continuamente.

2. Mexa bastante na sua página de destino

Ao ativar anúncios no Google Ads, você está ativando uma jornada que começa no Google, passa pela página de destino e se conclui como uma venda.

Uma boa campanha de anúncios depende sempre de uma boa página de destino para que essa jornada aconteça. Uma coisa se soma com a outra. São dois lados de uma mesma moeda.

Eu sugiro sempre você dar um peso de 50% para cada face dessa moeda, equilibrando esforços na sua jornada de otimizações.

Na pesquisa do Google, tudo é movido pela palavra-chave em questão. Tente sempre garantir que a palavra-chave principal do seu grupo de anúncio esteja também em evidência no texto do anúncio e na página de destino, de preferência no título principal. Isso ajuda a passar coerência para o usuário.

Pense sempre na experiência de quem clicou no seu anúncio. O que ele quer? O que você tem para oferecer?

Sua página de destino precisa gerar vendas para você de modo que os anúncios Google se paguem, não é mesmo? Logo, a experiência de quem clica do seu anúncio precisa sempre ser a melhor possível.

Independentemente do Google Ads ser uma estratégia apoiada por algoritmos de inteligência, códigos complexos e leilões controlados por robôs, no final das contas estamos tratando de uma experiência humana. Tudo que fazemos é para que pessoas reais, do outro lado, encontrem seu anúncio no Google, cliquem nele e visitem seu site.

Se você focar nisso, fica mais fácil de domar as campanhas e eliminar distrações quanto a recursos e complexidades desnecessárias.

Mexer muito na sua página de destino, assim como nos anúncios, é um ótimo caminho para extrair melhores resultados.

3. Use a estratégia de lances “maximizar conversões”

Quando falamos de conversões no Google Ads, estamos também falando de propósito. O objetivo dos anúncios é converter, seja essa conversão um lead, uma venda, um download, ou algo semelhante. Controlar as conversões é também controlar se estamos alcançando os objetivos com a campanha.

Sempre que você ativar uma campanha de anúncios, busque configurar o seu controle de conversões no mesmo ato. Permita ao Google Ads começar a rodar coletando imediatamente os preciosos dados de controle de conversão.

Já me deparei com muitas campanhas sem essa configuração, que nem é tão complicada de ser feita.

A estratégia de lances “Maximizar Conversões” é a mesma coisa que falar para o algoritmo que nosso foco principal é a conversão. O Google Ads, já há algum tempo, sugere essa estratégia de lances como a mais eficiente para os anunciantes, já que ela permite que o Google controle automaticamente seus lances, de modo a conseguir o máximo possível de conversões, pagando o menor valor possível.

Quando entendemos o leilão do Google, sabemos o quanto é importante definir uma boa estratégia de lances.

Se estiver tudo configurado e funcionando, as suas campanhas de anúncios vão dar um salto de performance com a estratégia de “maximizar conversões”. Você verá resultados com um menor CPC, maior CTR e maior taxa de conversão.

Uma dica importante: ao ligar a campanha, configure o registro de conversões mas deixe a estratégia de lances em “maximizar cliques” por um tempo. Após registrar umas 10 conversões, você altera para “maximizar conversões”. Isso é importante porque a ferramenta precisa primeiro entender mais a fundo o público que converte nos seus anúncios e mapear o perfil e comportamento deles. Essas conversões iniciais são fundamentais para isso.

4. Ajuste suas palavras-chave

Definir palavras-chave é a decisão mais estratégica para seus anúncios decolarem. Tudo gira em torno delas. Ao criar sua campanha e também nas rodadas de otimização, considere sempre fazer ajustes nas suas palavras.

Uma dica essencialmente básica é o manejo correto das correspondências de palavras. Veja só os quatro tipos de correspondências e os exemplos de uso:

Correspondência ampla

Os anúncios podem aparecer em pesquisas que contenham erros de ortografia, sinônimos, pesquisas relacionadas e outras variações relevantes.

  • Exemplo de palavra chave: curso de inglês
  • Exemplos de pesquisas que podem acionar seu anúncio: curso profissionalizante; dicionário de inglês.

Modificador de correspondência ampla

Os anúncios podem aparecer em pesquisas que contenham todos os termos designados com um sinal de + (ou variações aproximadas desses termos) em qualquer ordem. Outras palavras podem aparecer antes, depois ou entre os termos.

  • Exemplo de palavra chave: +curso de +inglês
  • Exemplos de pesquisas que podem acionar seu anúncio: curso inglês grátis, cursos inglês na minha cidade.

Correspondência de frase

Os anúncios podem aparecer em pesquisas que contenham correspondências da frase (ou variações aproximadas dela) com palavras adicionais antes ou depois dela.

  • Exemplo de palavra chave: “curso de inglês”
  • Exemplos de pesquisas que podem acionar seu anúncio: curso de inglês grátis, como criar um curso de inglês, cursos de inglês na minha cidade.

Correspondência exata

Os anúncios podem aparecer em pesquisas que contenham correspondências exatas do termo ou variações aproximadas desse termo exato com o mesmo significado.

  • Exemplo de palavra chave: [curso de inglês]
  • Exemplos de pesquisas que podem acionar seu anúncio: curso de inglês, curso de língua inglesa.

Bons ajustes de correspondências permitirão que você mire seus anúncios em pessoas mais acertadas. Isso melhora o seu CTR e seu Índice de Qualidade.

Não deixe também de usar palavras-chave negativas. Dessa forma você evita que seus anúncios apareçam para pessoas indesejadas, que fazem buscas que fogem muito da sua oferta. Por exemplo, se você vende cursos de inglês, você pode negativar palavras como “grátis” ou “gratuito”, para que você não gaste dinheiro anunciando para quem não pretende pagar por um curso.

Uma dica que trago é: nunca (nunca mesmo) coloque palavras-chave muito diferentes em um mesmo grupo de anúncios. Costumo comentar que em um mesmo grupo só podemos colocar palavras irmãs. Se forem só primas, crie um grupo para cada.

Um grupo de anúncios concentra palavras e anúncios de forma que qualquer palavra que for elegível para um anúncio, pode acionar qualquer anúncio dentro do grupo. Se você juntar tudo em um grupo só, você corre o risco de exibir anúncios com conteúdos diferentes do termo de busca, ou será obrigado a criar anúncios muito genéricos e pouco relevantes, o que vai prejudicar seus resultados.

Não tem problema algum você ter grupos com uma ou pouquíssimas palavras, o principal é que você consiga uma boa combinação palavra + anúncio + página de destino, focando sempre na melhor experiência possível do usuário.

5. Busque o índice de qualidade nota 10

O índice de qualidade é uma métrica que mede a qualidade dos seus anúncios como um todo. Para ter bons resultados no Google Ads não basta apenas ter investimento, é preciso priorizar a experiência do usuário.

Quanto mais alto o seu índice, mais barato é o seu lance de CPC e melhor é o seu posicionamento na tela de resultados de buscas.

O Google quer entregar resultados de busca cada vez mais adequados e compatíveis com a intenção real de quem está buscando. Dessa forma, a satisfação do usuário é a prioridade principal.

Uma outra maneira de enxergar essa lógica é: antes de se preocupar com o dinheiro que você quer pagar no anúncio, o Google quer entregar a melhor experiência possível para o usuário final.

Tente sempre perseguir o índice de qualidade 10. Se você tiver dificuldades de encontrar o índice de qualidade no seu painel de anúncios, vá na guia de palavras-chave e edite as colunas. Lá você vai encontrar a opção de adicionar a coluna do índice de qualidade.

Uma pesquisa do AdAlysis mostra que o Google usa três critérios para definir o seu índice de qualidade, com os seguintes pesos:

  1. 39% para a experiência da página de destino;
  2. 39% para a taxa de cliques esperada;
  3. 22% para a relevância do anúncio.

Em outras palavras: o índice de qualidade mede a qualidade dos seus anúncios como um todo: seu site precisa ser ótimo, seu CTR precisa ser alto e seu anúncio precisa ter alta relevância.

Se você leu até aqui, espero que tenha coletado alguns insights para otimizar seus anúncios no Google. Deixar seus anúncios performar, mexer bastante na sua página de destino, usar a estratégia de “maximizar cliques” e ajustar suas palavras-chave são caminhos muito práticos para turbinar seus anúncios na pesquisa do Google.

Se você quiser ir mais a fundo no aprendizado, baixe o guia que escrevi com os 10 Mandamentos do Google Ads para atrair clientes em abundância.

Respostas de 2

  1. Utilizar os anúncios do Google não é uma tarefa simples. Com essas dicas e direcionamentos, ficou muito mais fácil entender o funcionamento e começar a trabalhar com esse conteúdo.
    Ótimo post, parabéns!!

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